Mestre Ramos, um dos pioneiros da UDV

Thiago Beraldo*

| 5 Setembro, 2021

E/D: Mestres Manoel Nogueira, Roberto Souto, Pequenina, Nielson Menão, Bartolomeu, Ramos e Luis Cardoso (abaixado) | DMC/Núcleo Rei Inca.

Antônio Domingos Ramos foi um dos primeiros irmãos da União do Vegetal. Natural da Paraíba, nasceu em cinco de setembro de 1910 e se dirigiu na década de 1950 ao então Território de Rondônia em busca de melhores condições de vida. Pelos terreiros de umbanda da capital Porto Velho conhece José Gabriel da Costa e se torna filho de fé do Sultão das Matas. Quando Mestre Gabriel volta dos seringais em 1965 trazendo a União do Vegetal para Porto Velho, Ramos é uma das primeiras pessoas convidadas a participar das sessões da UDV, que ainda ocorriam nos fundos da sede do Círculo Esotérico da Comunhão do Pensamento. Logo passou a ser um discípulo, participando ativamente da nova sociedade criada por Mestre Gabriel. Ele é o sócio número 3 depois do Mestre Gabriel e Mestre Modesto da então Associação Beneficente União do Vegetal.

Em outubro de 1966, tornou-se um dos 8 primeiros discípulos a receber o título de mestre da UDV, em Porto Velho. O requisito para os três primeiros aprovados (Santos, Modesto e Manoel Nogueira) foi que abrissem e fechassem a sessão de Vegetal e soubessem fazer chamada de socorro. Do quarto em diante (Hilton Pereira Pinho, Florêncio Siqueira de Carvalho (Cruzeiro), Raimundo Carneiro Braga, José Luiz de Oliveira e Antônio Domingos Ramos), precisaram também contar a História da Hoasca.

Mestre e Conselheiro

Mestre Ramos é o terceiro conselheiro da UDV e o primeiro Mestre a receber a faixa de assistente depois que o Mestre Gabriel voltou de Fortaleza (CE), em 1971. Também foi o primeiro Mestre da Origem a desencarnar em 19 de dezembro de 1978, ficando pouco registro de sua vida e trabalho. Em 26 de junho de 1980, foi inaugurado o Núcleo Mestre Ramos (Ariquemes-RO), uma homenagem justa a um dos pioneiros da UDV.

Clique aqui e leia a matéria publicada no blog da UDV em homenagem aos 36 anos do Núcleo Mestre Ramos.

Quando chegou na União do Vegetal, Mestre Ramos trabalhava como comerciante no Mercado Central de Porto Velho. O mercado tinha 44 boxes distribuídos numa área de 1405 m² de construção e era o maior centro de compras da cidade na época. Um dia em 1966, o mercado é destruído por um misterioso incêndio. Graças à intuição de um amigo, Mestre Ramos havia retirado sua mercadoria no dia anterior ao desastre. As mercadorias retiradas rendem-lhe recursos suficientes para comprar um sítio e umas cabeças de gado e iniciar novamente a vida.

Primeiro preparo

Tamanha era a falta de recursos e dificuldades enfrentadas na época em Porto Velho que lhe consideravam um dos “milionários” da cidade. Entretanto, daquilo que dispunha, sempre usou para auxiliar no trabalho da UDV. Entre outras coisas, Mestre Ramos, por iniciativa própria, financiou a primeira mensagem de Mariri e o primeiro preparo na capital do território. Posteriormente, doou todo o madeiramento para a construção do telhado da antiga Sede Geral (hoje Núcleo Mestre Gabriel, a Sede Histórica). Tinha também, grande apreço pelo Mestre Gabriel, o qual demonstrava em pequenos atos. Algumas vezes pedia emprestado o caminhão do Mestre Gabriel para realizar alguma atividade, mas devolvia com o tanque cheio.

Poesia

Mestre Ramos via a vida de uma maneira diferente, poética. O sítio em que morava, ele considerava seu jardim. Para ir e voltar do jardim, ele e a família usavam a “jardineira”, uma caminhonete Rural Willys, um dos poucos veículos da cidade na época. Casou-se pela segunda vez com Dulce Mota Ramos, mas a via como uma flor e dizia ser sua Rosa (nome que ficou conhecida por todos). Juntos tiveram 5 filhas, as quais chamava de seus passarinhos. Por outro lado, os passarinhos do seu jardim, chamava de seus filhinhos.

Os irmãos da UDV, independentes se fossem adultos ou crianças, recebiam títulos como príncipes e princesas, profetas, marquesas e duquesas. Quando encontrava alguém da União do Vegetal dizia:

– Como vai, príncipe?
– E passarinhos, como vão?
– E o Reinado como está? Prosperando?

Documentário 

No momento, o Departamento de Memória e Comunicação (DMC) da Diretoria Geral do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal está produzindo um documentário para resgatar a história do Mestre Ramos junto ao Mestre Gabriel, aos primeiros irmãos e sua bonita família em uma Porto Velho bem diferente da que conhecemos hoje em dia. O documentário será também um reconhecimento e agradecimento a sua responsabilidade junto à UDV. Mestre Ramos auxiliou a plantar, regar e adubar nossa sociedade hoasqueira nos seus primeiros dias, para hoje estarmos admirando e desfrutando desse belo jardim.

*Thiago Beraldo é integrante do Quadro de Mestres do Núcleo Príncipe Teceu (Brasília-DF) e Presidente da Associação Novo Encanto de Desenvolvimento Ecológico. 

*Publicado anteriormente em 07 de novembro de 2016.

28 respostas
  1. Jean Carlos Freire Lima
    Jean Carlos Freire Lima says:

    Meus parabéns à equipe do Blog da UDV por trazer histórias e memórias tão significativas para nós. Essa de hoje é um exemplo disso. Trazendo mais detalhes de um dos Mestres da Origem e de quem, no meu caso, sabia tão pouco ou quase nada a seu respeito. É bonito ver o zelo e empenho em preservar a história da UDV e de seus primeiros membros por parte do Departamento de Memória e Comunicação (DMC) da Diretoria Geral. Isso, com toda a certeza, nos inspira a fazer o mesmo – preservar a história dos Núcleo, fundadores e primeiros irmãos nos Núcleos onde somos filiados.
    Grato aos amigos e amigas empenhados(as) nesse valioso trabalho!

    Jean Carlos Freire Lima

    Responder
    • Jorge Ricardo Ferreira Braúna
      Jorge Ricardo Ferreira Braúna says:

      Concordo! Todo este zelo pela memória dos mestres da origem denota o amor que os irmãos caianinhos têm pelo Mestre Gabriel e pela sua obra. É bonito de ver, sim!

      Responder
  2. Firmo Rodrigues
    Firmo Rodrigues says:

    Muito bom conhecer a história de Mestres do Conselho da Recordação dos Ensinos do Mestre Gabriel e compreender um pouco mais sobre o início da UDV. Mestre Ramos era um desses Mestres que faltava para conhecer e que me dá um grande prazer e alegria em satisfazer este meu desejo. Parabéns a todos!

    Firmo Rodrigues

    Responder
  3. Tatiana Moura
    Tatiana Moura says:

    Gostei de ler algo mais sobre o Mestre Ramos, principalmente a dedicação e responsabilidade aos trabalhos da UDV, se, no entanto, perder sua essencia poética, virtude tão importante no bom relacionamento entre nós, discipulos do Grande Poeta, Mestre Gabriel.

    Responder
  4. Gabriela
    Gabriela says:

    Grata à equipe do DMD pela bela oportunidade de saber mais da história e início da nossa Sagrada UDV. Lindo texto, boas memórias que se avivam em nós.

    Responder
  5. ROSIVALDO SOARES DA SILVA
    ROSIVALDO SOARES DA SILVA says:

    Sou neto de Antonio Domingos Ramos, e fiquei emocionado com a história da vida do meu avô. Andei na Rural e tomei muito leite tirado na hora pelas mãos do meu avô.

    RESPOSTA: Caro Rosivaldo, agradecemos o comentário.

    Responder
  6. Elizabeth Dutra
    Elizabeth Dutra says:

    Importante iniciativa deste Blog em resgatar a história dos Mestres da UDV .
    Conhecer o Mestre Ramos, sua amizade pelo Mestre Gabriel e seu trabalho pelo União é de muito valor para nós discípulos.

    Responder
  7. Sidom Filho
    Sidom Filho says:

    Tive a oportunidade de conhecer diversos Mestres antigos, mas o M. Ramos já havia falecido quando nasci e pouco ouvia sobre sua história. Gratidão por compartilharem conosco um pouco de como foi a vida desse senhor que também deu sua significativa parcela de contribuição para o engrandecimento da nossa U.D.V.
    LINDO TEXTO!

    Responder
  8. Dermeval de Sena Aires Jr
    Dermeval de Sena Aires Jr says:

    Minha gratidão ao Thiago Beraldo e ao blog da UDV por esse texto especial a respeito de um Mestre da Origem de quem eu ainda não sabia nada. Que o documentário do Mestre Ramos e outros possam avivar a memória dos primeiros jardineiros deste reino encantado.

    Responder
  9. Cristina da Luz
    Cristina da Luz says:

    Cada vez mais valiosas, as pesquisas e textos históricos a respeito do início da UDV trazem do passado o tempo presente valorizado. Porque só sabendo como foi antes a gente valoriza o presente de maneira a preparar um bom e adequado futuro…

    Responder
  10. Marina Floresmar Castro
    Marina Floresmar Castro says:

    Sou sócia do Núcleo Mestre Ramos. Fico feliz em saber que pessoas se dedicam a pesquisar e historicizar a vida de Mestres que apoiaram Mestre Gabriel no início da UDV. Feliz também por saber que uma dessas pessoas é alguém que vi chegar na UDV e hoje está no Quadro de Mestres e fazendo mais essa contribuição. Grata ao M. Thiago por esse sensível registro

    Marina F. Castro

    Responder
  11. Henrique Boechat
    Henrique Boechat says:

    Eu morava em Manaus, e em algumas viagens a Porto Velho, conheci o Mestre Ramos.
    Realmente, fui chamado de príncipe. E a relação dele com os animais do sítio era muito especial.
    Chamava o boi pelo nome, que atendia ao seu chamado vindo até ele, que o acariciava.
    Lendo o relato me transportei para aquela época.

    Responder
  12. Joselito Soares
    Joselito Soares says:

    Parabéns pela homenagem, não havia ouvido falar do Mestre Ramos, fiquei bem feliz por saber um pouco da história de mais um que veio fazer parte da União e tornar o que hoje ela representa, e poder usufruir hoje. Gratidão ao Mestre Ramos e todos aqueles que foram fundamentais na construção dessa obra sagrada, da qual hoje faço parte, gratidão.

    Responder
  13. Marcelo Teles
    Marcelo Teles says:

    Registro meu reconhecimento ao belo texto que nos proporciona uma viagem no tempo pela forma que foi escrito. Muito interessante saber um pouco da vida desse senhor M. Ramos, mesmo não tendo permanecido encarnado por mais tempo, deu importantes contribuições para o engrandecimento da Obra do Mestre.
    Gratidão ao M. Ramos.
    Gratidão aos pesquisadores da história da nossa Sagrada UDV.
    Luz Paz e Amor a todos.

    Responder
  14. Miguel Antonio Romero Vera
    Miguel Antonio Romero Vera says:

    Gratidào pela excelente reportagem gráfica acerca do Mestre Ramos, sócio número três, poeta amoroso deste reino de reis, rainhas, príncipes, princesas e passarinhos assim como outros animalzinhos deste Castelo Universal. Um emotivo exemplo de mestre, discípulo e ser humano que pode bem servir de espelho para nós, por reconhecedor de Mestre Gabriel e seguidor reto, além das dificuldades, no caminho da realidade divina.

    Responder
  15. Sandete Ferrão
    Sandete Ferrão says:

    Tinha uma Grande vontade de conhecer o Mestre Ramos pois o apelido do meu pai era Ramos. Realizei este SONHO e fiquei encantada com o núcleo belíssimo com um jardim encantador e com a recepção da irmandade. Contaram algumas histórias do Ramos é de sua dedicação à UDV.

    Responder
  16. Eloisa
    Eloisa says:

    Que belo texto falando do M. Ramos! Gratidão ao M. Thiago, por conseguir transmitir em suas palavras o carinho e a alegria deste Mestre tão importante para a nossa história hoasqueira.

    Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *