Manoel Ramos Pereira, 92 anos, o Mestre mais idoso da UDV

Olívia Paranayba*

| 22 abril, 2019

Mestre Manoel Ramos Pereira na Sede Geral, Brasília-DF | Foto: Juliane Oliveira.

Manoel Ramos Pereira, com seus 92 anos de idade, é hoje o Mestre mais idoso da União do Vegetal. Associado atualmente no Núcleo Mestre Luziário (Chapadão do Céu-GO), chegou ao lugar de Mestre com 84 anos, demonstrando com isso um bom exemplo de determinação e coragem em conhecer e aprender os ensinos da União do Vegetal. Quem já teve ou tem a alegria de trocar umas boas prosas com esse senhor logo percebe: homem simples e ativo, com muito bom humor, dotado de uma experiência batalhadora e perseverante.

“Seu Manel” bebeu Vegetal pela primeira vez na Sede Geral (Brasília-DF), com sua companheira Maria de Nazaré Pereira de Souza – hoje Conselheira e com 81 anos de idade – no dia 10 de fevereiro de 1984, a convite de sua filha Izabel Paranayba e de seu genro, James Allen Segurado Paranayba. Atualmente ambos são pertencentes à Direção do Núcleo Canário Verde (Brasília-DF), nos lugares de Mestre e Conselheira.

Mestre Manoel é casado há 67 anos com a Conselheira Maria de Nazaré e pai de quatro filhos: Manoel, José Onofre (Mestre no Núcleo Gaspar, Brasília-DF), João Mendes (Mestre no Núcleo Mestre Luziário) e a Izabel Paranayba. Com 13 netos e 9 bisnetos, grande parte de sua família é sócia da União do Vegetal.

Nascido em Minas Gerais, em 25 de agosto de 1926, Mestre Manoel teve uma infância com poucos recursos financeiros e estudo escasso, fazendo com que se alfabetizasse apenas com 40 anos de idade. Apesar dos estudos tardios, sempre apresentou uma inteligência aguçada em lidar com alguns temas da vida.

Conselheira Maria de Nazaré e Mestre Manoel são casados há mais de 60 anos | Arquivo pessoal.

Leveza e alegria

Certo dia, estávamos conversando e perguntei: “Vô, qual é o segredo da velhice, o segredo para se chegar tão longe e bem?”. Ele sorriu e respondeu: “Não ter a cabeça carregada de muitos pensamentos. Procurar levar a vida com leveza. Às vezes a pessoa fica ‘numas preocupação’, com os ‘pensamento carregado’, se culpando, gerando ansiedade e esquece de viver o presente. Então, é procurar ter leveza e alegria. Sem muito turbilhão. E outra coisa também é não ter preguiça. Fazer as coisas e não deixar pra amanhã. Ter ânimo e disposição para viver a vida”.

Em outros momentos, é um tanto ou quanto engraçado: “Você sabe o que digo para uma pessoa quando ela me pergunta se eu acho que o mundo vai acabar?”. “Não, o quê?” – quis saber. “Eu digo que o mundo já tá acabado! Quando Deus fez o mundo, criou o mundo, fez todo acabadinho. Com os acabamentos ‘tudo’ completo.”

Muito ligado à natureza, habituado a morar em locais com um pedaço de terra para plantar e colher, certa vez foi necessário se mudar para um apartamento. “Seu Manel” foi logo se oferecendo para capinar o jardim do prédio. Tempos depois, por não ter seu constante dia a dia com o mato, começou a adoecer. A família logo percebeu e o retornou para o conforto junto à natureza. “Coisa boa é estar perto das plantas, poder sentir a presença da natureza.”

Mestre Manoel, sempre com frases, perguntas e respostas que nos fazem refletir e sorrir no fim de tudo! Alegria, característica que marca e se faz presente na vida deste leve senhor que nos ensina tanto com sua história.

*Olívia Paranayba é neta de Mestre Manoel Pereira e integrante do Corpo Instrutivo do Núcleo Rei Hoasqueiro (Brasília-DF).

37 respostas
  1. Artur Paranayba
    Artur Paranayba says:

    Seu Manel.. Homem de fibra forte e batalhador. Transmite paz e tranquilidade aqueles que estão a sua volta, juntamente com a Cons. Maria de Nazaré (ou Dona Bebé como a maioria conhece). Fico feliz por ser neto desses 2.

  2. Helena Jussara
    Helena Jussara says:

    Tenho o privilégio de ser amiga de longas datas do simpático casal Mestre Manoel e dona Bebe. Somos agraciados com as visitas deles em nossa casa quando Mestre José Onofre e Conselheira Irene os trazem aqui. Outro conselho do Mestre Manoel è comer pouco para viver muito. Merecida homenagem.

  3. Anselmo s.nery
    Anselmo s.nery says:

    Realmente é uma história muito bonita e animadora que nos enche de entusiasmo e mais determinação para querer nos aproximar mais desse lugar que mostra que somos capazes de superar até os limites da idade. Desejo saúde e perseverança a sr Manoel

    • Marta da Conceição dos Santos
      Marta da Conceição dos Santos says:

      Que história simpática e amorosa.
      Ainda não o conheço, mas está história me despertou o interesse em saber mais deste leve senhor. Que o Mestre lhe dê saúde, sempre Mestre Manoel!

  4. Guilherme Castro
    Guilherme Castro says:

    Um exemplo de ser humano íntegro, pessoa que admiro pela disposição, bom humor e caráter. Ele e dona Bebé são pessoas muitos queridas à minha família. Muitos anos de vida com saúde a esse casal exemplar!

  5. Jéssica Lima
    Jéssica Lima says:

    Muito bom ter a oportunidade de conhecer o M. Manoel e a C. Maria de Nazaré, pessoas que demonstram simplicidades e alegria. São exemplos de algumas coisas como: perseverança e dedicação. Grande abraço amigos. Super merecida esta homenagem.

  6. Luciana Silvério
    Luciana Silvério says:

    Mestre Manoel,

    Pessoa admirável e exemplar! Chegar à essa idade com saúde e disposição é para mim inspirador!

    Muitos e muitos anos de vida ainda por vir ao Senhor, querido Mestre Manoel!

  7. Pedro Henrique Alves
    Pedro Henrique Alves says:

    Que alegria ler essa matéria no blog!!
    “Seu Manel” é um pessoa muito bem quista por muito de nós, tive a grata satisfação de conhecê-lo em meados de novembro de 2009, quando da inauguração da Casa de Preparo do N. M. Luziário. Sempre era uma alegria quando ia à Chapadão do Céu e, nessas idas e vindas, reencontrá-lo, ouvir seus causos e vivências… Para mim um exemplo de moral e família, história de amor e luta construída ao lado de sua companheira “Dona Bebé”. Que nosso Grande Mestre continue lhe fortalecendo e guarnecendo! Abraços dos amigos de Patrocínio/MG,

    Pedro e Luana
    N. Encantos da Natureza – 8ª Região

  8. New Nogueira
    New Nogueira says:

    Tive o prazer de conviver com o Mestre Manoel e a conselheira Maria Nazaré, pessoas que aprendi a gostar muito a ponto de ter a honra de serem meus padrinhos. Mestre Manoel é um exemplo pra mim. Tive a oportunidade fazer a explanação no dia em que ele contou a história o que me impressionou pela sua capacidade de memória com a idade que tinha. Meu desejo é que ele continue por muito tempo conosco com saúde.

  9. Mariana Mesquita
    Mariana Mesquita says:

    M. Manoel esteve presente ontem na sessão de aniversário do n. Estrela Matutina onde já foi sócio. É uma alegria recebê-lo novamente em nossa casa e ouvir suas palavras de muita sabedoria. Desejo saúde e que permaneça muitos anos conosco.

  10. Rejane Hoisel Arléo
    Rejane Hoisel Arléo says:

    “…Vô, qual é o segredo da velhice, o segredo para se chegar tão longe e bem?”. Ele sorriu e respondeu: “Não ter a cabeça carregada de muitos pensamentos. Procurar levar a vida com leveza…”
    Excelente!!! É isso aí…
    Parabéns! Saúde e Paz para todos.

  11. Camila Paranayba
    Camila Paranayba says:

    Querido vovô Neco, como também é conhecido, é uma honra ser neta desse senhor e uma grande alegria vê-lo sendo homenageado. Quem conhece sabe o valor que esse casal de velhinhos tem. Quero poder desfrutar da presença deles por alguns anos ainda…Deus os abençoe.

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário