Mestre Maruca, um amigo que deixará saudades

| 14 Janeiro, 2021

O Blog da UDV presta hoje uma homenagem ao Mestre Mário Alves Rodrigues, o Mestre Maruca. Mestre Maruca desencarnou no dia 20 de dezembro de 2020, na cidade de Porto Velho-RO, aos 62 anos. Neste texto, que contou com a colaboração do Mestre Amâncio Bento de Lima, é possível conhecer um pouco mais deste senhor que deu sua parcela de contribuição à Obra Espiritual de Mestre Gabriel e plantou flores, paz e amor.

Na madrugada do dia 20 de dezembro de 2020, familiares, amigos e irmandade do Núcleo Erunaiá, em Candeias do Jamari-RO, receberam a notícia do falecimento do Mestre Mário Alves Rodrigues (62). Mestre Mário, conhecido carinhosamente como M. Maruca, respondia pelo cargo de Mestre Representante do Núcleo Erunaiá, ao qual se dedicou com amor e alegria.

Mestre Mário teve uma longa trajetória de bons serviços prestados ao Centro Espírita Beneficente União do Vegetal, associando-se aos 16 anos de idade na então Sede Geral (Porto Velho-RO) em 1972. Convidado para conhecer a UDV por Mestre Rubens, logo se destacou por sua inteligência e memória privilegiada, capaz de guardar os mínimos detalhes dos acontecimentos que presenciou e, também, dos ensinos, que transmitia com exatidão, buscando sempre zelar por esses ensinos do Mestre Gabriel, nosso Guia Espiritual. Com pouco tempo, foi convocado para o Corpo Instrutivo e em 1984 chegou ao Quadro de Mestres, sendo em 1987 convocado para o Corpo do Conselho.

Quando a Sede Geral passou a ser em Brasília-DF, Maruca foi um dos sócios fundadores do Núcleo Mestre Gabriel. Nesse Núcleo, ocupou os cargos de Presidente, Tesoureiro, Secretário e Vice-Presidente. Atualmente exercia também a função de Diretor Regional da Diretoria Geral na 1ª Região. Cumpria pela terceira vez o cargo de Mestre Representante do Núcleo Erunaiá, onde foi sócio fundador, chegando a esta missão em 2001. Também ocupou o cargo de Presidente do Núcleo, dando a este lugar uma grande parcela de contribuição.

Sua história de compromisso e amor pela obra do Mestre são visíveis. Casado com a Conselheira Jandira Rodrigues há 38 anos, teve dois filhos (Conselheira Suelen e André), tendo a felicidade de contar com a presença de sua sogra, Conselheira Tina, nesta caminhada. 

Abaixo, uma mensagem da Conselheira Jandira Gabriel da Costa, filha de Mestre Gabriel e Mestre Pequenina, sócia fundadora do Núcleo Erunaiá e que encontrou no Mestre Maruca um amigo sempre presente.

Hoje* a gente poderia estar bem mais alegre, bem mais feliz, mas uma coisa que eu sempre vi e percebi no Mestre Mário, além da fraternidade, da pessoa fraterna que ele era, era uma pessoa muito alegre. Gostava de música, a musicalidade estava com ele sempre. Participamos de muitos momentos juntos, de alegria, de passeios. A gente fazia acampamento e ele era o primeiro que estava ali colaborando e indo.

É uma pessoa que eu lembro com muita saudade, mas com alegria também, pela alegria que ele deixou pra nós, a paciência dele de trazer os discípulos mais unidos, mais em paz. Então, eu quero me lembrar dele sempre com muita alegria. Ele fez momentos especiais aqui com a gente. Tem um trabalho prestado. Foi Representante em dois mandatos e quase concluindo um terceiro. Então, eu só tenho que ser grata a ele e a tudo que ele fez por esse Núcleo (Erunaiá) e por nós, principalmente por mim. 

É um amigo que, sempre que eu precisei, estava presente. É uma pessoa a quem eu devo respeito e gratidão. Quero ser grata à família dele, por estar compartilhando aqui com a gente deste momento também, pessoas que têm trabalho prestado aqui nesse Núcleo. E eu, neste momento, desejo para toda a família do M. Mário e toda a irmandade, pra todos nós, que o Mestre traga conformação, mais compreensão e que a memória dele seja sempre lembrada. Uma pessoa querida.

Siga em paz, meu amigo. Com certeza você tem um bom lugar pela obra que você fez, por tudo que você fez. E eu acho que o Mestre te poupou de coisas mais doídas. Você merece estar em paz repousando o sono dos justos. Que Deus abençoe todos nós, sempre.

Familiares e amigos guardarão com carinho todos os bons momentos vividos e as lições repassadas. Que no plano espiritual a Luz do Grande Arquiteto do Universo lhe conduza à claridade da Paz e da serenidade, confortando a todos os seus familiares, amigos e irmandade.

*No dia 12 de janeiro, o Núcleo Erunaiá fez 19 anos. O início do texto da Conselheira Jandira Gabriel faz alusão a essa data.               

38 respostas
  1. Cristina da Luz
    Cristina da Luz says:

    Sensibilizada, li a respeito de um Mestre cuja história não conhecia. Muito importante podermos saber dos nossos irmãos dedicados aos trabalhos e à compreensão do que é a União do Vegetal, pessoas afinadas com a visão da realidade trazida a nós por Mestre Gabriel. Sinto gratidão pela existência dessa corrente de Luz, e faço votos de que a conformação esteja presente no sentimento dos familiares e amigos de Mestre Maruca.

  2. JANDIRA DUARTE CERQUEIRA RODRIGUES
    JANDIRA DUARTE CERQUEIRA RODRIGUES says:

    Gratidão a Deus e ao Mestre por ter me permitido viver por 39 anos casada e mais 1 e meio entre namoro e noivado com meu amor Mário Alves Rodrigues. A dor de sua partida para mim, tão cedo, está sendo muito dolorosa. Passamos por momento de aflição, mas meu pensamento sempre foi de esperança em envelhecermos juntos, até ficarmos os dois com cabelos bem branquinho. O Mário realmente era uma pessoa que procurava praticar o bem, a sua fala mansa, calma, alegre, gostava de contar piada – tinha sempre uma tirada espirituosa. Se preocupava com os irmãos, principalmente os que estavam mas precisando de uma orientação, de uma mão amiga. Sempre encontrava a facilidade para auxiliar o próximo. Hoje venho entendendo e me conformando com os desígnios de Deus e sei que pelas flores que semeou, o Mário não merecia sofrer.

    Gratidão a Sede Geral, a esse Blog, ao M. Amâncio e a C. Jandira Gabriel por essa homenagem ao meu amado companheiro.

    • Maria da Conceição
      Maria da Conceição says:

      Sinto muito. Tenho boas recordações do nosso encontro aqui em Recife. Da Sessão de Escala dirigida por M. Mário no Núcleo Cajueiro. Da simpatia do casal, dos seus filhos, Suelen e André, que me cativaram.
      Vocês me mostraram a importância e o valor da família na UDV. Que Deus lhes traga conformação e Nossa Senhora os conforte.

  3. Pedro Henrique
    Pedro Henrique says:

    Ler essas palavras fizeram bem para meu coração.

    M. Maruca foi especial no início da minha caminhada na União, nós conhecemos num preparo de vegetal no N. Erunaiá em outubro de 2007, momento gravado em recordação.
    Me cativou com seu fino trato, jeito simples e amigo, sou grato ao Mestre por tê-lo encontrado nessa Sagrada Obra. Como um bom jardineiro, pelas flores que plantou, sei que permanecerá vivo na lembrança dos corações dos irmãos.
    Elevo meu pensamento ao nosso Guia e peço a ele conforto aos familiares e amigos. Abraços Fraternos.

    Até breve amigo…

    Pedro Henrique
    N. Encantos da Natureza
    Patrocínio/MG

  4. Adriano Oliveira
    Adriano Oliveira says:

    Bela e merecida homenagem a esse bom amigo que deixa saudades. Que pelos seus bons exemplos, tenha sempre uma caminhada iluminada e que possa sempre ser um discípulo pronto a servir ao Mestre no cumprimento dessa nobre missão.
    Siga em paz

  5. Marco Antonio
    Marco Antonio says:

    Um amigo, com sua sensibilidade e alegria contagiantes. Deus o abençoe amigo na sua continuidade na caminhada espiritual, a C Jandira e filhos que a luz da conformação esteja cada vez mais forte no coração de vocês.

  6. M. Carlos Sônio da Fonseca
    M. Carlos Sônio da Fonseca says:

    Quero deixar aqui minha gratidão a esse amigo M. Maruca. Durante o tempo que convivemos neste Núcleo Erunaiá, somamos muitas coisas boas, ele me convocou ao Quadro de Mestres do Núcleo Erunaiá e posteriormente, ele também me reconduziu ao mesmo quadro. Gracas a Deus, por vezes tive oportunidade de reconhecer, com ele ainda em matéria, sua boa amizade comigo e minha família. Tudo que falamos dele é verdadeiro, sei que sua ausência será sentida por longos anos, mas a vida segue enfrente e é assim que ele pensava. Vi de perto o sofrimento dele quando do desencarnamento de seu e nosso grande amigo Sérgio Melo. Descance em paz, amigo. Um dia nos encontraremos aí onde você está.

  7. JANINE ANDREIV RODRIGUES
    JANINE ANDREIV RODRIGUES says:

    Estimado primo M. Maruca é digno de todas nossas homenagens, feliz em ver esta no blog. Seus bons frutos foram plantados, frutificam e frutificarão. Pois, seu plantio foi nesta Sagrada obra, do Nosso Mestre.

  8. Joel Duarte
    Joel Duarte says:

    Muito legal esse reconhecimento ao nosso amigo M. Maruca, um amigo que tive e guardo boas lembranças. Quando me associei na UDV, em 10/02/1992, ele já estava no QM e pude aprender um pouco do conhecimento que ele transmitia nas sessões, com firmeza e segurança, hoje eu guardo esse aprendizado em minha memória. Que Deus o tenha em sua morada eterna e conforte o coração de seus familiares que são meus amigos também.

  9. Ângelo Reis
    Ângelo Reis says:

    O M Maruca é pra mim um amigo que, desde quando nos conhecemos, sempre me tratou bem, com respeito e um carinho especial, assim como um pai trata um filho. Me disse, poucos dias antes de ser internado que, “estou te aguardando em Porto Velho, vou me se sentir feliz tendo você e sua família caminhando junto comigo no mesmo Núcleo”. Quando soube de sua partida me lembrei dessa derradeira vez que conversamos, não pude conter as lágrimas. Deus o guie no plano da Luz e conforte o coração de todos nos.

  10. Firmo Rodrigues
    Firmo Rodrigues says:

    Meus sentimentos aos familiares desse amigo. Tive bons momentos com M. Maruca, tanto em Porto Velho, quanto em Salvador. Em 2016 tive a oportunidade de estar em Porto Velho, quando da reinauguração da sede histórica, e ele me agraciou, juntamente com sua família, de um almoço, além de ele ter dirigido uma distribuição no Núcleo Caminho do Mestre, na qual também participei e fiquei bem feliz. Era um bom amigo e deixa saudades em todos nós. Abraço fraterno aos familiares.

    Firmo Rodrigues
    N. Serenita, Lauro de Freitas – Bahia

  11. Katyeli de Paula Cabral
    Katyeli de Paula Cabral says:

    Tive a oportunidade de conhecer o M. Maruca em um preparo de vegetal no Núcleo M. Rubens, lembro me com alegria desse dia! Bom poder conhecer mais da história do M. Maruca e saber do legado que ele deixou, e sua dedicação a essa obra do Mestre Gabriel. Que Deus e o Mestre possa te conceder um bom descanso e o conforto necessário a família e amigos.

  12. Wilian Lima de Sousa
    Wilian Lima de Sousa says:

    Realmente o amigo Maruca deixa boas lembranças. Admirava-o pela excelente memória, gosto musical e pelas piadas que contava. Sua risada era marcante. “Aqueles que passam por nós não vão sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós.”

    Antoine de Saint-Exupery O Pequeno Príncipe.

  13. Kleber Alves
    Kleber Alves says:

    Amigo Mestre Mário, realmente deixará sempre saudades. Um grande privilégio ter conhecido Mestre Maruca. Tantos ensinamentos preciosos transmitido pela sua pessoa. Certeza que ele cumpriu sua missão…

    Amiga Conselheira Jandira Rodrigues, que nosso guia Mestre Gabriel dê sempre forças e conformação à senhora e toda a sua família. Só quem conheceu Mestre Maruca sabe de sua importância e contribuição para a obra do Mestre…Salve o Núcleo Erunaiá. Deus abençoe todos nós…

    Kleber Alves
    Núcleo Sabiá – Uberlândia, Minas Gerais.

  14. JOÃO BOSCO QUEIROZ
    JOÃO BOSCO QUEIROZ says:

    M. Maruca era um bom anfitrião quando as pessoas iam visitar Porto Velho, brincando, conversando e lembrando histórias e detalhes dos acontecimentos da União. Com a partida dele para o plano espiritual, perdermos também um pouco da memória de tantas coisas importantes vividas pela família dos “Rodrigues”, não apenas no início da União, mas também durante toda a caminhada dos seus parentes e familiares. Que o mestre conforte e ampare toda a família e a irmandade do Núcleo Erunaiá.

  15. José Roberto
    José Roberto says:

    Pessoa simples de bom coração, aqui no Acre também temos reconhecimento e gratidão ao M. Maruca, quando da reabertura do Núcleo M. Pojó em Extrema a sua palavra foi fundamental para está decisão.
    Em Porto velho ainda no início dos anos 90, conheci o M. Mário, foi o primeiro Mestre que vi dirigir sessão em Porto velho no Núcleo M. Gabriel.
    Eu e minha família temos gratidão e respeito por sua amizade e pela amizade de uma Família.
    Também quero guardar na memória a alegria e o bom bom humor deste amigo.
    A Conselheira Jandira Rodrigues e Família, votos de paz, serenidade, que nosso mãe Maria Santíssima, nos conforte e nos guarde hoje e sempre amém!!!

    Abraços fraternos
    José Roberto &Família.

  16. Goreth Grateki Cruz
    Goreth Grateki Cruz says:

    Quero também falar de minha gratidão ao M. Maruca, que se deslocou de Porto Velho para celebrar meu casamento com o C. Roberto (Maradona). Ele nos honrou aceitando ser nosso padrinho, juntamente com a C. Jandira e a C. Tina. Muito nos ensinou a respeito do M. Gabriel, contando sua história e trazendo seus ensinamentos. Somos gratos a Deus pela passagem dele em nossas vidas.

    Goreth Cruz
    Núcleo Rosa Divina – Téofilo Otoni-MG

  17. Marcelo Winter
    Marcelo Winter says:

    Mestre Mário é um grande amigo que agora está no plano espiritual.
    Foram vários anos de boa convivência, amizade e ensinos.
    O meu melhor amigo se foi, mas, ficará na memória todos os bons momentos vividos.
    Que nosso querido Mestre Gabriel o tenha em companhia.

  18. Gal Sodre Rodrigues Gregorini
    Gal Sodre Rodrigues Gregorini says:

    Que linda homenagem ao meu mano querido.
    Sempre tão atencioso comigo, sempre tão amoroso nas suas ligações.
    Sei que está aí ao lado do nosso pai é isso me dá um pouco de conforto.
    Te amo pra sempre.
    Obrigada por tanto cuidado e amor.

  19. André Luiz Cerqueira Rodrigues
    André Luiz Cerqueira Rodrigues says:

    Muito bom esse artigo em memória ao meu pai. Tinha uma boa memória para contar histórias e acontecimentos da UDV, um Mestre que tinha muito carinho e atenção com discípulos e até mesmo com pessoas que não eram da UDV.

    A saudades do meu velho é grande, mas ele deixou um legado grande e sempre será lembrando nas nossas memórias e bom exemplo que deu.

  20. Dinah Ferraz
    Dinah Ferraz says:

    Merecida homenagem ao M. Maruca, que se mostrou um bom amigo por onde passou, a exemplo a DAV Almenara – 4ª Região.

    Tivemos a honra de tê-lo conosco, juntamente com a C. Jandira e a C. Tina, pessoas que guardamos em nossos corações!

    Somos gratos!

  21. Ana Georgina
    Ana Georgina says:

    Ao receber a notícia de sua passagem, me tocou e imediatamente me veio à memória a presença daquele senhor alegre e de boa disposição que conheci em 2006 quando tive a grata satisfação de uma breve e alegre convivência. Que o Divino Mestre dê a conformação necessária a toda a família e que o Mestre Maruca esteja na luz!
    Luz, paz e amor pra irmandade do N. Erunaiá!

  22. Nelson Bittencourt
    Nelson Bittencourt says:

    M. Maruca e sua família também estiveram aqui pelo sul em visita, conhecendo os Núcleos do Rio Grande do Sul, dirigindo sessões e convivendo com a gente. Demonstrou simpatia, alegria, simplicidade, amizade, amor pela obra do Mestre e marcou sua presença por aqui. Sentimo-nos triste com a notícia do desencarnamento dele, mas ficamos com estas boas memórias dele. Que o Mestre o receba e conforte a todos.

  23. KLAUS PARANAYBA
    KLAUS PARANAYBA says:

    Esse grande colaborador, com tanta dedicação, com certeza plantou muitas flores. Que ele possa as colher onde estiver, e que sua família e amigos possam colhê-las também, seja através do conforto dado pelo Mestre, seja através das boníssimas e alegres lembranças que ele deixou. Enquanto Coordenador Regional da Diretoria Geral, acumulou função com a Representação do Núcleo Erunaiá. Nosso fraterno abraço a todos.

  24. Marilia Calazans
    Marilia Calazans says:

    Bonita homenagem! Importante podermos conhecer mais da história dos valorosos irmãos que se dedicaram a União do Vegetal. Que a memória do Mestre Mário seja sempre lembrada.
    Faço votos de que a conformação esteja presente no coração dos familiares e amigos. LPA

  25. Glacinete Sodré Rodrigues da Costa
    Glacinete Sodré Rodrigues da Costa says:

    “Minha mana linda” é como ele se referia a mim quando me via, seu abraço era sempre apertado e cheio de carinho e amorosidade. Formou uma linda família, e deixou uma história, e quanto mais se passavam os anos, tinha muito do nosso pai Moacyr. Mano a saudade é grande, mas Deus em sua infinita sabedoria vê todas as coisas, e o melhor para aqueles que ele ama. Te amo pra sempre, sua mana caçula.

  26. Salomão Taumaturgo Marques
    Salomão Taumaturgo Marques says:

    Querido amigo.
    Me ligou dias antes de ser internado pra falar apenas a respeito de nossa amizade.
    Pessoa alegre e que tinha e tem um amor pela União.
    Sempre tratou bem a mim e a minha família.
    Gratidão por todas as coisas boas que plantastes no coração das pessoas e pela transmissão dos ensinamentos da UDV.
    Que o Mestre esteja contigo.
    Força e firmeza pra família e amigos.

  27. Eric Botassine
    Eric Botassine says:

    Saudades desse bom amigo, M. Maruca!

    Pessoa que sempre demonstrou amizade e fino trato com minha pessoa. Como diz M. Donizete, éramos irmãos de pais diferentes.

    Fez um compromisso comigo de vir me visitar na Representação do N. Luz Sublime, mas, sabemos que Deus é o senhor de todas as coisas…

    Siga em paz meu nobre amigo… Maruquinha…

    À. Jandira Rodrigues, filhos e C. Tina, demais familiares e amigos, desejo que Deus e o Mestre Gabriel possa dar o conforto necessário sempre!

    Saudades amigo!

    Eric Botassine
    N. Luz Sublime – Cuiabá/MT – 13a Região

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário