Mestre Antônio Gabriel e seu legado de amor ao Mestre Gabriel
| 18 Outubro, 2021
Equipe do Blog
Neste dia 18 de outubro de 2021, Antônio Gabriel da Costa estaria fazendo 94 anos de idade. Antônio é irmão de José Gabriel da Costa, o Mestre Gabriel, criador do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal. Graças à sua chegada à União do Vegetal, ficamos conhecendo mais da infância do Mestre Gabriel em Coração de Maria-BA, através das histórias e acontecimentos narrados por ele.
Em sua homenagem, reproduzimos a seguir textos publicados pelo Blog da UDV em anos anteriores, e que nos apresentam mais deste distinto senhor e do seu legado de amor ao Mestre Gabriel. Com seu exemplo e seu jeito simples de ser, Antônio soube zelar por tudo que seu irmão lhe ensinou na infância e também na União do Vegetal.
O reencontro com o irmão
De 1971 a 2011 começou a viver as boas novas que José Gabriel lhe presenteou no dia dois de setembro de 1971, quando Antônio chegou numa tarde muito especial na casa simples e humilde desse seu irmão em Porto Velho (RO). Dia esse que Antônio Gabriel conheceu no seu Irmão de sangue, José Gabriel, o Mestre. Era dia do aniversário de Getúlio, filho de Mestre Gabriel e de Mestre Pequenina. No momento de sua chegada, Mestre Pequenina fazia um bolo e Mestre Gabriel se encontrava numa rede. Jandira (filha do casal) também estava em casa.
Clique aqui e leia mais: Mestre Antônio Gabriel, um homem de bem
A caminhada espiritual
De Porto Velho, ele acompanhou o Mestre Gabriel até Manaus (AM). Lá, ele ficou enquanto o irmão seguiu para Brasília, naquela que seria sua derradeira viagem. Quando chegou a notícia de que o Mestre Gabriel havia feito a passagem, Mestre Antônio voltou a Porto Velho para auxiliar a família do seu irmão. Lá, ficou em torno de seis meses, dando uma real demonstração de desprendimento e de amor pelo Mestre Gabriel e pela família dele.
Clique aqui e leia mais: Antônio Gabriel da Costa, amigo irmão
O exercício da fé
E a fé, Antônio?”
Neste texto, Mestre Tadeo Feijão, presidente da Diretoria Geral, conta que Mestre Antônio, duas semanas antes de sofrer um grave acidente, enquanto dirigia seu caminhão carregado de telhas pela BR-116 – próximo de Chorozinho, Ceará –, havia doutrinado em uma Sessão sobre a importância da fé. Naquela noite, no hospital em Fortaleza, quando eu o visitei pela primeira vez e o encontrei em coma, com poucas chances de sobreviver, ele mantinha um diálogo interior com Mestre Gabriel, que, em resposta a um pedido seu para salvar sua vida, lhe respondeu de forma severa: “E a fé, Antônio? Tu fala tanto da fé”.
Leia mais: Mestre Antônio Gabriel, um homem de fé
–
Publicado anteriormente em 18 de Outubro de 2020.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.
História boa de conhecer, que pela leitura já traz um tanto de ensinamentos: lealdade, amizade, disciplina, humildade, simplicidade, Fé … Coisa boa é ser discípula do Mestre Gabriel, graças à Deus!
M. Antônio Gabriel era uma pessoa bem especial. Deixou bons ensinamentos, e muita saudade!!!
Mestre Antônio , uma pessoa querida e admirável que deixou saudade no coração de muita gente, inclusive no meu.
Nós do Núcleo Mestre Antônio Gabriel, estamos felizes por realizar o aniversário de três anos do núcleo que no nome e na simplicidade homenagem esse irmão de fé, de coragem e de bem, que se faz presente nas histórias e no convívio harmonioso que teve com alguns sócios e visitantes. Viva o Núcleo Mestre Antônio Gabriel
M. Antônio Gabriel , homem simples e amigo , tive a oportunidade de conhecê-lo ,no 2o dia quando fomos em busca da família de Mestre Gabriel em Feira e Pé de Serra. Boas lembranças desse amigo querido .
Mestre Antônio Gabriel da Costa, merece a nossa homenagem por trazer pra nós tantos acontecimentos da infância com o M Gabriel, pelas chamadas que trouxe, mas também por sua pessoa que com a marca da simplicidade deixou seu próprio legado a todos, especial pra quem teve a oportunidade de conhecê-lo. Estava recém chegado à UDV quando o conheci e sinto um grande importância ter sido alvo da sua atenção e afeição, algo que se podia perceber ser da sua natureza. Que o Mestre Gabriel esteja sempre presente! Abraço fraterno a todos os meus irmãos.
De Ipiaú/BA – Núcleo Amor Divino
Saudoso Mestre Antônio Gabriel! Amigo querido de diversos momentos especiais gravados em minha memória, principalmente das largas conversas nas madrugadas em Coração de Maria! Dia 18 de outubro era uma festa bem especial no Núcleo Coração de Maria que eu gostava de participar e ver a devoção do Mestre Antonio ao seu saudoso irmão! Hoje também é aniversário do Núcleo Mestre Antônio Gabriel em Camaçari/BA, criado em sua homenagem!