Mestre Dercílio, uma missão cumprida

17 Setembro, 2021

Carlos Teodoro Irigaray*

Em 11 de setembro passado, um dia após o aniversário de 32 anos do Núcleo Breuzim (Cuiabá), do qual foi fundador, Mestre Dercílio Marra da Silva passou para o plano espiritual, cumprindo sua missão e deixando um exemplo de amor e dedicação à União do Vegetal.

Nascido em Planaltina-GO no dia 20 de novembro de 1935, Dercílio foi criado numa família cujos pais cultivavam valores morais e espirituais (eram católicos, devotos de Santa Luzia). Conta ele que “no sertão goiano, a vida na roça era simples e não tinha conforto, mas tinha a natureza presente, e a rotina era plantar e colher”, período do qual guardava boas lembranças.

Ainda jovem ele iniciou sua busca por uma religião que o aproximasse de Deus, passando por várias delas, até chegar à União do Vegetal (UDV) em 1977, convidado pelo amigo Flávio Mesquita, passando a frequentar o Núcleo Estrela do Norte em Brasília (hoje Sede Geral), onde iniciou sua caminhada e, segundo ele, foi quando “começou a perceber melhor a vida”.

Cinco anos depois surgiu a oportunidade de mudar-se para Cuiabá, em busca de saúde para um de seus filhos, tendo se associado no Núcleo Senhora Santana, em Campo Grande (MS), onde chegou ao Quadro de Mestres, tornando-se responsável pelos trabalhos da UDV em Cuiabá (MT), que aconteciam em sua residência.

Enfrentando viagens de ônibus com sua família (1.400 km) para participar das Sessões em Campo Grande, Dercílio se empenhou para hastear em Cuiabá a Bandeira da UDV, o que aconteceu em 10 de setembro de 1989, quando foi criado o Núcleo Breuzim, sendo ele designado Mestre Representante.

Uma semente plantada com amor em solo fértil e bem cuidado sempre produz boa colheita. Assim, a semente por ele plantada em Cuiabá frutificou, tendo a UDV se expandido em Mato Grosso, que conta atualmente com nove Núcleos, sendo seis em Cuiabá, além de três Núcleos e duas Distribuições Autorizadas de Vegetal no interior do estado. Atualmente, Mestre Dercílio estava sócio no Núcleo Convite Aos Encantos (Formosa-GO).

Renascimento

Foram 44 anos de trabalho em prol da União do Vegetal, que para ele tinha um significado especial, como afirmou algumas vezes: “A União trouxe uma mudança, uma transformação em muitas coisas na minha vida. Um verdadeiro renascimento. Quando cheguei na União era um tanto carente (e continuo até hoje), carente de amor, de amizade, mas naquela época era mais sedento e a UDV trouxe tudo isso pra mim, trouxe esperança saúde, renovação, razão pra mim continuar vivendo”.

Mesmo cruzando algumas dificuldades Dercílio sempre foi um homem prestativo e animado, de bem com a vida. Dois dias antes de fazer a passagem, já com a saúde muito debilitada, fazia planos de trabalho para quando regressasse a Cuiabá.

Aos 85 anos de idade, partiu com serenidade, em sua residência em Formosa (próximo de onde nasceu), cumprindo sua missão e deixando saudades aos familiares, sua esposa Conselheira Marlene, os filhos (Edilmar, Edilmaeni, Edinaldo, Edilvani, Halisson, Ismael, Clarice e Arlindo – este já falecido), netos e tantos amigos que cativou com seu jeito simples e alegre.

Confiamos que foi recebido pelo Mestre Gabriel em sua Luz, pedindo à Virgem Mãe Santíssima que conforte os que sentem essa partida.

*Carlos Teodoro Irigaray é Mestre Assistente Geral do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal.

35 respostas
  1. joaquim jose de queiroz
    joaquim jose de queiroz says:

    A historia de um é a historia de todos, a nossa alegria e felicidade é a mesma partilhada e sentida por todos os que fazem essa Divina UDV crescer e florescer, apesar do momento ser de reflexão, sem duvida o Mestre Dercílio cumpriu com sua missão com brilho e honra. Acredito que em cada Núcleo da UDV o Mestre Gabriel escala um dos seus discípulos para semear as sementes de amor e paz, e sem dúvida o Mestre Dercílio foi um desses escolhidos, e sei que cumpriu sua missão com brilho e zelo, espalhando assim as sementes recebidas cujo frutos são hoje colhidos por tantos Núcleos na Região. Que o futuro e as futuras gerações possam se espelhar nessa historias verdadeiras, pois temos na nossa União muitos homens honrados. Que o Mestre o receba e de mãos dadas o conduza a uma das suas moradas sagradas. Luz, Paz e Amor a família e aos amigos.

    Responder
  2. Elessandra Virgulino Tonelli.
    Elessandra Virgulino Tonelli. says:

    Um amigo querido. Sempre dando bons conselhos, presenciei ele dando um conselho a um pessoa (bebeu o vegetal algumas vezes), que veio o procurar em minha casa quando estava a passeio. E fez um questionamento a ele. O M. Dercílio respondeu com tanta doçura, paz de uma educação que a pessoa entendeu. Guardei o conselho em meu coração e a pessoa também, pois mudou de vida. Gratidão a esse querido amigo.

    Responder
  3. Marly.custodio
    Marly.custodio says:

    Quero aqui externar minha gratidão ao Mestre Dercílio pela sua dedicação e esforço em implantar a União do Vegetal no MT, através desse esforço me deu a oportunidade de conhecer e estar nessa religião que tão bem me faz…

    Responder
  4. Clarice Marra
    Clarice Marra says:

    Grata Mestre Teodoro, grata a União do Vegetal, por tudo. O meu pai descansou e está em paz. A matéria não acompanhava mais, o querer do Espírito …logo logo ele volta para ser ainda mais feliz, no Núcleo Breuzim. Núcleo do coração.

    Responder
    • Lucilena Miranda Brauno
      Lucilena Miranda Brauno says:

      Gratidão, Mestre Dercílio, por tudo que fez por nós, dando sempre bons conselhos e boas orientações enquanto esteve presente no Núcleo Santa Luzia a qual pertenço…

      Responder
  5. Marlene
    Marlene says:

    Me sinto honrada e grata pela oportunidade de ter compartilhado momentos especiais nessa vida ao lado dele. Mestre Dercilio estará sempre gravado no meu coração.

    Responder
  6. Klaus Marcus PARANAYBA
    Klaus Marcus PARANAYBA says:

    Dercílio foi um amigo de extrema educação. Participou do início da minha caminha há quase quarenta anos. Foi amigo de nossa família. Sua fala sempre cativante e serena pela humildade nas palavras. Que essas qualidades e outras mais que tem lhe proporcionem sem paz e aos familiares também.

    Responder
  7. Moisés Lisbôa
    Moisés Lisbôa says:

    Tive a oportunidade de vê-lo falar da felicidade dele quando pôde receber a bandeira da União do Vegetal em Cuiabá. Um marco importante e que todos nós do MT seguimos colhendo o fruto do importante trabalho deste Sr, que se mostrava um bom amigo.

    Que o Mestre o tenha em bom lugar, e que possa retornar também com boas colheitas.


    Moisés Lisbôa
    N. Florestal
    Alta Floresta/MT

    Responder
  8. José Sérvio Nobre Maia
    José Sérvio Nobre Maia says:

    M. Dercilio, um amigo que de boas palavras, me recebeu em Cuiabá, como um velho amigo, me auxiliou um tanto no período em que estive no Mato Grosso, início dos trabalhos da UDV, onde bebiamos o Vegetal na residência do M. Dercilio. Sou grato pela amizade deste amigo.

    Responder
  9. ADELINO NUNES DOS SANTOS
    ADELINO NUNES DOS SANTOS says:

    Um bom amigo e Conselheiro, força de vontade prá viver e realizar. Conforme sua filha Clarisse disse a matéria já não atendia seus impulsos. Que o Mestre receba em sua morada.
    Fortalecimento a C Marlene que auxiliou até a sua passagem.
    Aos familiares meus sentimentos e amizade.

    Responder
  10. FLAVIO MESQUITA DA SILVA
    FLAVIO MESQUITA DA SILVA says:

    Meu compadre e querido amigo Dercílio, Mestre na União, com quem tive a honra de conviver desde menino, época em que se dedicou a trabalhos humanitários de grande relevância com meu pai, em muitas ocasiões. Em 1977, eu o convidei para a União do Vegetal, lugar que frequentou de forma dedicada até sua partida. Meus sinceros votos de paz a todos que ele cativou, certo de que seu olhar aceso e sorriso de menino continuarão vivos na memória dos seus familiares e inúmeros amigos.

    Responder
  11. Aguonaldo S Marques da Silva
    Aguonaldo S Marques da Silva says:

    Sou grato a Deus porque tive, a oportunidade de conhecer esse senhor, e sua família. Homem de coração bom, foi ele com sua família, o pioneir na implantação da UDV em Cuiabá MT.
    Que o Mestre Gabriel, o receba com Luz Paz e Amor.

    Responder
  12. João Divino Duarte de Oliveira
    João Divino Duarte de Oliveira says:

    Cheguei na União em 1.991, no Núcleo Breuzim. Sessão dirigida pelo Mestre Dercilio.
    Ele falou de Jesus e do Mestre Gabriel, como se tivesse vivido com Eles.
    Desta sessão de adventícios, formou-se, três Mestres e uma Conselheira.
    Vi nele um homem generoso, uma pessoa amiga que sabia ouvir e dava sempre bons conselhos.
    Saudades!
    João Divino.

    Responder
  13. Agameton Ramsés Justino
    Agameton Ramsés Justino says:

    Tive a alegria de conviver com o M. Dercílio alguns anos. Um homem amigo, dócil e atencioso com todos. Deixou bons aprendizados pra mim, em especial na maneira de conduzir os trabalhos na União. Siga em paz, amigo!

    Responder
  14. Marcelo Ojeda Torrilhas
    Marcelo Ojeda Torrilhas says:

    Uma amigo que tive a honra de tê-lo, com uma certa frequência, em minha casa. Um homem pacífico e sempre alegre.
    Que Deus e Nossa Senhora Santíssima conforte o coração da família e amigos.

    Responder
  15. Ligia Sarubbi
    Ligia Sarubbi says:

    Confortante palavras Mestre Teodoro! Meus sinceros sentimentos a família do nosso querido e amado Mestre Dercilio! Guardo em minha memória as mais singelas lembranças deste nobre amigo que tive nesta encarnação! Saudades…

    Responder
  16. Júlio Linhares
    Júlio Linhares says:

    Gratidão pela semente bem plantada por este Amigo!!!! Uma pessoa simples… sempre alegre e com Amor no coração. Qualidades de um bom discípulo do Mestre Gabriel.

    Responder
  17. Thereza Martha
    Thereza Martha says:

    Um amigo acolhedor, gentil e sempre cheio de esperança de dias melhores! Tive a honra e oportunidade de conviver com este amigo querido no Breuzim e depois na Sede Geral e ver sua dedicação à UDV e atenção às pessoas que vinham chegando! Que esteja acolhido na Luz do Mestre.

    Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *