Mestre Jair Gabriel, pioneiro da UDV
José de Anchieta Torreão de Sá*
| 24 abril 2018
Hoje, 24 de abril de 2018, é aniversário do Mestre Jair Gabriel da Costa. Neste dia, ele comemora 68 anos de vida. Segundo filho de José Gabriel da Costa (o Mestre Gabriel, fundador do Centro) e de Raimunda Ferreira da Costa (nossa querida Mestre Pequenina), Jair Gabriel participou da criação do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal, em 22 de julho de 1961.
Próximo de completar 9 anos, ele bebeu o Vegetal pela primeira vez em 1º de abril de 1959, mesmo dia em que José Gabriel da Costa recebeu o Vegetal das mãos de Chico Lourenço, um senhor que distribuía o Chá Hoasca nos seringais da Amazônia.
Na primeira vez em que José Gabriel da Costa promoveu-se a Mestre e preparou o Chá Hoasca, seu filho Jair Gabriel foi o principal auxiliar. Naquele dia, Mestre Gabriel ensinou-lhe a bater o Mariri, da mesma forma como ainda hoje fazemos. Pela sua participação no início da União do Vegetal, Mestre Jair passou a fazer parte do Conselho da Recordação dos Ensinos do Mestre Gabriel, desde que esse órgão foi criado em 17 de abril de 1987.
Mestre Jair é sócio fundador do próprio Centro e de mais três Núcleos. O primeiro foi o Núcleo Mestre Iagora, do qual foi seu primeiro Mestre Representante, onde frequentou com sua mãe e toda a família.
Depois de algum tempo, as ondas da vida o conduziram a Salvador-BA, onde conheceu uma italiana que o cativou. Casou-se com Ermanna Cavazzoli e deu início a um novo ciclo em sua vida. Nesse novo ciclo, iniciou o Núcleo Salvador em 2 de fevereiro de 1997, tendo sido seu primeiro Mestre Representante. Este foi o primeiro Núcleo a ser aberto na Bahia após o desmembramento da 4ª Região (que deu origem à 10ª e à 11ª Regiões).
Recentemente, em 15 de novembro de 2017, Mestre Jair iniciou mais um Núcleo em Salvador, o Sultão das Matas. Esse nome era utilizado pelo seu pai, José Gabriel da Costa, no trabalho que este realizava na umbanda, em um período anterior à criação da União do Vegetal. Naquela época, José Gabriel apresentava-se como Sultão das Matas. Essa entidade, inclusive, tornou-se padrinho do Mestre Jair, quando este era criança, a pedido de dona Pequenina.
Tempos depois, após a criação da União do Vegetal, Mestre Gabriel revelou à família que o Sultão das Matas era ele mesmo, que usava esse nome para auxiliar e orientar as pessoas. Foi por conta da ligação com essa história que o Mestre Jair escolheu esse nome para o mais novo Núcleo da 4ª Região (Bahia e Sergipe).
Neste dia de hoje, nossa homenagem a esse pioneiro que auxiliou a trazer a União do Vegetal dos seringais para os centros urbanos, e que em sua caminhada tornou-se também um artista plástico de reconhecida competência, com suas obras sendo expostas em diversos lugares do Brasil e do exterior.
*José de Anchieta Torreão de Sá é Mestre Assistente Geral da UDV.
–
Leia também: Mestre Jair Gabriel, do seringal para a beira do mar