Festival Água no 3º Milênio celebra lei e reafirma parcerias no DF

Por: Ivanir V. de Oliveira

Realizado pela 1ª vez desde a aprovação da lei nº 5.033, de 25 de fevereiro de 2013, que inclui o evento no calendário oficial do Distrito Federal, a 9ª edição DF do Festival consolida a sua presença na região. A referida lei significa uma conquista para a Associação Novo Encanto de Desenvolvimento Ecológico – que promove o Festival – e também para as organizações parceiras, que integram esta festa em reverência à água.

Sede de aprender e, porque não, também de se divertir! Estes eram os sentimentos que podiam ser vistos nos rostos de centenas de crianças e adolescentes que participaram da 9ª edição do Festival Água no 3º Milênio, no DF, entre os dias 22 e 25 de agosto de 2013. Mesmo com toda a agitação típica da idade, alunos de escolas da região puderam se encantar com a programação de palestras, filmes ecológicos, oficinas e diversas atividades artísticas, realizadas nos dias 22 e 23 de agosto.

Fizeram parte das atrações nas escolas, oficinas do grupo Mambembrincantes e apresentação da Banda Habitantes. O biólogo Paulo Santos, que é também o Sargento Santos, do Corpo de Bombeiros, atraiu a atenção dos alunos com a palestra interativa sobre prevenção de incêndios no cerrado, destacando a importância da mata para a preservação das nascentes. As atividades foram realizadas em duas escolas, sendo uma delas a Escola Parque 210/211 Norte, onde aconteceu a abertura do Festival, no dia 22. Outra escola que acolheu a festividade em torno da água foi o Centro de Ensino Fundamental 01 da Vila Planalto. No total, cerca de 800 crianças e adolescentes participaram das atividades.

À frente dos trabalhos estiveram integrantes da Novo Encanto e, principalmente, professores e alunos da rede pública do DF. As parcerias com a sociedade civil e com o poder público, que são parte fundamental da realização do evento, ganharam novo impulso este ano, com a aprovação da lei distrital nº 5.033/2013, uma vez que promove melhores condições para que sejam estabelecidas. Entre os parceiros desta 9ª edição se destacaram ainda o Ministério do Meio Ambiente, representado pelo Diretor do Departamento de Educação Ambiental, Nilo Diniz, e a Escola da Natureza, da Secretaria de Educação do GDF, através de sua Diretora, Leda Márcia Bevilacqua (Bahdra).

Novo Encanto 

E no final de semana – dias 23 e 24 -, novas atrações ocorreram no 1º Encontro Nacional da Novo Encanto, onde o Festival foi tema de reflexão e reafirmado como um dos projetos mais promissores da entidade. Sempre associando arte ao trabalho de conscientização ecológica, foi realizada uma exposição de trabalhos dos artistas plásticos Ricardo de Deus, Ana Aurora e Alexandre Segrégio; fotografias de Isaac Amorim; além de painéis com poesias de Edson Lodi e Marisa Machado. Na parte musical, apresentaram-se – com sua viola progressiva – Marcos Mesquita e Vitor Mesquita. Meriele e João Santana cantaram a música tema do Festival. O Encontro Nacional da Novo Encanto foi finalizado com um show da baiana Margareth Menezes.

Sob o lema “Água pela Paz”, o Festival Água no 3º Milênio é realizado desde o ano 2000 em algumas cidades brasileiras e em Madrid, Espanha, contabilizando já 31 edições. A meta para a 10ª edição, em 2014, é consolidar o evento como um cenário onde são apresentadas ao público as realizações, durante todo o ano, da Associação Novo Encanto e das instituições parceiras, no sentido da preservação da água e da natureza. É um novo ciclo, que se renova a cada edição.

Contatos: aguano3milenio@yahoo.com.br