Núcleo Lagoa da Prata: 30 anos banhando os corações com vida e brilho

| 4 Maio, 2023

Foto: André Machado.

Dia 1º de Maio, o Núcleo Lagoa da Prata inteirou 30 anos e o Blog da UDV presta hoje uma homenagem ao Núcleo e irmandade neste texto de autoria da Conselheira Thalita Aneda*

Dia 1º de maio, Dia do Trabalho. E, desde os primeiros movimentos ao longo das três décadas de história, o solo fértil que aqui zelamos é irrigado pelas águas doces da região e pelo suor sagrado de muitos irmãos. Situado no Centro-Oeste de Minas Gerais, na cidade de Lagoa da Prata, o Núcleo que carrega o mesmo nome tem na condução de sua origem um líder nato, de presença amiga, olhar atento, gestos respeitosos e palavra sincera: Mestre Euclides.

Em busca de um norte na vida, Euclides Silami, também chamado carinhosamente de Tide, se mudou para Ariquemes, em Rondônia. Durante o percurso, conheceu uma pessoa que o levou até a casa de César Iantas, hoje Mestre César, onde, em uma conversa, Euclides ouviu falar do Chá Hoasca pela primeira vez. Depois de alguns dias, ele começou a trabalhar em uma serraria com César, com quem desenvolveu boa amizade e, após um convite do amigo, decidiu conhecer o Chá.

        | Clique aqui e acessa a Galeria de Imagens do Núcleo Lagoa da Prata.

Em agosto de 1981, ele recebeu o Vegetal das mãos do Mestre Bartolomeu, no Núcleo Mestre Ramos, e ali iniciou sua caminhada. Em 1983 foi convocado para o Corpo Instrutivo e, ao participar da sua primeira Sessão Instrutiva, viu na burracheira uma faixa com os dizeres “Núcleo Lagoa da Prata”. E foi este o anúncio que firmou em seu coração da missão que lhe era destinada. E, por obra da vida, em novembro de 1986, já no Quadro de Mestres, retornou à Lagoa da Prata.

Com o pensamento na realização de seu propósito, Mestre Euclides se associou ao então Pré-Núcleo Rei Salomão e, junto de sua esposa e filhos, percorria constantemente mais de 200 km para participar das Sessões e dos trabalhos.

Logo surgiram os primeiros irmãos interessados em conhecer o Chá. E foi assim que a pequena brasília que M. Euclides dirigia pelas estradas até o Pré-Núcleo ficou pequena para aquele grupo que crescia com disposição. Já era hora de dar início à construção.

Presente

O que eles precisavam chegou como um presente. O dinheiro para adquirir um terreno foi doado pela mãe de M. Euclides, dona Saly (a querida Conselheira Saly), que vendo a melhora na vida de seu filho, decidiu lhe passar o valor que serviria para comprar o pedaço de chão onde seriam plantadas as boas venturas de muitos.

Assim que escolheu o terreno e efetivou a compra, em julho de 1987, Mestre Euclides, com o apoio de sua esposa, Maria do Carmo, e dos primeiros irmãos e amigos do Pré-Núcleo Rei Salomão, onde ele ocupava o cargo de Presidente, começou o trabalho na terra.

Era um chão desprovido de verde que, pouco a pouco, deu espaço aos pequenos pés de Mariri e outras árvores que embelezariam o lugar. Até que no início de setembro de 1987, anunciando a Primavera, foi realizada a primeira Sessão no terreno: uma Sessão do Quadro de Mestres do Pré-Núcleo Rei Salomão.

Em outubro do mesmo ano, a Administração Central da Região manifestou a vontade de iniciar um Consórcio de Plantio de Mariri e Chacrona para atender a Núcleos da Região. Com prontidão, Mestre Euclides ofereceu o terreno. Em março de 1988, foi autorizado o 1º Consórcio com esse objetivo. Naquele período, já havia uma cisterna e a casa do zelador, e, com a nova responsabilidade, surgiram contribuições de diversos Núcleos.

Assim, o Plantio se desenvolvia e, à vista disso, as instalações e adequações do lugar. No final do ano, em dezembro, M. Euclides recebeu a Representação do Pré-Núcleo Rei Salomão e seguiu sua missão, atendendo aquela irmandade. Enquanto isso, chegavam mais pessoas interessadas em fazer parte deste fecundo lugar. Com o passar dos meses, o grupo alegre e trabalhador iniciou a construção do Templo e demais instalações.

Inauguração

Em 6 de janeiro de 1991, M. Euclides transmitiu a Representação do Núcleo Rei Salomão e, em seguida, no dia 10 de fevereiro, teve início a Distribuição Autorizada de Vegetal de Lagoa da Prata, com a inauguração oficial, na qualidade de Pré-Núcleo, no dia 1º de maio de 1993. A elevação a Núcleo ocorreu em 10 de fevereiro de 1994.

E os frutos não tardariam a chegar. Diversas pessoas, vindas de outros municípios em busca dos bons fluídos deste Núcleo, distribuíram as boas sementes cultivadas, originando os Núcleos Divinópolis, Sabiá, Rei Rabino e Mestre Euclides.

Hoje, a irmandade continua a crescer e escrever sua bela história de prontidão, responsabilidade e alegria, resultando em vitórias e um querer bem na convivência e na manutenção desta grande obra da Paz.

O plantio pioneiro é também uma Unidade Demonstrativa do Sistema Agroflorestal da 12ª Região, e as melhorias das instalações continuam com prosperidade, honrando o legado de zelo e trabalho que tanto nos beneficia.

Celebramos com gratidão esses 30 anos, reunindo famílias e amigos neste lugar de aconchego, e banhando nossos corações nessas águas que trazem a vida em seu mais sublime sentido e que, por tamanho brilho, ainda haverão de reluzir no caminhar de muitos.

Que nosso guia, Mestre Gabriel, continue a nos abençoar, com a Luz, a Paz e o Amor!

_Thalita

*Thalita Aneda é membro do Corpo do Conselho e monitora local do Departamento de Memória e Comunicação do Núcleo Lagoa da Prata.

5 respostas
  1. Julio Cesar Teles de Sousa Junior
    Julio Cesar Teles de Sousa Junior says:

    Um lugar de trabalho e aprendizado. Mestre Euclides um homen trabalhador, também não foi sozinho na empreitada, alguns, amigos irmãos juntos de mãos dadas, fizeram essa história, acontecer e chegar a 30 anos de idade. Alguns Núcleos surgiram, alguns Mestres se formaram nessa escola, do tão conhecido ” Tide” . Que essa data seja um marco na história do Núcleo, que essa irmandade tão querida cresça cada vez mais, dentro de um clima de Luz Paz e Amor . Viva o Núcleo Lagoa da Prata

    Responder
  2. Flávio soares de Oliveira
    Flávio soares de Oliveira says:

    Núcleo bem cuidado desde o início, lembro bem da inauguração da DAV em 1991 com a presença do Mestre Braga, então MGR, do Mestre Zé Mauro, então Mestre Central da 5ª região, que se fez muito presente no início deste Núcleo também.
    Um Núcleo que se iniciou com um plantio, sempre recebia visitas desde o princípio. Núcleo bonito, tem alguns méritos dos fundadores lá em 10 de fevereiro de 1991, o qual faço parte. Mas os demais irmãos que chegaram na sequência tem um belo plantio e zelo por este lugar, parabenizo estes irmãos que continuaram e continuam este zelar deste jardim que já fazem mais de 32 anos desde da inauguração da DAV. Prosperidade Núcleo Lagoa da Prata e vida longa.

    Responder
  3. Joaquim José de Miranda
    Joaquim José de Miranda says:

    Aqui é um lugar onde eu e minha família fomos muito bem recebidos quando chegamos. Venho fazendo amizades conhecendo e procurando por em prática os ensinamentos do nosso Grande Mestre e vendo a grandiosidade e o valor do trabalho que Mestre Euclides fez pela nossa cidade e tantas outras que vem sendo beneficiadas. Gratidão.

    Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *