Os 20 anos do Núcleo Encanto das Águas

Max Augusto Santos Passos*

 | 11 Maio, 2023

Mutirão antes da inauguração, novembro de 2003 | DMC/Encanto das Águas

O dia 1º de maio de 2023 é motivo de uma histórica comemoração na irmandade do Núcleo Encanto das Águas, que celebra o aniversário de 20 anos dela, fruto do desmembramento do Núcleo Reis Magos. Situado na cidade de Ilhéus (BA), o Núcleo Encanto das Águas foi construído em uma preservada área da Mata Atlântica e é margeado por um rio – ambiente que inspirou o nome dele e ao qual os sócios carinhosamente chamam de “Encanto”.

>> Clique aqui e acesse a Galeria de Imagem do Núcleo Encanto das Águas

O terreno onde se encontra o Núcleo Encanto das Águas pertencia à Conselheira Celeste, do Núcleo Reis Magos. No ano 2000, ela doou parte do terreno dela ao Núcleo Reis Magos, lugar esse em que foi iniciada uma área de plantio de Mariri e de Chacrona da 4ª Região. Em 7 de setembro de 2000, foi realizada a primeira Sessão de Vegetal neste local.

Posteriormente, Conselheira Celeste colocou o restante do terreno à venda, tendo sido dada a prioridade de compra à União do Vegetal. Com isto, foram realizadas reuniões e visitas à área para que as pessoas o conhecessem e para que assim fosse iniciado um movimento para a aquisição do terreno. Após ampla mobilização da irmandade, a qual contou com o auxílio da Casa da União, foi adquirida toda a área do sítio em 9 de fevereiro de 2001, totalizando 30 (trinta) hectares.

A Direção do Núcleo Reis Magos já havia identificado a necessidade de se criar um novo Núcleo. Com as constantes idas da irmandade ao Plantio, mais pessoas conheceram o terreno, que se tornou candidato natural à condição de receber o desmembramento. A decisão ocorreu em 2003, em Sessão do Quadro de Mestres do Núcleo Reis Magos. Colocaram-se à disposição para iniciar esse trabalho os Mestres Roberto Arléo e Reinaldo Mota. Posteriormente o Mestre Massayuki Sambuichi transferiu-se da Sede Geral para o Núcleo Reis Magos com o objetivo de também participar da criação do então denominado Pré-Núcleo.

Início dos trabalhos

Enquanto a irmandade do Núcleo Reis Magos aguardava a autorização para a criação do novo Pré-Núcleo, uma intensa movimentação passou a acontecer tanto com a decisão dos membros da Direção que iriam acompanhar a nova irmandade como com a escolha da Diretoria Provisória. Além do recebimento de doações, houve a limpeza da área e o início das construções, ainda provisórias.

Em 18 de outubro de 2003, com autorização do Mestre Central da 4ª Região à época, Mestre Anchieta, as Sessões da segunda escala de cada mês passaram a ser feitas nas instalações do futuro Pré-Núcleo.

Em 5 de novembro de 2003, o Quadro de Mestres da Sede Geral, em reunião presidida pelo Mestre José Luiz de Oliveira, à época Mestre Geral Representante, aprovou a criação do Pré-Núcleo Encanto das Águas, confirmando a data de 7 de dezembro de 2003 para o início das atividades com a designação do Mestre Roberto de Albuquerque Arléo Barbosa como Mestre Representante.

Essa autorização consolidou um trabalho perseverante do Mestre Estácio Ferrer, Mestre Representante do Núcleo Reis Magos naquele triênio, que procurou realizar o desmembramento dentro de um clima de harmonia.

Inauguração

Na data aprovada, ao meio-dia, foi realizada a solenidade de hasteamento das bandeiras e foi cantado o Hino à Bandeira da União do Vegetal. Naquela tarde, em assembleia presidida pelo Mestre Maurício Corso, então Presidente do Núcleo Reis Magos, foi eleita e tomou posse a nova Diretoria do Pré-Núcleo. O Mestre Reinaldo foi eleito Presidente e o Mestre Massayuki Sambuichi, Vice-Presidente.

Às 18 horas daquele dia, em Sessão dirigida pelo Mestre Anchieta (Mestre Central da 4ª Região), Mestre Roberto Arléo recebeu a camisa de Mestre Representante. O então Pré-Núcleo Encanto das Águas foi iniciado com 3 sócios fundadores no Quadro de Mestres, 9 no Corpo do Conselho, 27 no Corpo Instrutivo e 8 no Quadro de Sócios.

No dia 28 de abril de 2009, o Quadro de Mestres da Sede Geral, em reunião presidida pelo então Mestre Geral Representante, Francisco Herculano de Oliveira, aprovou a solicitação que havia sido feita pelo Mestre Ivan (Mestre Central da 4ª Região), autorizando a elevação a Núcleo Encanto das Águas a partir de 1º de maio de 2009. Essa nova data foi solicitada como aniversário do Núcleo para favorecer uma maior participação e presença da irmandade e dos visitantes.

Momentos marcantes

Nestes 20 anos, o Núcleo Encanto das Águas recebeu visitas de alguns dos Mestres do Conselho da Recordação dos Ensinos do Mestre Gabriel: Mestre Roberto Souto, Mestre Braga, Mestre Monteiro, Mestre José Luiz e Mestre Jair Gabriel. Destacamos também a presença do Mestre Antonio Gabriel, irmão do Mestre Gabriel, em agosto de 2005. A Mestre Pequenina também visitou o local em 2002, porém antes da criação do Pré-Núcleo, quando ainda estavam sendo preparadas as instalações.

Ao longo de sua história, o Encanto das Águas sediou também eventos importantes, como o 1º Encontro do Plantio da 4ª Região, em 2006; o IV Encontro de Jovens da 4ª Região, em 2007; e a implantação da primeira Unidade Demonstrativa do Sistema Agroflorestal da 4ª Região, em 2021.

Já estiveram no lugar de Representante do Núcleo Encanto das Águas os Mestres: Roberto Arléo (2003-2009), Reinaldo Mota Andrade (2009-2012), Max Passos (2012-2015), Márcio Passos (2015-2018) e Eduardo Bruno Lemos (2018-2021). Atualmente o Mestre Márcio está ocupando a Representação pela segunda vez.

Ao longo destas duas décadas, muitas pessoas fizeram parte dessa irmandade, outras tantas vêm chegando e há aquelas que continuam presentes, contribuindo com o objetivo da União do Vegetal de trabalhar pelo desenvolvimento espiritual do ser humano e por uma Paz no mundo.

Max

*Max Augusto Santos Passos é integrante do Quadro de Mestres do Núcleo Encanto das Águas.

15 respostas
  1. Jéssica Collares
    Jéssica Collares says:

    Um Lugar Encantado, de uma Natureza privilegiada. E uma irmandade muito querida. Sou Grata ao Mestre e a todos que trabalharam pra esse Abençoado Núcleo existir! Tive a honra de iniciar minha caminhada na UDV nesse Encanto… que me Encontou o Coração ❤️ Só Gratidão e que venham muitos anos com Saúde e Fortuna!!! Pra todos. Um abraço Fraterno, Jéssica, Pedro, Artur, Antônio Pedro e Benjamin.

  2. Waléria De Sant'Anna
    Waléria De Sant'Anna says:

    Núcleo Encanto das Águas dentro da Floresta Mata Atlântica, encantado pela força da água que circula o Tempo traz Encanto em Tempo Alto!!
    Alegria eu sinto de conhecer a irmandade do Encanto.
    Felicidade, Prosperidade, Alegria, Saúde e Paz a valorosa irmandade que faz o Núcleo ser e ter!
    Abraços! Saudades ✨

  3. Alexandre Xygalas
    Alexandre Xygalas says:

    Conheci a UDV e me associei neste então Pré-Núcleo, em 2006. De lá voltei para Suíça, meu país, onde pude iniciar, junto com alguns irmãos, um trabalho de construção do hoje Núcleo Sagrado Poder, em Genebra. Uma felicidade ver este Núcleo Encanto das Aguas festejar 20 anos. Terei este lugar no meu coração para sempre!

  4. Raymundo Sá Barretto
    Raymundo Sá Barretto says:

    O Encanto das Águas é um lugar marcante na vida de todos que o conhece.
    A simplicidade e a beleza da natureza são características deste lugar.
    Lugar de aprender a ser irmão, de aprender a importância da espiritualidade.
    Forte abraço a todos que fazem parte desta história.

  5. Maria do Socorro Mendonça
    Maria do Socorro Mendonça says:

    Tenho uma ligação especial com este lugar, desde tenra idade. O encanto vem das águas e da fantástica agrofloresta de cacau (cabruca), no bioma Mata Atlântica que é Reserva da Biosfera. Uma fortuna esse canto de encantamento. Parabéns à irmandade do Núcleo Encanto das Águas que iniciaram os trabalhos ali com todos os desafios enfrentados e superados e a toda irmandade que continua esse trabalho.

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta