Experimento mostra que Chá Hoasca é capaz de diminuir os efeitos da depressão

| 14 Dezembro, 2023

Pablo Diogo*

Um experimento utilizando modelos animais, conduzido no Programa de Pós-graduação em Farmacologia da Universidade Federal do Ceará (UFC), mostrou a capacidade do Chá Hoasca para diminuir os efeitos da depressão causada por estresse, mesmo quando ingerido apenas uma vez.

A pesquisa foi parte do mestrado em Farmacologia de Francisco Cid Coelho Pinto, integrante do Corpo Instrutivo do Núcleo Fortaleza (CE), sob orientação do psiquiatra David Freitas de Lucena e com co-orientação de Danielle Macêdo Gaspar, pesquisadora do Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos da UFC.

A fim de simular as mudanças que ocorrem também nos casos de depressão em seres humanos, os pesquisadores induziram alterações hormonais e comportamentais em camundongos. A seguir, ministrando diferentes dosagens do Chá Hoasca, observaram uma superação dos comportamentos associados à depressão nos animais, além de uma normalização dos níveis hormonais.

Estudos anteriores, feitos em seres humanos, já haviam demonstrado a capacidade do Chá Hoasca de beneficiar quadros de depressão. Esses resultados despertaram a atenção da comunidade científica. “Estima-se que 30% dos casos de depressão que chegam aos consultórios não apresentem melhoras quando tratados com os medicamentos atualmente disponíveis. É a chamada depressão resistente. Daí o interesse dos pesquisadores por investigar os mecanismos pelos quais o Chá Hoasca reverte o quadro depressivo no animal”, diz Danielle.

Cid Pinto destaca a constatação de que a dose única pode gerar benefícios no tratamento da depressão associada ao estresse. “Estudos anteriores já mostravam efeitos positivos, mas eles envolviam o uso de várias doses”, explica. Outro aspecto promissor baseia-se no fato de que os antidepressivos hoje disponíveis no mercado em geral levam de duas a quatro semanas antes de produzirem benefícios, ao passo que o efeito sobre os camundongos revelou-se bem mais veloz.

>> Saiba mais sobre o estudo e os seus resultados acessando o blog da UDV-Ciência clicando aqui.

Pablo Diogo

*Pablo Diogo é integrante do Corpo Instrutivo do Núcleo Menino Galante (Mairiporã-SP).

3 respostas
  1. JODENILSON MACHADO DE OLIVEIRA
    JODENILSON MACHADO DE OLIVEIRA says:

    Boa noite! Sim a medicina sagrada da Floresta AYAHUASCA tem esse princípio de anular depressão ocasionando melhora na alta estima desse paciente que consagra a medicina ancestral de cura!

    Responder
  2. Edinelson de Souza
    Edinelson de Souza says:

    Excelente trabalho que comprova realmente o benefício que o uso do chá Ayahuasca traz aos seus adeptos. A ciência em evolução trazendo o equilíbrio e bem estar. Parabéns!

    Responder
  3. Fernando Cavalcanti
    Fernando Cavalcanti says:

    Parabéns a todos pela iniciativa! Bem importantes esses estudos, que comprovam não apenas a inofensibilidade do chá, como os benefícios que traz à saúde humana!

    Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *