Mestre Bacurau: um passarinho que bateu asas e voou!

Equipe do Blog

| 6 Junho, 2020

Mestre Bacurau quando Mestre Representante do Estrela Guia, Ji-Paraná | DMC/Núcleo Estrela Guia.

Aos 77 anos, Raimundo Ribeiro das Chagas, Mestre Bacurau, voou mansinho deste mundo. Um dos primeiros discípulos do Mestre Gabriel ainda nos seringais da Amazônia, fez a passagem às 23:42 do dia 5 de junho, em Cacoal, Rondônia, onde estava hospitalizado. O sepultamento foi realizado em Ji-Paraná (RO), no final da manhã de hoje. Deixa filhos, netos e um contingente de amigos saudosos das suas histórias a respeito da natureza e de seus encantos.

Autor de algumas chamadas aprovadas pelo próprio Mestre Gabriel, Mestre Bacurau faz parte da história da União do Vegetal e, atualmente, estava filiado ao Núcleo Estrela Guia, em Ji-Paraná (RO), onde foi Mestre Representante (1974 – 1977). Em reunião do Conselho da Representação Geral foi autorizada sua recondução ao Quadro de Mestre, efetivada a partir de 27 de março deste ano, em reconhecimento à sua participação na história da UDV e sua contribuição à Obra do Mestre.

Palavras do Mestre Geral Representante, Paulo Afonso Amato Condé:

– Mestre Bacurau bateu asas para o plano espiritual e com certeza ao encontro do seu Mestre, que o conduzirá ao lugar que fez por merecer. Deixou boas lembranças e muitas histórias, e principalmente chamadas que nos encantam no Salão do Vegetal. Seu nome e suas chamadas mostram sua ligação com os passarinhos, símbolo de beleza e encantamento. Sua filha, Deusa, foi a primeira a receber a notícia no hospital, a enfermeira que lhe recebeu, que não lhe conhecia, disse: “Ele não sentiu dor, morreu igual a um passarinho”. É um sinal de reconhecimento do nosso irmão pela sua obra e que também seguiu em Paz, confortando nossos corações.

Ligação com Mestre Gabriel

Uma demonstração da ligação do Mestre Bacurau com o Mestre Gabriel, mesmo que estivessem longe fisicamente, é quando ele, Bacurau, faz a Chamada do Canário em uma Sessão de Escala no Seringal. A Conselheira Losa, que estava presente, conta que achou muito bonita e gravou na memória. Na semana seguinte, ela foi até Porto Velho-RO e lá encontrou com Mestre Gabriel. Fala pra ele da Chamada que foi feita por Bacurau e, atendendo o pedido do Mestre, repete as palavras da Chamada. Ao que ele responde:

– É. Bacurau está mostrando que está andando por onde eu estou andando. Eu me encontrei com essa chamada na Sessão de sábado agora e ele (Bacurau) mostrou que estava andando por onde eu estava andando.

Em primeiro de maio deste ano, quando ele inteirou 77 anos, o Blog da UDV prestou-lhe uma bonita e singela homenagem. Leia mais clicando aqui.

Neste dia, nos despedimos deste senhor e pedimos ao Divino Mestre Jesus que o conduza a uma das muitas moradas da Casa de Deus. Que a Virgem Mãe Santíssima conforte os familiares e amigos que aqui ficam saudosos deste querido amigo.

22 respostas
  1. Francisco Pinto
    Francisco Pinto says:

    Pessoa simples, caboclo da floresta que vivenciou e recebeu finas pérolas que brotavam das mãos do nosso Grande Mestre. Que o Mestre Gabriel o receba de braços abertos, e que a serenidade e conforto espiritual trazidos pela luz da Virgem Maria conduza o passarinho em seu último vôo: o Mestre Bacurau se mudou.

  2. Kennedy Saldanha
    Kennedy Saldanha says:

    O passarinho foi morar no céu dos encantos, foi atender o chamado de seu Mestre. Siga dentro da luz, siga na certeza que seus irmãos lhe querem bem. E bem maior é o amor de Deus por si. Gratidão, M. Bacurau.

  3. Halysson Nogueira Fraga
    Halysson Nogueira Fraga says:

    Tive a honrosa oportunidade de conhecer esse Senhor, uma pessoa de uma simplicidade, que nas suas palavras sempre estavam presente o nome de Mestre Gabriel. Foi uma das pessoas que vi demostrar um “querer bem” muito bonito pelo M. Gabriel.

    • Marco Antonio
      Marco Antonio says:

      Meus sinceros sentimentos de gratidão a esse querido amigo por seu contributo com a obra do Mestre. Ele que esteve presente na sessão que fiz o teste pra Mestre no Núcleo Natal. O Mestre certamente está conduzindo-o neste momento. Pois, como ele mesmo disse “Bacurau, sua estrela sou eu”.
      Grato, amigo
      M. Marco Antonio
      DAV ALMENARA

  4. Cássio D'Lima, n. Rei Inca Goiânia
    Cássio D'Lima, n. Rei Inca Goiânia says:

    ️✨ Só pode ser como Deus quiser…

    Ontem era dia internacional do meio ambiente… Lua Cheia…no alto do céu…

    M. Bacurau, um passarinho… e todo prateado caminho pra subir…

    Voou… o rei dos passarinhos em seu coroamento encantado…

    O pequeno passarinho voou… alto… para se encontrar com sua estrela… ✨ Amém Jesus ✨

  5. Ângelo Reis
    Ângelo Reis says:

    Meu amigo, M Bacurau, hoje sinto sua partida deste plano terrestre, indo ao encontro do Grande Mestre. Cativou a mim e toda minha familia pelo seu jeito simples e alegre de ser. Momentos felizes tivemos ao seu convívio aqui em Manaus. Nos deixa muitas saudades e valorosos ensinamentos que irei sempre guardar em minha lembrança. Siga em paz, meu amigo, um dia voltamos a nos encontrar.
    Com votos de luz, paz e amor de Ângelo Reis e Família.

  6. KLAUS PARANAYBA
    KLAUS PARANAYBA says:

    Ao passarinho Bacural

    Bacural é passarinho
    Canarinho do senhor
    Do astral trouxe seu hino
    Cantarino do amor

    Como a luz hoje surgindo
    Ao encontro com o pastor
    O rebanho vem se unindo
    Pela Rosa em louvor

    Na morada aos degraus
    Na varanda do platô
    Vem a luz dando o sinal

    Qual da lua o esplendor
    Celeste grande portal
    Grande abraço acolhedor

    Klaus – 06/05/2020

  7. Deusa de Sena Ribeiro
    Deusa de Sena Ribeiro says:

    Sentirei saudades, meu pai nesse plano e M. Bacurau na União do Vegetal. Estou com o coração partido de dor. Ficará sempre em minha memória e meu coração. Bons ensinamentos me transmitiu. Um dia a gente volta a se encontrar

  8. Sandro Kazuo Aoki
    Sandro Kazuo Aoki says:

    Que o Mestre Jesus venha trazendo conformação aos familiares e amigos… Eu sempre ouvi algumas das histórias do Mestre Bacurau caminhando junto com o Mestre Gabriel nos seringais, que confirmam a importância dele para a União desde o princípio até hoje!!!

  9. Sandra matos
    Sandra matos says:

    Hoje ao acordar, olhei para o sol e senti uma energia bem positiva que radiou o meu coração, deu uma alegria. Logo vi a mensagem que falava de um passarinho que bateu asas e voou. Logo as lágrimas saíram e examinei em instantes o Mestre. Um passarinho voou para junto de sua estrela e continuará a nós axiliar. Vejo a bondade de um homem simples que contribuiu um tanto para a obra do Mestre Gabriel e hoje nós fazemos parte desta obra. Gratidão, Mestre Bacurau, por tudo de bom que você fez neste planeta e continuará fazendo. Meus votos de conforto aos famíliares e amigos. Mestre Bacurau que veio com seus encantos para axiliar a humanidade. Gratidão, meu amado bom Deus, por fazer parte deste de jardim.

  10. Saul José Queiroz
    Saul José Queiroz says:

    Eu há muito (desde criança) tentava descobrir que passarinho é esse que canta a noite, em primeiro de maio deste ano, lendo a homenagem feita ao amigo Mestre Bacurau, descobri que o canto que me encanta é do bacurau, o pássaro. Estou sentindo por não ter tido o merecimento de estar com o Mestre Bacurau. Que o Divino Mestre o tenha ao seu lado e que nos traga tranquilidade e paz ao nossos corações.

  11. Salomão Taumaturgo Marques
    Salomão Taumaturgo Marques says:

    O passarinho voou aos braços de Deus.

    Prezado amigo Raimundo Ribeiro, Mestre Bacurau.

    Sentirei saudades de nossas conversas, caro amigo.

    Nesse momento dirijo meu pensamento a Deus, pedindo a ele, pra que o Sr. esteja em uma de suas moradas, recebendo o conforto espiritual que necessita.

    Faço votos que estejas recebendo o brilho do Grande Mestre, lhe clareando, lhe iluminando, onde estiver.

    Grato pela boa amizade e por tudo de bom que plantou em nossas vidas. Em especial a mim e minha esposa Clara P. Taumaturgo.

    Força e luz aos familiares e amigos.

    Um dia nos reencontramos.

  12. Renato Barbosa
    Renato Barbosa says:

    Um dos nossos primeiros irmãos no início dos trabalhos nos seringais. Participou da sessão histórica da Recriação da UDV em 22 de julho de 1961. Mestre Gabriel o deixou responsável em distribuir o Vegetal no seringal quando foi para Porto Velho.
    M. Bacurau tinha um poder sobre os passarinhos, aonde ele chamasse, vinham os passarinhos. O passarinho voou…e foi se encontrar com o seu Querido Mestre dos Ensinos Espirituais. Em conversa recente, observei que era o que ele mais queria.
    Que o Mestre Gabriel o receba com a sua LUZ. E o Divino Mestre o conduza a uma de suas moradas com o Manto Sagrado da Virgem Mãe Santíssima.
    E a LUZ da conformação chegue aos seus familiares e amigos.

  13. Alessandro Jucá
    Alessandro Jucá says:

    Bacurau, um nome e um homem misterioso de quem tanto ouvi falar quando cheguei na União e guardava em meu coração o desejo de conhecê-lo um dia. Nesse tempo, eu não tinha muita esperança de que o veríamos na União novamente, até que um dia ouvi alguém mencionar que o então irmão Bacurau tinha retornado ao seu caminho, através de alguns irmãos do norte que o haviam encontrado e convidado para que estivesse presente nas sessões da União do Vegetal, a União do seu Mestre, como ele carinhosamente falava sempre que iria contar suas histórias: “O meu Mestre Gabriel”.

    Desde que disso fiquei sabendo, firmei em minha memória um dia poder conhecer este senhor que encantava o salão, até que um dia foi possível e ele já estava de volta ao lugar de conselheiro. Assisti sessão, participei de conversas e pude ouvi-lo falar do seu grande Mestre Gabriel com o olhar de quem estava e sempre esteve com ele em seu coração. Falava ainda das coisas dos seringais, das sessões mais antigas na floresta, coisas não muito comuns de se ouvir, como se o tempo tivesse gravado e se mantido tal qual as origens da União do início dos anos 60. Seu jeito de falar, dirigir sessão, me fazia, através da burracheira, me sentir ali, presente, bebendo o Vegetal com os seringueiros do começo da UDV, o Mestre, sua família e seus discípulos nos seringais. Bacurau transmitia tudo como se o tempo estivesse parado dentro dele ou ele dentro do tempo que passou e me fez reencontrar com a União na força, na luz e nos mistérios de quando eu cheguei e que bebíamos o Vegetal sob a luz dos lampiões à gás e ainda não éramos tão urbanos.

    Tenho dentro de mim um entendimento muito simples e bonito (pra mim) de quando o Mestre Gabriel não lhe entregou uma camisa com uma estrela bordada no pano e disse aquelas belas e significativas palavras que tanto ouvimos de que a Estrela do Bacurau é o Mestre: O Mestre Bacurau é para mim como um simbolo da origem da União do Vegetal em essência e que por sua vez teve que evoluir para o que é hoje, com toda a sua base de instituição em crescimento das florestas pra o mundo inteiro. É como se o Mestre Gabriel estivesse nos mostrando que em essência não devemos apenas ter uma estrela, mas um dia ser uma estrela, quando assim pudermos nos encontrar com o Mestre.

    Vá com Deus, Bacurau, e que o nosso Mestre Gabriel o receba!

  14. Marcos Costa
    Marcos Costa says:

    Simplicidade foi sua marca registrada e guardada por mim quando esteve na cidade de Maringá e se hospedou na nossa casa. Ele queria até contribuir com a alimentação, embora não houvesse necessidade, Graças a Deus. O tempo que ele ficou conosco era quase sempre falando do Mestre Gabriel e das coisas da UDV, uma memória que nos impressionou.
    Nossos sentimentos a toda sua família.

  15. Erica Monteiro
    Erica Monteiro says:

    Até breve, Sr Passarinho, M. Bacurau querido,
    Encantador de corações ficará pra sempre no nosso, com seu cantar tão lindo que ilumina por onde passou!
    Nos confortando em saber de sua missão cumprida!

    Minha gratidão e reverência!

  16. Marconni Moreira
    Marconni Moreira says:

    Conheci Mestre Bacurau em um belo dia de Sessão. Sua simplicidade, característica única deste velho caboclo da floresta e seu carisma me deixaram ncantado de pronto. Hoje guardo no coração suas palavras e lembrança com muito carinho e respeito. Exemplo de um bom homem a ser copiado.
    Sei que o Mestre o recepcionou ao retorno de sua origem, o acompanhando em sua jornada.
    Ao Sr., meu querido amigo, meu carinho e respeito.
    Atte. Marconni Moreira.
    Núcleo Flor de Maria

  17. Davi Fiusa
    Davi Fiusa says:

    Sou muito grato pelo merecimento de ter conhecido Mestre Bacurau e ter tido momentos de aprendizado com ele, acredito que contribuiu muito a mim o que ouvi dele falando de seu mestre de ensino: Mestre Gabriel. Não esquecia do Mestre Gabriel nenhum momento e em todas nossas conversas ele falava dele, eu imagino o quão marcante foi este encontro dele com seu Mestre que décadas depois não esquecia dele nenhum dia de sua vida e o tinha em memória todo momento.

    Um forte exemplo de discípulo. Guardarei o que aprendi com ele, entre as coisas que ele falava muito era tratar bem as pessoas, dar carinho e atenção a todos que chegassem e ele me perguntava sempre sobre pessoas que estavam começando a beber o chá aqui no Núcleo, se elas estavam bem, se estavam gostando, se estavam vindo, um exemplo de atenção e carinho com todos. Ele conversava e atendia a todos que o procuravam. Um exemplo pra mim.

    Desencarnou ou talvez Desencantou, um Mestre, um espírito leve que hoje voa em direção a seu tão amado mestre e que em breve, acredito, voltará a nos alegrar e nos encantar com seus cantos. Vá com Deus, amigo, e na Luz da Virgem Maria que está lhe clareando. Por tempos o senhor enfeitou nosso salão aqui em Ji-Paraná.

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário