Mestre Geral Representante eleito conta um pouco da sua história

| 14 Dezembro, 2020

José Carlos Garcia* foi eleito Mestre Geral Representante do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal em 24 de outubro de 2020. Tomará posse em 6 de janeiro de 2021 para o mandato que irá até 6 de janeiro de 2024. Ocupa atualmente o cargo de Mestre Assistente Geral. A pedido do Blog da UDV, no texto abaixo de sua autoria, conta brevemente um pouco de sua história.

Sou José Carlos Garcia, mais conhecido por Zé Carlos. Nasci no dia 2 de fevereiro de 1948, em uma família trabalhadora e honrada, às 6h da manhã, em uma fazenda no Município de Coroados, Estado de São Paulo, filho de Pedro Garcia de Andrade e Maria Carolina Arantes, que juntos tiveram nove filhos, sendo quatro homens e cinco  mulheres, dos quais sou o filho mais novo.

Antes de completar 20 anos de idade saí da casa de meus pais para morar com uma irmã, em Brasília-DF, com o objetivo de estudar e trabalhar. Estudei na Universidade de Brasília (UnB) e trabalhei no Itamarati (Ministério das Relações Exteriores) por alguns anos. Conheci a União do Vegetal, na primeira quinzena de agosto de 1974, com 26 anos de idade e ainda solteiro, por intermédio de Yuugi Makiuchi (hoje integrante do Quadro de Mestres do Núcleo Luz do Oriente – Brasília), amigo da Universidade e de treinos de Karatê.

Pela ligação que senti com o Vegetal, decidi me associar a UDV e continuei a minha caminhada até chegar ao Quadro de Mestres, o que aconteceu aproximadamente 2 anos e 4 meses após ter conhecido a União do Vegetal. Na sequência, decidi morar em Porto Velho (RO) e lá conheci a grande maioria dos Mestres da Origem, em suas simplicidades e com experiências vivenciadas por eles com a presença de Mestre Gabriel.

Ocupei diversos cargos na União do Vegetal: Secretário, Tesoureiro, Presidente, Mestre Representante, por alguns mandatos; Mestre Central, por alguns mandatos; Mestre Assistente Geral do MGR, por um mandato e respondi pelo lugar de Mestre Geral Representante, por alguns dias em 1982.

Em Porto Velho tive o meu primeiro casamento, em 1977, com Izabel Braga, e tivemos três  filhos:  Isabel, Pedro e Luana. Em 1992 houve a separação. Para minha felicidade, no dia 14 de dezembro de 2002, me casei com Danielle Hounsell e deste nosso casamento nasceu nosso filho, João Felipe.

Considero-me uma pessoa, verdadeiramente, feliz com a minha família. Considero-me abençoado pelos filhos que tenho e, mais ainda, sinto uma grande alegria pela existência de seis netos: Ana Maria, filha da Isabel; Miguel, João Gabriel e Pedro (Pedrinho), filhos do Pedro; Maria Flor e Clara Liz, filhas da Luana.

Sou Auditor Fiscal aposentado e em 2013 decidi morar nos Estados Unidos, por uma responsabilidade com a União do Vegetal, até o momento em que, por uma nova responsabilidade com esta Obra, começo a residir em Brasília. Sinto-me feliz, neste momento de minha vida, por ter sido escolhido para ocupar o lugar mais alto de nossa sociedade, como Mestre Geral Representante. Além de ser uma responsabilidade enorme é, ainda, uma grande honra.

Por tudo isso, peço ao Grande Mestre Gabriel, Mestre desta Nossa Sagrada União, que me conceda a palavra certa e o equilíbrio necessário para conduzir esta grande embarcação (União do Vegetal) com segurança, equilíbrio e firmeza, na direção certa para aportar sempre em portos seguros, propiciando a Paz desejada por ele.

Que a Paz que o Mestre quer no mundo seja a meta de todo discípulo desta nossa União.

Faço votos que a Luz, a Paz e o Amor estejam sempre presentes em nossas vidas. Esse é o meu sincero desejo.

*José Carlos Garcia é Mestre Assistente Geral do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal e Mestre Geral Representante eleito para o triênio 2021/2024.

25 respostas
  1. Cristina Souza criniti Aranha
    Cristina Souza criniti Aranha says:

    Com a graça de nosso Mestre, estamos vivenciando belos momentos de crescimento na UDV. Sinto a força da amizade na mudança dos mandatos e isso fortalece a tod@s os discípulos. Queridos amigos, Mestre Zé Carlos e C. Danielle, é um presente para mim e minha família poder contar com vocês nesse trabalho de amor, de grande responsabilidade perante a Deus, perante a humanidade. Espero poder contribuir cada vez mais na construção da paz dentro de mim e de nossa sociedade. Nossa Senhora há de cobri-los sempre com seu Divino Manto.

    Responder
  2. Franklin, Palmas - TO.
    Franklin, Palmas - TO. says:

    Como sócio da UDV, sinto me honrado, principalmente por ter acesso as informações e textos publicados nesse blog, a comunicação no Centro hoje se mostra muito eficiente graças ao bom trabalhos de muitos irmãos. Conhecer um pouco mais da história do M. Zé Carlos Garcia, que vem receber esse importante cargo na UDV me deixa feliz e confiante que a cada dia que passa essa instituição tem sido bem dirigida e conduzida com a união de seus dirigentes buscando sempre o melhor. Desejo saúde, Luz Paz e Amor na condução dessa grande Obra que é a União do Vegetal.

    Responder
  3. Leonardo Pauperio
    Leonardo Pauperio says:

    Estou muito feliz com este momento que teremos na Sede Geral com a presença do senhor e sua família. Que o Mestre sempre abençoe a sua caminhada com saúde, paz e alegria.

    Responder
  4. Jean Bonazoni
    Jean Bonazoni says:

    Tamo junto, Zeca.
    Que a sua sabedoria e jovialidade também marquem uma boa administração, sua presença na vida dos jovens da UDV gera memórias felizes. Da mesma forma, junto à toda irmandade, com habilidade pra nos conduzir.
    Deus abençoe e guarde ao senhor e toda sua querida família.

    Responder
  5. Alfredo Facundes Fontenele
    Alfredo Facundes Fontenele says:

    Mestre Zé Carlos, seja bem-vindo ao mais alto cargo da UDV. Desejo de todo coração muita prosperidade e que seja um instrumento de paz que o Mestre Gabriel tanto almeja ao mundo. Que o símbolo da União (Luz, Paz e Amor), esteja sempre em seu coração.
    Fraternalmente.

    Responder
  6. Mariana Mesquita
    Mariana Mesquita says:

    Fico feliz por mais este momento de renovação na União do Vegetal. O senhor tem uma importância na nossa família, pois foi quem deu o primeiro vou de vegetal para os meus pais. Sou grata por isso. Desejo saúde, paz, equilíbrio e êxito na missão.
    LPA

    Responder
  7. Chaiena gomes
    Chaiena gomes says:

    Mestre José Carlos gostei muito da sua simplicidade,autenticidade e alegria !Pra mim um momento de “Renovação “para a nossa irmandade e para o mundo também!Vejo este momento que estamos atravessando como “o grande despertar”
    Luz paz e Amor Infinitamente!!!
    Chaiena Gomes

    Responder
  8. Marcelo Renan Teles
    Marcelo Renan Teles says:

    Prosperidade ao senhor M. José Carlos, faço votos que seja vitorioso nessa jornada e que possa conduzir nossa Sagrada União dentro do Símbolo Sagrado de Luz Paz e Amor. Força, Resistência, Sabedoria pra que tenhas sempre a Luz e equilíbrio necessário.

    Responder
  9. Sandra Leite Coura Diniz
    Sandra Leite Coura Diniz says:

    Tive a oportunidade de participar de uma Sessão para o grupo de jovens da 1ª Região, onde estava como monitora, e pra mim ficou registrado como um momento de consagração do amor. E desejo que o símbolo da União, Luz, Paz e Amor esteja sempre presente com o Sr. para a condução dessa missão.

    Responder
  10. Aracele Oliveira
    Aracele Oliveira says:

    Conheci o Mestre Ze Carlos aqui nos EUA quando decidi morar aqui, pessoa alegre e simples que vem se dedicando a esta obra sagrada há muito tempo. Boa sorte e muita saúde pra o senhor e sua família!!! Uma pessoa importante que me deu suporte na fase de adaptação junto com C. Danielle, pessoa querida a mim também!!

    Responder
  11. Fabiana Queiroz
    Fabiana Queiroz says:

    Sabedoria e discernimento ao Mestre José Carlos para fazer uma União do Vegetal ainda melhor, trazendo os ensinos do Mestre cada dia mais presente a todos nós! Saúde e guarnição nessa sua sublime missão!

    Responder
  12. LEONARDO GONÇALVES
    LEONARDO GONÇALVES says:

    Eu desejo ao senhor Força e Luz nesta mova responsabilidade e que O Grande Mestre esteja sempre sempre ao seu lado na condução da UDV. Abraço Fraterno

    Responder
  13. Fernando Cavalcanti
    Fernando Cavalcanti says:

    Desejo ao senhor a vitória, com as bênçãos de Deus e da Virgem Mãe Santíssima. Que Mestre Gabriel esteja sempre presente em sua caminhada, com sua Luz, Paz e Amor.

    Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *