Mestre Bacurau: um passarinho que bateu asas e voou!
Equipe do Blog
| 6 Junho, 2020
Aos 77 anos, Raimundo Ribeiro das Chagas, Mestre Bacurau, voou mansinho deste mundo. Um dos primeiros discípulos do Mestre Gabriel ainda nos seringais da Amazônia, fez a passagem às 23:42 do dia 5 de junho, em Cacoal, Rondônia, onde estava hospitalizado. O sepultamento foi realizado em Ji-Paraná (RO), no final da manhã de hoje. Deixa filhos, netos e um contingente de amigos saudosos das suas histórias a respeito da natureza e de seus encantos.
Autor de algumas chamadas aprovadas pelo próprio Mestre Gabriel, Mestre Bacurau faz parte da história da União do Vegetal e, atualmente, estava filiado ao Núcleo Estrela Guia, em Ji-Paraná (RO), onde foi Mestre Representante (1974 – 1977). Em reunião do Conselho da Representação Geral foi autorizada sua recondução ao Quadro de Mestre, efetivada a partir de 27 de março deste ano, em reconhecimento à sua participação na história da UDV e sua contribuição à Obra do Mestre.
Palavras do Mestre Geral Representante, Paulo Afonso Amato Condé:
– Mestre Bacurau bateu asas para o plano espiritual e com certeza ao encontro do seu Mestre, que o conduzirá ao lugar que fez por merecer. Deixou boas lembranças e muitas histórias, e principalmente chamadas que nos encantam no Salão do Vegetal. Seu nome e suas chamadas mostram sua ligação com os passarinhos, símbolo de beleza e encantamento. Sua filha, Deusa, foi a primeira a receber a notícia no hospital, a enfermeira que lhe recebeu, que não lhe conhecia, disse: “Ele não sentiu dor, morreu igual a um passarinho”. É um sinal de reconhecimento do nosso irmão pela sua obra e que também seguiu em Paz, confortando nossos corações.
Ligação com Mestre Gabriel
Uma demonstração da ligação do Mestre Bacurau com o Mestre Gabriel, mesmo que estivessem longe fisicamente, é quando ele, Bacurau, faz a Chamada do Canário em uma Sessão de Escala no Seringal. A Conselheira Losa, que estava presente, conta que achou muito bonita e gravou na memória. Na semana seguinte, ela foi até Porto Velho-RO e lá encontrou com Mestre Gabriel. Fala pra ele da Chamada que foi feita por Bacurau e, atendendo o pedido do Mestre, repete as palavras da Chamada. Ao que ele responde:
– É. Bacurau está mostrando que está andando por onde eu estou andando. Eu me encontrei com essa chamada na Sessão de sábado agora e ele (Bacurau) mostrou que estava andando por onde eu estava andando.
Em primeiro de maio deste ano, quando ele inteirou 77 anos, o Blog da UDV prestou-lhe uma bonita e singela homenagem. Leia mais clicando aqui.
Neste dia, nos despedimos deste senhor e pedimos ao Divino Mestre Jesus que o conduza a uma das muitas moradas da Casa de Deus. Que a Virgem Mãe Santíssima conforte os familiares e amigos que aqui ficam saudosos deste querido amigo.