Há 50 anos Mestre Gabriel deixou o plano material

| 24 Setembro, 2021

José Carlos Garcia*

Arte: Gustavo Santana.

Em 24 de setembro de 1971, há exatos 50 anos, em Brasília (DF), despedia-se deste plano material José Gabriel da Costa, conhecido como Mestre Gabriel, criador da União do Vegetal. Um homem que trazia consigo princípios espirituais de grande valor, mantendo-se respeitado pelo cumprimento de sua palavra, pelo seu exemplo de firmeza e humildade, pelo amor que demonstrava ao próximo e por tantas outras qualidades que resultaram na continuação de sua Obra, criada com o objetivo de construir uma paz no mundo.

A sua partida deste plano, aos 49 anos de idade, deixando sua companheira, Mestre Pequenina, e filhos, assim como seus discípulos, em um momento de dor pela perda de seu ente querido, registra a certeza de que o conhecimento e a sabedoria desse homem simples não se limitaram ao número de anos em que esteve nessa encarnação. Mestre Gabriel deixou, assim, plantado no coração de sua família e de seus discípulos o amor pela Obra criada, o que resultou no firme propósito de sua continuidade.

A União do Vegetal, 50 anos depois, registra em sua história a trajetória de vida desse homem que, pela força e firmeza de seu pensamento, conseguiu vencer as adversidades e trazer a todos os seus discípulos a essência de seu legado, traduzidos no símbolo sagrado da Luz, da Paz e do Amor.

Mestre Gabriel continua nos ensinando o caminho do bem, ao se fazer presente em nossas vidas a cada vez que comungamos o Vegetal, favorecendo a nossa ligação com o Divino, em uma conexão com a essência de nossa espiritualidade, mostrando que se mantém vivo no coração de cada discípulo que busca, verdadeiramente, conectar-se a este caminho que conduz à salvação.

*José Carlos Garcia é Mestre Geral Representante do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal.

53 respostas
  1. Ivan de Souza
    Ivan de Souza says:

    A passagem deste Grande Mestre para a Realidade Divina, a qual ele trouxe e manteve viva neste Plano, é motivo de grandes reflexões acerca de seus Exemplos e Ensinos de Alta Estirpe.
    Mestre Gabriel vive.
    Viva o Mestre Gabriel!!!

    Responder
  2. Frederico Korndorfer Neto
    Frederico Korndorfer Neto says:

    Boas palavras de reconhecimento e gratidão ao nosso Mestre que tem um lugar no coração de cada discípulo que compreende sua doutrina e ensinamentos. Bons exemplos ele deixou aos seus filhos e discípulos. Agora cabe a nós o desenvolvimento espiritual para acompanhá-lo nesta tão nobre missão! Abs. fraterno!

    Responder
  3. Rogeleno Farias Feijão
    Rogeleno Farias Feijão says:

    Nós Caianinhos nos sentimos honrados em ter como nosso guia espiritual, um ser de luz que veio até esse plano para recriar essa União em benefício da humanidade, com sua simplicidade e sabedoria. Criou a união entre as pessoas, e hoje temos vários pontos de luz na terra. Gratificante ver a Luz do nosso Mestre presente cada vez mais na humanidade.

    Responder
  4. Ilana
    Ilana says:

    Esperava por uma homenagem nesse dia e chegou com esse belo texto e linda fotografia. Grata ao blog da UDV e a todos os envolvidos que nos nutre de palavras de amor e paz! Viva o Mestre Gabriel nosso Guia e verdadeiro Amigo!

    Responder
  5. Émerson Queiroz
    Émerson Queiroz says:

    Muito bonita homenagem a esse dia em que o Mestre, gloriosamente cumpriu sua missão e nos ensinou esse caminho de Luz a seguir! Que sigamos sempre juntos com amor no coração!

    Responder
  6. Moisés Barreto
    Moisés Barreto says:

    Um exemplo de guia espiritual. Sua obra é fruto deste exemplo. Que Mestre Gabriel nos inspire sempre! Hoje é um dia de alegria pois é o testemunho de uma missão que está se cumprindo.

    Responder
  7. W. Abreu Salomão
    W. Abreu Salomão says:

    É com satisfação que vejo esse legado do Mestre, neste tempo, à humanidade!
    Legado de Humildade, Simplicidade, Vigilância, Dedicação, Confiança!

    Que sejamos dignos de seu Legado!

    Responder
  8. Benedita Rafaela de Freitas de Almeida
    Benedita Rafaela de Freitas de Almeida says:

    Viva este Senhor simples e de palavras sinceras que vem nos ensinando como plantar flores. Graças a Deus ele vem cumprindo sua missão.

    Responder
  9. Adriana Borges
    Adriana Borges says:

    Gratidão ao nosso amado Mestre Gabriel que com seu grande Amor nos ofertou esse caminho de Luz. Gratidão a todos e todas que trabalharam/trabalham devotadamente pela continuidade e engrandecimento dessa Obra Sagrada.

    Responder
  10. Isabel Leite Costa Simões
    Isabel Leite Costa Simões says:

    Uma dádiva ter os ensinos do Mestre na nossa vida, nos possibilitando uma caminhada mais próspera e feliz aqui nesse plano, junto com todos nossos irmãos. Viva nosso Guia Espiritual Mestre Gabriel e gratidão pelo Tesouro que é sua doutrina e seus ensinos!

    Responder
  11. Mariana Helena Vital
    Mariana Helena Vital says:

    Bela homenagem, a este ser de luz que pisou nesse chão, cumprindo sua missão de nos ensinar através de seu exemplo o caminho da salvação. Trazendo para nós, através da burracheira, ensinos verdadeiros de luz, paz e amor. Fortalecendo em nós, que a morte é só uma passagem e que ele em espírito vive em nós, clareando nossa consciência, limpando nosso coração.

    Responder
  12. Cristiano Gobbi
    Cristiano Gobbi says:

    A gente pode até pensar que o Mestre Gabriel partiu cedo, no contar dos dias, meses e anos. Mas essa centelha do Poder Superior que aqui brilhou intensamente veio para ser Justo em todos os sentidos na missão que deveria cumprir e cumpriu em nosso benefício. Sinto gratidão ao Mestre neste e em todos os dias.

    Responder
  13. Rose de Fátima P M Santos
    Rose de Fátima P M Santos says:

    Viva o M Gabriel, sempre em nossa Memória. E sua história sempre a de ser relembrada, pois estamos vivendo um momento, onde se vê a necessidade da Luz da Verdade. Bendita é a Missão do Nosso Guia Espirirual.

    Responder
  14. Luiz Carlos
    Luiz Carlos says:

    Graças ao seus ensinamentos vem transformando para melhor a vida de muitas pessoas, que façamos por onde continuar recebendo sua Luz
    Gratidão aos primeiros irmãos

    Responder
  15. Sandra Maria da S.Pereira
    Sandra Maria da S.Pereira says:

    A Palavra pra esse dia de hj, data do desencarnamento de Nosso Grande Mestre Gabriel, é Gratidão, por toda essa Doutrina que hora, nos ensina a caminhar com mais Firmeza, que vem nos ensinando a sermos pessoas melhores.
    Viva ao Mestre Gabriel que vem nos Guiando e orientando dentro da LUZ da PAZ e do AMOR.

    Responder
  16. Queté Magalhães
    Queté Magalhães says:

    Mestre Gabriel nessa existência, viveu apenas 49 anos de vida, que foi suficiente pra deixar plantado essa tão grandiosa e sagrada obra, o sentimento é gratidão

    Responder
  17. Manoel Ferreira da Silva (M.Manu)
    Manoel Ferreira da Silva (M.Manu) says:

    O meu reconhecimento a este homem, amigo, Mestre, pela oportunidade de conhecê-lo em matéria. Ele nos deixou um legado de Amor. Que a Paz prevaleça em nossos corações. M. Manu

    Responder
  18. Else Piacentini Medeiros Fortunato
    Else Piacentini Medeiros Fortunato says:

    Esse texto nos conecta com a simplicidade e a grandeza da vida deste homem que nos ensina que a Paz é o tesouro verdadeiro que devemos buscar. Nesse sentimento de gratidão a vida desse ser humano tão sublime nós discípulos nos unimos. Grata ao MGR por esta atenção e carinho.

    Responder
  19. TATIANE BRITO GONCALVES
    TATIANE BRITO GONCALVES says:

    Que os ensinamentos do Mestre Gabriel estejam sempre a trazer o equilíbrio e o norte o qual precisamos para continuar a seguir no caminho da evolução espiritual.

    Responder
  20. Cleverson Eduardo de Almeida
    Cleverson Eduardo de Almeida says:

    Mestre Gabriel, um Mestre vivo e sempre presente, trazendo bons conselhos e nos guiando com sua conduta, seus ensinos e sua doutrina. Seu exemplo de vida, suas histórias e memórias, trouxe um mundo novo, trouxe uma religião completa, formando homens de verdade que formam suas famílias, vivendo seus ensinos, crescendo no caminho que o Mestre Gabriel criou. Neste caminho de Luz, paz e Amor estou a 18 anos e pretendo, junto com a família seguir. Bem grato Mestre Gabriel por fazer parte de nossas vidas.

    Responder
  21. Rui Oliveira
    Rui Oliveira says:

    Alegria pela bondade de Deus!
    Saudações às pessoas que se dedicam a dar continuidade ao que o Mestre trouxe, já há algum tempo. Sinceras saudações aos M da Origem a quem o M Gabriel entregou a missão da continuidade de sua obra. E aos que os sucedem aos poucos no tempo e no ritmo da natureza. Geração pós geração!

    Acredito que compreenderemos com mais profundidade e precisão o que realmente representa a vinda do Mestre plantando em definitivo a União do Vegetal na terra, mais à frente. E eu espero saber merecer estar entre os que reconhecerão de forma consciente dentro da União a sua Real valia.
    Felicidade a todos.

    Responder
  22. Adriana Pereira
    Adriana Pereira says:

    Tenho gratidão ao Mestre por nos permitir conhecer a União do Vegetal e possibilitar a cada um dos seus discípulos a transformação no sentimento e no pensamento.Um muito obrigada

    Responder
  23. Karla Soares Carvalho
    Karla Soares Carvalho says:

    Que homenagem tão bonita, vinda do coração, transmitindo o sentimento, de gratidão de nós todos, por termos Um Guia Espiritual, com Amor a nós todos , que criou a União por amor a nós , uma benção gravarmos Esse Grande Simples Senhor no nosso coração

    Responder
  24. Joaquim josé de queiroz
    Joaquim josé de queiroz says:

    Com certeza um HOMEM que se iluminou e guiou todos aqueles que quiseram fazer parte de sua missão. Seu desencarnamento depois da obra plenamente realizada é o coroamento de uma historia milenar, de um Mestre mandado por Deus e cuja missão foi cumprida com brilhantismo e hoje o nosso céu espiritual encontra-se mais iluminado por tamanha grandeza. Que todos os núcleos e unidades administrativas possam meditar e refletir sobre a imensidão do amor que nos foi doado, e que cada discípulo possa trazer em seu coração o nosso símbolo de crescimento e harmonia universal. Luz, paz e Amor.

    Responder
  25. Dalva Rolim Neto Zampier
    Dalva Rolim Neto Zampier says:

    Amados irmãos saudações! Minha vida se transformou ao me encontrar com a União do Vegetal, e continua. Sempre aprendendo, recordando e sentindo alegria pela bondade de Deus por este Amigo que é o Mestre Gabriel, presente em meu coração, com a luz de seus ensinamentos a guiar meus passos! Gratidão!

    Responder
  26. Odilia Portugal
    Odilia Portugal says:

    Palavras simples em homenagem a um homem simples e humilde confortam e fortalecem seus discípulos.
    Na humildade está contida toda a grandeza espiritual deste senhor, M. Gabriel. Sempre vivo no coração dos discípulos.

    Responder
  27. Helen pontes
    Helen pontes says:

    A União do Vegetal é de uma riqueza tão grande que chego a me emocionar em pensar por tudo que Mestre Gabriel juntamente com sua família cruzou para deixar esse tesouro materializado. Gratidão é o que sinto por tanto….

    Responder
  28. Rejane Hoisel Arléo
    Rejane Hoisel Arléo says:

    Gratidão eterna a este Senhor iluminado, que continua iluminando seus discípulos através de seus ensinamentos e doutrina espirituais.
    Partiu deste plano muito jovem (49 anos), mas viveu o tempo suficiente para criar esta obra que é a nossa Sagrada União. Com certeza ele permanece vivo no coração dos verdadeiros caianinhos. Que a União toque cada vez mais os corações de mais e mais pessoas para transformarem suas vidas para melhor. Gratidão!

    Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *