Mestre Jair Gabriel, 60 anos comungando o Vegetal

Ivan Evangelista*

| 24 abril, 2019

M. Jair Gabriel | Foto: Tarso Figueira

Abril é um mês importante para o Mestre Jair Gabriel da Costa. Não apenas porque é o mês do seu aniversário, comemorado hoje, dia 24, mas também porque foi no dia 1º de abril de 1959 que ele, seus pais (Mestre Gabriel e Mestre Pequenina) e seu irmão Getúlio beberam o Vegetal pela primeira vez, das mãos de um senhor de nome Chico Lourenço, que distribuía o Chá Hoasca (Ayahuasca) nos seringais onde eles moravam. Portanto, dos seus 69 anos de vida, são 60 comungando o Vegetal, que é a união de duas plantas sagradas, o Mariri e a Chacrona.

Mestre Jair nasceu na cidade de Porto Velho-RO, em 24 de abril de 1950. O segundo filho do casal José Gabriel da Costa e Raimunda Ferreira da Costa nasceu de 7 meses. Uma criança frágil para resistir às intempéries e dificuldades que existiam na época. Mas, graças ao cuidado e amor de seus pais, cresceu com saúde.

Caminhando sempre ao lado da família, auxiliou desde cedo no difícil trabalho da lida como seringueiro, que era ofício do seu pai, e que muitas vezes sua mãe, Mestre Pequenina, também tinha de enfrentar.

Na terceira vez que a família bebeu o Vegetal, ainda com o Chico Lourenço, Jair reconheceu seu pai como Mestre. Logo depois, ainda nos seringais, José Gabriel da Costa começa a distribuir o Chá Hoasca para seus primeiros discípulos, sempre acompanhado de sua família. No dia 22 de julho de 1961, Mestre Gabriel anuncia a criação da União do Vegetal, e em 1965 muda-se com a família para Porto Velho, para dar continuidade à sua obra.

Caminhada

É em Porto Velho que Jair é convocado para o Corpo Instrutivo. Depois do desencarnamento do pai, ele é convocado para o Corpo do Conselho pelo Mestre Raimundo Monteiro de Souza. Chegou ao Quadro de Mestres com apenas 26 anos, convocado pelo Mestre João Ferreira de Souza (Mestre Janico), quando este ocupava o lugar de Mestre Geral Representante da União do Vegetal.

Em 1985, fundou o Núcleo Mestre Iagora (Porto Velho-RO), junto com sua mãe, Mestre Pequenina, sendo seu primeiro Mestre Representante. Quando foi criado o Conselho da Recordação dos Ensinos do Mestre Gabriel, em 1988, passou a integrá-lo, juntamente com os Mestres da Origem, formados pelo Mestre Gabriel.

No início dos anos de 1990, viajou para Salvador-BA, onde conheceu sua companheira, a Conselheira Ermanna Cavazzoli da Costa, e até hoje ele reside com sua família na capital baiana.

Em 2 de fevereiro de 1997, fundou o Núcleo Salvador (Salvador-BA), demonstrando um grande talento na preparação de dirigentes, buscando motivar os discípulos e ensinando-os a terem confiança no Mestre, no Vegetal e na doutrina. Com seu olhar firme e profundo, sempre buscou acompanhar o desenvolvimento dos discípulos, procurando saber como está a vida de cada um, para poder auxiliá-los e conduzi-los.

Como homem, mostrou que aprendeu com seu pai a trabalhar com dignidade. Em 2003, precisou voltar a Porto Velho-RO, onde permaneceu trabalhando por seis anos até se aposentar.

Com perseverança, aprendeu a pintar, dando exemplo de obstinação, e hoje é um artista plástico reconhecido internacionalmente pela sua arte e pelo domínio da técnica do pontilhismo.

Em 15 de novembro de 2017, Mestre Jair fundou seu terceiro Núcleo, o Sultão das Matas, atendendo a um pedido de sua mãe, para que abrisse um Núcleo da UDV com este nome. Mais uma vez, como Representante do Mestre Gabriel, segue ensinando e preparando mais pessoas para auxiliar na Obra do Mestre e serem mais felizes.

Mestre Jair também integra o Conselho da Representação Geral, órgão da Administração Geral do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal.

Neste dia do seu aniversário, nosso sentimento é de alegria e gratidão.

*Ivan Evangelista é integrante do Quadro de Mestres do Núcleo Sultão das Matas. Por duas vezes, já ocupou o cargo de Mestre Central da 4ª Região.

22 respostas
  1. Suely Maia de Oliveira Forte
    Suely Maia de Oliveira Forte says:

    Gratidão a esta pessoa!! Que tanto me ensinou quando era representante do Núcleo Mestre Iagora, lembranças dos bons tempo que vivemos quando o mestre Gabriel ainda estava no meio de nós, juntamente com sua mãe mestre Pequenina e seus irmãos. Aquela humilde casa, que sempre estava de portas abertas para receber todo que ali chegava. Hoje muitas lembranças e saudades.

  2. Carlos Refribom
    Carlos Refribom says:

    Eu estive pessoalmente na inauguração do Núcleo Sultão das Matas, um convite feito pelo mestre Jair Gabriel.
    O mestre Jair Gabriel têm uma amizade bem legal com os irmãos do núcleo Augusto Cangulê de Parauapebas-Para; e nós aqui temos um carinho e admiração por ele, veio aqui e ensinou nossos mestres a preparar o vegetal, daí em diante muita burracheira por aqui.
    Desejo a ele um Feliz aniversário e que ele seja feliz. Carlos Refribom.

  3. Firmo Rodrigues
    Firmo Rodrigues says:

    Parabéns e felicidades ao M. Jair Gabriel, que vem conduzindo com competência os ensinamentos recebidos do seu pai.
    É uma alegria e honra tê-lo conhecido e participado de inúmeras sessões sob sua direção.
    Abraços

  4. Flávia Ilíada
    Flávia Ilíada says:

    Vida longa ao M. Jair Gabriel, e a família do Mestre Gabriel, que teve o bom merecimento de aprender na fonte, seus ensinos e bons exemplos de vida e com desprendimento, simplicidade e disposição vem retransmitindo aos que vem chegando suas vivências e o que aprenderam com seus pais. Ensinar os discípulos a confiar no Mestre, no Vegetal e na doutrina é algo fino, base para formar dirigentes leais à essa obra.
    Votos de saúde e perseverança, hoje e sempre.

  5. C ANTONIO RODRIGUES
    C ANTONIO RODRIGUES says:

    Parabéns m jair Gabriel que Deus e m Gabriel lhe der saúde paz amor harmonia e felicidades que o senhor tenha cada vez mais firmeza equilibrio força fé e esperança em sua vida e em sua caminhada junto com todos os de sua família e toda a irmandade essa grande família que nosso grande mestre nos deixou susesso em sua caminhada são os votos deste amigo irmão

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário