Mestre Jair Gabriel, 60 anos comungando o Vegetal

Ivan Evangelista*

| 24 abril, 2019

M. Jair Gabriel | Foto: Tarso Figueira

Abril é um mês importante para o Mestre Jair Gabriel da Costa. Não apenas porque é o mês do seu aniversário, comemorado hoje, dia 24, mas também porque foi no dia 1º de abril de 1959 que ele, seus pais (Mestre Gabriel e Mestre Pequenina) e seu irmão Getúlio beberam o Vegetal pela primeira vez, das mãos de um senhor de nome Chico Lourenço, que distribuía o Chá Hoasca (Ayahuasca) nos seringais onde eles moravam. Portanto, dos seus 69 anos de vida, são 60 comungando o Vegetal, que é a união de duas plantas sagradas, o Mariri e a Chacrona.

Mestre Jair nasceu na cidade de Porto Velho-RO, em 24 de abril de 1950. O segundo filho do casal José Gabriel da Costa e Raimunda Ferreira da Costa nasceu de 7 meses. Uma criança frágil para resistir às intempéries e dificuldades que existiam na época. Mas, graças ao cuidado e amor de seus pais, cresceu com saúde.

Caminhando sempre ao lado da família, auxiliou desde cedo no difícil trabalho da lida como seringueiro, que era ofício do seu pai, e que muitas vezes sua mãe, Mestre Pequenina, também tinha de enfrentar.

Na terceira vez que a família bebeu o Vegetal, ainda com o Chico Lourenço, Jair reconheceu seu pai como Mestre. Logo depois, ainda nos seringais, José Gabriel da Costa começa a distribuir o Chá Hoasca para seus primeiros discípulos, sempre acompanhado de sua família. No dia 22 de julho de 1961, Mestre Gabriel anuncia a criação da União do Vegetal, e em 1965 muda-se com a família para Porto Velho, para dar continuidade à sua obra.

Caminhada

É em Porto Velho que Jair é convocado para o Corpo Instrutivo. Depois do desencarnamento do pai, ele é convocado para o Corpo do Conselho pelo Mestre Raimundo Monteiro de Souza. Chegou ao Quadro de Mestres com apenas 26 anos, convocado pelo Mestre João Ferreira de Souza (Mestre Janico), quando este ocupava o lugar de Mestre Geral Representante da União do Vegetal.

Em 1985, fundou o Núcleo Mestre Iagora (Porto Velho-RO), junto com sua mãe, Mestre Pequenina, sendo seu primeiro Mestre Representante. Quando foi criado o Conselho da Recordação dos Ensinos do Mestre Gabriel, em 1988, passou a integrá-lo, juntamente com os Mestres da Origem, formados pelo Mestre Gabriel.

No início dos anos de 1990, viajou para Salvador-BA, onde conheceu sua companheira, a Conselheira Ermanna Cavazzoli da Costa, e até hoje ele reside com sua família na capital baiana.

Em 2 de fevereiro de 1997, fundou o Núcleo Salvador (Salvador-BA), demonstrando um grande talento na preparação de dirigentes, buscando motivar os discípulos e ensinando-os a terem confiança no Mestre, no Vegetal e na doutrina. Com seu olhar firme e profundo, sempre buscou acompanhar o desenvolvimento dos discípulos, procurando saber como está a vida de cada um, para poder auxiliá-los e conduzi-los.

Como homem, mostrou que aprendeu com seu pai a trabalhar com dignidade. Em 2003, precisou voltar a Porto Velho-RO, onde permaneceu trabalhando por seis anos até se aposentar.

Com perseverança, aprendeu a pintar, dando exemplo de obstinação, e hoje é um artista plástico reconhecido internacionalmente pela sua arte e pelo domínio da técnica do pontilhismo.

Em 15 de novembro de 2017, Mestre Jair fundou seu terceiro Núcleo, o Sultão das Matas, atendendo a um pedido de sua mãe, para que abrisse um Núcleo da UDV com este nome. Mais uma vez, como Representante do Mestre Gabriel, segue ensinando e preparando mais pessoas para auxiliar na Obra do Mestre e serem mais felizes.

Mestre Jair também integra o Conselho da Representação Geral, órgão da Administração Geral do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal.

Neste dia do seu aniversário, nosso sentimento é de alegria e gratidão.

*Ivan Evangelista é integrante do Quadro de Mestres do Núcleo Sultão das Matas. Por duas vezes, já ocupou o cargo de Mestre Central da 4ª Região.

21 respostas
  1. Felipe Dourado
    Felipe Dourado says:

    Alegria e Gratidão!!!
    Excelente texto.
    Saúde e paz para Mestre Jair, muitos anos de vida, para termos a oportunidade de continuar aprendendo.
    Viva Mestre Jair
    Viva a União!!!

    Responder
  2. Guida
    Guida says:

    Texto bem legal contando a história desse querido mestre e amigo! Viva o mestre Jair! Desejo felicidades, vida longa, saúde e prosperidade para ele e para toda família!

    Responder
  3. Suely Maia de Oliveira Forte
    Suely Maia de Oliveira Forte says:

    Gratidão a esta pessoa!! Que tanto me ensinou quando era representante do Núcleo Mestre Iagora, lembranças dos bons tempo que vivemos quando o mestre Gabriel ainda estava no meio de nós, juntamente com sua mãe mestre Pequenina e seus irmãos. Aquela humilde casa, que sempre estava de portas abertas para receber todo que ali chegava. Hoje muitas lembranças e saudades.

    Responder
  4. Maria Clara Benicio Balthazar da Silveira
    Maria Clara Benicio Balthazar da Silveira says:

    Desejo ao meu amigo M. Jair que o Mestre ilumine sua caminhada com paz, saúde, amor, alegria e prosperidade.
    FelizVida junto a sua família e amigos!
    LPA

    Responder
  5. Carlos Refribom
    Carlos Refribom says:

    Eu estive pessoalmente na inauguração do Núcleo Sultão das Matas, um convite feito pelo mestre Jair Gabriel.
    O mestre Jair Gabriel têm uma amizade bem legal com os irmãos do núcleo Augusto Cangulê de Parauapebas-Para; e nós aqui temos um carinho e admiração por ele, veio aqui e ensinou nossos mestres a preparar o vegetal, daí em diante muita burracheira por aqui.
    Desejo a ele um Feliz aniversário e que ele seja feliz. Carlos Refribom.

    Responder
  6. Firmo Rodrigues
    Firmo Rodrigues says:

    Parabéns e felicidades ao M. Jair Gabriel, que vem conduzindo com competência os ensinamentos recebidos do seu pai.
    É uma alegria e honra tê-lo conhecido e participado de inúmeras sessões sob sua direção.
    Abraços

    Responder
  7. Flávia Ilíada
    Flávia Ilíada says:

    Vida longa ao M. Jair Gabriel, e a família do Mestre Gabriel, que teve o bom merecimento de aprender na fonte, seus ensinos e bons exemplos de vida e com desprendimento, simplicidade e disposição vem retransmitindo aos que vem chegando suas vivências e o que aprenderam com seus pais. Ensinar os discípulos a confiar no Mestre, no Vegetal e na doutrina é algo fino, base para formar dirigentes leais à essa obra.
    Votos de saúde e perseverança, hoje e sempre.

    Responder
  8. Renato Barbosa
    Renato Barbosa says:

    Ao Mestre Jair , primeiro discípulo que reconheceu o Mestre Gabriel no lugar de Mestre feito por Deus !!!
    Desejo saúde , paz , felicidades e prosperidade na caminhada !!!

    Responder
  9. C ANTONIO RODRIGUES
    C ANTONIO RODRIGUES says:

    Parabéns m jair Gabriel que Deus e m Gabriel lhe der saúde paz amor harmonia e felicidades que o senhor tenha cada vez mais firmeza equilibrio força fé e esperança em sua vida e em sua caminhada junto com todos os de sua família e toda a irmandade essa grande família que nosso grande mestre nos deixou susesso em sua caminhada são os votos deste amigo irmão

    Responder
  10. Manuela Bernis
    Manuela Bernis says:

    M Jair, pessoa de grande valor para a UDV, cativou a mim e a tantos irmãos e irmãs. Desejo alegrias, vida longa com saúde e prosperidade!

    Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *