Jeca Total, jovens integrados com a natureza e tecnologia

Edison Saraiva Neves* (Em nome de todos os participantes do Jeca Total 3)

Instado pela Coordenação de Comunicação da Diretoria Geral do Centro a escrever um pequeno texto explicando o Projeto Jeca Total, vi-me defronte a um empreendimento que me trouxe reflexão e satisfação. Para pegar o fio da meada nos reportaremos aos inicios dos 1990, quando pressentimos uma grande e veloz transformação em curso. A computação em “massa” iniciava seus primeiros passos e percebemos sua irreversibilidade. Um grande desafio se instalaria. O de manter nossos valores “caboclos”, em uma sociedade multimidiática, mutante e em alta velocidade.

Nossos Jovens estariam submetidos dali em diante a uma invasão de crenças e valores, “vestidos” com uma embalagem modernosa, como se novidades fossem. Casca revolucionária ocultando um cerne muito antigo de distorções morais e intelectuais, impactando o Espírito. Um velho paradigma disfarçado de novidade. Afinal, não existem novos pecados, novas mentiras, nem abaixo e nem acima da Linha do Equador.

Imaginamos então, como antídoto, um Caianinho do Futuro que transitasse por “dois mundos” com a mesma fluência. Daí a figura Jeca Total. Um alguém que manejasse a linguagem da natureza e da maquina com a mesma desenvoltura. Que se interessasse, com a mesma intensidade, em navegar no ambiente urbano e no dito “selvagem”. Escolhi está palavra selvagem, de propósito, para, imersos neste 2016, refletirmos onde realmente está a selva.

Assim realizamos o primeiro Jeca Total em 1992, aproveitando o espaço rural da Sede Geral da UDV (Planaltina- DF), cercada de um Cerrado que se foi. Ficamos anos em silencio trabalhando em outras frentes, até que em 2007 fizemos o Jeca Total 2 na região da Chapada dos Veadeiros (Alto Paraíso de Goiás-GO), conhecida por nome Macaquinhos. E agora o Jeca Total 3, realizado em maio de 2016, na preservadíssima Fazenda Lua, situada também no mesmo município de Alto Paraíso.

Cultivando bons valores

O mote número 1 do Jeca Total 3 foi a sobrevivência de valores virtuosos nas mentes e corações dos que foram a expedição. O mote número 2 foi sobreviver em situações que exigiriam coragem, superação e fraternidade. Cremos, sinceramente, que chegamos com os jovens nesses objetivos. Alguns depoimentos inseridos no vídeo falarão mais do que muitas frases que poderiam ser escritas aqui. Alguns manos e manas da comissão organizadora que estiveram nos anteriores nos dão a certeza desta visão.

Imaginamos expedições como estas replicadas em todos os biomas brasileiros e além Brasil. Concluo recomendando assistirem o vídeo em TV de alta definição com boas caixas de som. Assim poderão sentir um tanto o que foi o Jeca Total 3 e imaginar como será o 4:

*Integrante do Quadro de Mestres e membro do Conselho de Administração Geral (CONAGE) do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal. É também responsável pela Orientação Espiritual com Crianças e Jovens.