Em Caldas (MG), 22 de julho é Dia da Paz e Conciliação

Irmandade do Núcleo Rainha das Águas, Caldas (MG) | DMC/Rainha das Águas.

No dia 17 de outubro de 2016, a Câmara de Vereadores da cidade de Caldas (MG) aprovou o Projeto de Lei que institui o dia 22 de julho como Dia da Paz e da Conciliação na cidade.  O projeto apresentado pelo vereador Paulo Fernando da Rocha (PMDB) é um reconhecimento pelas ações beneficentes promovidas pelo Núcleo Rainha das Águas do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal, localizado no município. Por isso, a data escolhida foi 22 de julho, porque nesse dia, em 1961, José Gabriel da Costa (Mestre Gabriel), criou a União do Vegetal.

                           Leia mais: Rainha das Águas, a UDV cresce em Minas.

A agora Lei prevê que em comemoração ao Dia da Paz e da Conciliação serão realizadas atividades relacionadas com este tema nas escolas da cidade. Há alguns anos, o Núcleo Rainha das Águas vem realizando ações de beneficência junto às escolas da cidade. Promove também edições do Dia do Bem na Praça Central de Caldas e campanhas assistenciais; presta apoio à casa de abrigo de idosos “Lar Vicentina”, e já realizou 9 edições do Festival Água no Terceiro Milênio, dentre outros trabalhos.  Por estas ações, o Núcleo Rainha das Águas possui o título de Utilidade Pública Municipal desde 2011.

O Dia da Paz e Conciliação, embora singelo, tem um significado especial para o Núcleo Rainha das Águas em função do reconhecimento do trabalho que vem sendo feito e, em especial à União do Vegetal. Também é um marco na trajetória do Núcleo que neste ano, comemorou seu trigésimo aniversário e junto com o Núcleo Rei Salomão, de Belo Horizonte, é um dos primeiros núcleos no estado de Minas Gerais.

Seis estados e mais de vinte municípios

A partir de 2011, para marcar o aniversário de 50 anos de criação da União do Vegetal, várias assembléias legislativas estaduais e câmaras municipais do País aprovaram projetos de lei que instituíram a data para marcar a busca da paz e da conciliação. As iniciativas dos projetos partiram de deputados estaduais e de vereadores. Depois de promulgados por governadores e prefeitos, os projetos viraram leis no Distrito Federal (2015) e em seis estados: Amazonas (2010), Roraima (2011), Paraná (2011), Pará (2012), Mato Grosso (2015) e Acre (2016); e em mais de 20 municípios brasileiros.

       Clique aqui e saiba mais sobre a Beneficência na União do Vegetal.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *