Departamento de Memória e Comunicação realiza encontro do Rio de Janeiro
| 7 Novembro, 2022
Gabriela S. Machado Macedo*
“Tomara seja sempre assim, tomara. Tempos viverão em nós…”
Semente e Fruto, Geraldo Azevedo
Em 24 de setembro de 2022, foi realizado o Encontro do Departamento de Memória e Comunicação (DMC) da 5ª Região “Sementes e Frutos da Memória” no Núcleo Pupuramanta (Rio de Janeiro – RJ). O evento reuniu memorialistas e dirigentes do Centro em um dia inspirador. Os participantes puderam conhecer mais a estrutura do Departamento de Memória e Comunicação. Foi incentivado o olhar do pesquisador e valorizada a importância daquele irmão que zela pela memória da União do Vegetal. A 5ª Região abrange os Núcleos da UDV nos estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo e o Núcleo Luz Dourada (Juiz de Fora – MG).
“A semente guarda em si o futuro, nela está toda a frondosa árvore”.
O Diretor do DMC, Mestre Diro Oliveira, apresentou a organização e a história do Departamento. Demonstrou o valor de registros que tiveram início com o próprio Mestre Gabriel. O fundador de nossa religião semeou a importância de guardar momentos marcantes de nossa história para que ela seja mantida viva. A alegria de Mestre Diro ao apresentar o Departamento cativou os presentes e renovou o ânimo da irmandade para realizar bons trabalhos.
Para nos aproximar de preciosas sementes, Jairo Santos trouxe seu depoimento de pesquisador. Durante 16 anos ele dedicou-se a conhecer a história do menino José Gabriel da Costa, o que originou seu livro “Mestre Gabriel – Coração de Maria e sua Família de Origem”. Ali registrou relatos a respeito da convivência de Mestre Gabriel com sua mãe, irmãos e sobrinhos – nos transportou até Coração de Maria. Jairo Santos proporcionou aos presentes nos sentirmos mais próximos de José Gabriel da Costa, e nos levou a perceber a beleza que há na simplicidade da vida do Mestre.
Uma árvore do Bem se conhece pelos bons frutos
Mestre João Bosco Queiroz, Mestre Assistente Central da 10ª Região e Coordenador Nacional do DMC Vivo, nos fez refletir através da sua apresentação como os trabalhos desenvolvidos pelo DMC são importantes para as atividades administrativas do Centro. Mostrou o valor destes para a formação e o fortalecimento espiritual de cada um de nós. Ao falar da sua vivência enquanto pesquisador, demonstrou que podemos colher belos frutos ao nos dedicarmos com zelo ao estudo da memória da UDV.
A presença do Mestre Luiz Cardoso abrilhantou o evento, lembrando a todos que “o essencial é invisível aos olhos”. Em uma conversa mediada por seu amigo Paulo Tasso e pela Coordenadora Regional do DMC da 5ª Região, Conselheira Cristina da Luz, ouvimos um pouco da vida deste Mestre a partir de seu encontro com a União do Vegetal – onde ele chegou com apenas 19 anos e teve a oportunidade de conviver com o Mestre Gabriel.
Foi possível perceber que as histórias de vida de cada caianinho vêm se somando à linda história da União do Vegetal. Desta forma, ficou evidente o valor que devemos dar aos primeiros irmãos, buscando conhecer suas trajetórias. Ter olhos para ver e ouvidos para ouvir aqueles que aqui chegaram antes de nós, com o coração aberto para sentir crescer nossa fraternidade enquanto irmandade.
E os frutos continuam a brotar
Assim, os participantes do Encontro do DMC da 5ª Região “Sementes e Frutos da Memória” foram presentados com ensinamentos preciosos, convivência harmônica e bons sentimentos. Sementes que serão levadas a cada Núcleo da 5ª Região, para que reproduzam essa árvore frondosa que é a União do Vegetal na esperança de valorizarmos mais nossas raízes, memória e, principalmente, o nosso Grande Mestre Gabriel.
*Gabriela S. Machado Macedo é integrante do Corpo Instrutivo do Núcleo Camalango (São José do Vale do Rio Preto- RJ).
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.
Um presente para a 5a Região a realização desse encontro, com tantos momentos especiais e emocionantes. No Núcleo Lumiar já estamos sentindo os efeitos positivos desse encontro através do maior interesse dos irmãos em pesquisar, conhecer mais a história da União, e estarem mais juntos dos trabalhos do DMC.
As sementes já estão crescendo!
Que importante e potente encontro!
Com a presença do querido João Bosco, meu amigo. Que tenhamos mais oportunidades como esta! Parabéns aos organizadores e colaboradores .
Foi um grande encontro com luz, paz e amor
Foi realmente um dia especial, serviu de grande incentivo a pesquisar mais da história da União e também registrar novas memórias! Gratidão a todos que nos proporcionaram esse evento
Na verdade, um encontro muito bem organizado e produtivo. A força da renovação e da busca pela memória e pelo aprendizado se fez presente na presença e participação dos participantes. Uma semente plantada que dará bons frutos ao longo do tempo, fortalecendo e ampliando nossa história. Que esse exemplo se multiplique na nossa Sagrada União.