A administração da UDV como exemplo de transparência e integridade

| 17 Fevereiro, 2022

André Fagundes*

Integrantes do Comitê Gestor da União do Vegetal, 2021 | Foto: Bento Viana.

Durante o 1º Encontro Anual da Rede Brasileira de Estudos e Práticas Anticorrupção, realizado pela Transparência Internacional Brasil em conjunto com a fundação alemã Konrad Adenauer, entre os dias 24 e 26 de novembro de 2021, em um dos painéis do evento foi apresentado o trabalho intitulado “Corrupção e as organizações religiosas”.

Na apresentação foram examinados mecanismos eficazes na prevenção, identificação e combate de práticas corruptivas.

Nesse sentido, a transparência dentro das organizações religiosas revelou-se um importante instrumento para auxiliar a reprimir inclinações corruptivas dos seus integrantes, na medida em que deve haver “grande cuidado em fazer o que está certo, não só diante de Deus, mas também diante dos homens.” (2ª Carta de Paulo aos Coríntios, 8:21).

Como exemplo de clareza e transparência na prestação de contas foi mencionada a gestão administrativa do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal.

Além de ser possível aos sócios do Centro – assim denominados por ratearem as despesas entre si – candidatarem-se aos cargos da Diretoria (Presidência, Tesouraria, Secretaria e Orador Oficial) e participarem ativamente da gestão administrativa dos Núcleos (com mandatos de três anos), a instituição promove regularmente encontros para prestar contas de forma detalhada dos recursos arrecadados, visto que os sócios reconhecem a transparência como “um dos pilares da honestidade”.

Tendo-se em conta, no entanto, que a transparência não é um indicador infalível de integridade, a estrutura organizacional da UDV conta com a existência de um Conselho Fiscal, também com mandatos eletivos, que tem a atribuição de fiscalizar as prestações de contas e os atos da Diretoria, além de examinar e aprovar balancetes e demonstrações financeiras.

Efetivamente, identificou-se que a ocorrência da corrupção (genericamente considerada) depende de variáveis como o grau efetivo de transparência, a dimensão da prestação de contas, o nível de concentração de poderes, bem como a liberdade de tomada de decisão dentro dos limites legais entre os decisores. A manutenção da integridade, portanto, está associada a uma gama de elementos que tornam o ambiente menos suscetível à instalação e propagação da corrupção.

Em vista disso, as decisões relevantes que envolvem recursos financeiros da UDV são tomadas de forma colegiada, numa gestão participativa, com a votação dos sócios quites. Aliada à adoção de tais medidas, na União do Vegetal há a previsão de medidas disciplinares, como o afastamento do cargo, na hipótese de o integrante infringir as leis da instituição ou do país.

Outro fator que tem se revelado benéfico para manutenção e promoção de boas práticas e dos valores éticos dentro dessa comunidade, foi a aprovação pelo Conselho de Administração Geral da entidade religiosa de documento fixando os “Princípios Éticos da Gestão Administrativa da UDV e entidades coligadas”, como norma vinculante para seus administradores. Ao fornecer parâmetros objetivos e explicitar comportamentos desejados para o devido cumprimento das atribuições na gestão dos recursos da entidade, a utilização dos princípios éticos, que espelha a doutrina religiosa, contribui para a preservação da cultura da ética e integridade dentro da instituição.

Essas boas práticas de gestão e prestação de contas do Centro são apenas alguns dos exemplos mencionados durante a exposição no evento.

André Fagundes é integrante do Corpo Instrutivo do Núcleo Samaúma (Araçariguama – SP).

11 respostas
  1. Filipe Tomaz
    Filipe Tomaz says:

    Enquanto sócio da UDV, me sinto cada vez mais seguro e com a certeza que estamos no caminho certo ao incentivar e desenvolver cada vez mais as boas práticas administrativas. Parabéns à todos que vem contribuindo nesta área tão importante da UDV.

    Responder
  2. Reinofy Duarte
    Reinofy Duarte says:

    Fico feliz com essa notícia. Isso é algo pelo que temos que zelar com o máximo de rigor: a transparência, para nos tornarmos mais e mais confiáveis – ao público interno e externo.

    Que o Mestre traga sempre mais lucidez para todos nós.

    Responder
  3. Kleber Roberto de Azevedo Botão
    Kleber Roberto de Azevedo Botão says:

    Muito dignificante ser sócio desta Entidade religiosa que presa pela transparência e dos bons costumes administrativos no intuito de cuidar dos recursos financeiros que possibilitam a operacionalidade funcional e organizacional da UDV. Viva a União !!

    Responder
  4. João Azevedo da Silva Júnior
    João Azevedo da Silva Júnior says:

    Sou muito grato por ler este artigo e ver este reconhecimento da gestão prática da UDV em seus núcleos e atividades vinculadas.
    É um momento bem especial para mim, pois boa parte do meu desenvolvimento profissional aconteceu depois que me chamaram para ser um auxiliar da Tesouraria, no núcleo que estou sócio.
    Depois de 25 anos, as orientações e princípios que vim aprendendo na gestão da UDV continuam Norteando meu trabalho e meus negócios.

    Grato a todos por este excelente trabalho de dedicação a Obra do Mestre

    Responder
  5. Caio Frederico
    Caio Frederico says:

    Excelente texto! Fico feliz em saber que além do trabalho já estar feito com transparência, ainda assim há uma atenção no sentindo de aprimorar os cuidados, isso traz um sentimento de tranquilidade e segurança!
    Agradeço aos que se dedicam à este tema tão importante.

    N.SCSD / 9a Região

    Responder
  6. Marlon Roheler
    Marlon Roheler says:

    Muito bonito esse trabalho de prestação de contas, me sinto bem ao pagar a mensalidade ou contribuição financeira a prestação de contas me deixa confortável, pois sei que tem pessoas sérias com o trabalho da União do vegetal.

    Responder
  7. MARCIO COTTA ROCHA
    MARCIO COTTA ROCHA says:

    É muito bom constatar que a UDV é uma religião que possui objetivos claros e administração transparente, com gente competente e honesta trabalhando pelo engrandecimento dessa Sagrada Obra.

    Responder
  8. Eufrásio Moraes de Freitas Neto
    Eufrásio Moraes de Freitas Neto says:

    Logo que cheguei a transparência na gestão dos recursos apresentadas nas reuniões de diretoria foi uma das coisas que me cativou. Que a UDV continue seguindo esta rota da correta destinação dos recursos do Centro e isso também depende de nós.

    Responder
  9. Loreena Vieira
    Loreena Vieira says:

    É uma grande satisfação como sócia ter a gestão administrativa do Centro trabalhando por uma atuação íntegra e transparente, em consonância com as virtudes e os princípios que Mestre Gabriel nos deixou como exemplo.
    A Transparência Internacional é referência global na luta pela integridade e pelo combate à corrupção, parabéns André Fagundes pela dedicação em trazer ao público acadêmico a atuação desta valorosa institução e a todos que se dedicam seriamente pelas boas práticas na UDV.

    Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *