Blog da UDV homenageia os 80 anos de Mestre Jorge Elage

| 9 Maio, 2023

Hiran Medeiros Moreira*

Foto: Bento Viana.

Estou tendo a honra de escrever algumas palavras em celebração ao aniversário de 80 anos de meu querido amigo Jorge Elage, ocorrido no dia 22 de abril de 2023.

Jorge nasceu em Corumbá (hoje MS e MT à época), filho de Armando Elage, sírio, e Hilda Woitschach de Elage, alemã, que lhe deu este temperamento forte tão peculiar. Eles residiam em Porto Suárez, na Bolívia, e cruzaram a fronteira para que o nascimento fosse no Brasil, pois o pai queria que o filho fosse brasileiro.

Seu sobrenome significa “peregrino” e por muitos anos assim viveu. Morou na Bolívia, passou parte de sua infância em Guajará-Mirim/RO e Belém/PA, estudou em Minas Gerais e de lá foi de navio para a Europa, retornou ao Brasil, trabalhou no México e depois voltou a residir em Rondônia. Após ter passado algumas atribulações na vida, encontrou na UDV um lugar para serenar suas inquietudes e aflições, abrandar o coração, despertar-se para a espiritualidade e encontrou em Mestre Gabriel o seu guia espiritual.

O início de uma peregrinação

Bebeu o Vegetal pela primeira vez em Ariquemes-RO, no Núcleo Mestre Ramos, no dia 26/9/1981, com o Mestre Bartolomeu, por quem tem grande estima, amizade e profunda gratidão. Recebeu das mãos de Mestre Bartolomeu a camisa de sócio e foi, por ele, convocado ao Corpo Instrutivo. Jorge diz que Mestre Bartolomeu é o seu “primeiro Salvador”. Quando se mudou para Porto Velho, associou-se no Núcleo Estrela do Norte, tendo Mestre Braga e Mestre Herculano como seus admirados professores.

Tem se dedicado nestes mais de 40 anos a zelar e contribuir para o crescimento deste trabalho do Mestre Gabriel, demonstrando amor e reconhecimento com relação à importância da União do Vegetal em sua vida. Esteve à frente da fundação do Núcleo Mestre Bartolomeu em Porto Velho-RO, desmembramento do Núcleo Estrela do Norte, sendo o Mestre Representante entre 1991 e 1998. Entre outros importantes cargos ocupados no Centro Espírita Beneficente União do Vegetal, destacam-se também o de Vice-Presidente da DG (2015 a 2018), membro do Comitê Gestor (2018 a 2021), membro eleito do Conage (2018 a 2021) e atualmente é membro indicado ao Conage.

Um peregrino necessário

Jorge tem um espírito polêmico muito conhecido pelos que convivem com ele, uma intensa busca e compromisso com a verdade, à qual se dedica com inteligência e coragem incomuns. A mim e a tantas outras pessoas muito ensina e auxilia a caminhar neste caminho do Mestre com mais realidade e fraternidade, fazendo diferença em nossa caminhada. Por isso já ouvi de diversos irmãos “ser necessário que tenhamos o Jorge na UDV”. É daqueles amigos que perde o sono pensando e sentindo a dor do outro, aproxima-se das pessoas, cativa e cultiva grandes amizades. Também se alegra em sentir a alegria do outro, fazendo-se presente em momentos de vitória e celebração.

Seu espírito peregrino também contribuiu para dar importante apoio ao início da UDV na Europa. Atendendo a um pedido de Mestre Monteiro, então Mestre Geral Representante, por ter fluência nativa em espanhol, nos anos de 1995 e 1996, viajou algumas vezes levando o Vegetal e realizando várias Sessões na Espanha, Suíça e Inglaterra. Também recebeu irmãos do exterior em Porto Velho, incluindo também irmãos dos Estados Unidos, auxiliando nos primeiros passos que estavam dando na UDV. Assim, Jorge fez vários amigos que hoje fazem parte da Direção da UDV no exterior e busca se fazer presente mantendo o contato e acompanhando a caminhada sempre que possível.

Um amigo presente

Jorge tem uma bonita família, com sua querida companheira Rita, seus cinco filhos: Cybele, Armando, Jorge, Lorena, Lucas e seus enteados Renato, Pedro e Gabriel. Tem quatro netos (Amanda, Matheus, João Gabriel e Pedro) e uma bisneta (Gabriela). Família à qual ele não mede esforços para zelar, cuidar e unir.

Quando Mestre Bartolomeu veio de Ariquemes, a pedido de Mestre Monteiro, para iniciar um Núcleo da UDV em Goiânia, Jorge se mudou para Brasília e vinha com frequência às Sessões em Goiânia, sobretudo nos anos de 1983 e 1984. Tendo estado presente em vários momentos do início dos trabalhos da UDV em Goiânia, onde também fez amigos queridos de caminhada e pôde se encontrar com seu amigo Mestre Bartolomeu e acompanhar o seu trabalho no lugar de Mestre Representante do Núcleo Rei Inca. Numa dessas oportunidades, Mestre Bartolomeu o escalou para dirigir uma Sessão no dia 22 de abril de 1984, data de seu aniversário, e dedicou estas seguintes palavras ao aniversariante, irmão Jorge Elage:

“Quero trazer a minha mensagem de carinho, apreço e consideração ao irmão Jorge Elage, pessoa que encontrei no caminho de minhas preocupações, no caminho de minhas responsabilidades e acolhi três anos atrás com o propósito de vê-lo salvar-se das preocupações, das ideias conturbadas que procuravam fazê-lo sucumbir. E, embora não tendo eu o tato necessário para lidar com as pessoas, recebi a inspiração de aprender a conviver com todos e ele tem sido para mim um bom Mestre nesta arte. E, graças a Deus, apesar de alguns entreveros já havidos entre nós, pudemos superar a todos e pudemos num dia como hoje ter a satisfação de vê-lo, mais uma vez, vivendo mais um aniversário de sua existência e, para maior alegria nossa, apresentando condições que permitem viver cada vez melhor: mais maduro, mais sensato, e capaz de num futuro breve estar plenamente habilitado a viver em equilíbrio, harmonia, paz e tranquilidade.

Irmão Jorge, é um prazer, é uma felicidade tê-lo como amigo, e isto eu sei que és. Espero e peço ao Mestre que lhe dê saúde, a força e o vigor para continuar existindo e proporcionando aos que contigo convivem a felicidade de tê-lo presente. O meu abraço afetuoso de irmão e amigo.”

Desejo, querido Jorge, saúde, alegria, guarnição e muitas bênçãos a você e seus familiares em seus 80 anos. Que possas sentir a luz da espiritualidade te orientando e usufruir de dias de paz e fraternidade, e que possamos nos encontrar e conversar madrugada adentro muitas e muitas vezes nesta vida, mesmo que tendo de acordar no dia seguinte cedinho. Grato por sua amizade, consideração e presença. Felicidades!!!

Hiran

*Hiran Medeiros Moreira é Mestre Representante do Núcleo Rei Inca, Goiânia-GO, 8ª Região.

Lorena

A pesquisa para a produção deste texto contou com o apoio de Lorena Soté de Elage Braga Garcia, filha de M. Jorge Elage. Lorena é membro do Corpo do Conselho da Sede Geral.