Dia de festa no Seringal

Associação Novo Encanto de Desenvolvimento Ecológico comemora 28 anos

Teodoro Irigaray*

| 30 janeiro 2018

Seringal Novo Encanto.

É inverno na Amazônia e as chuvas tropicais fazem transbordar os riachos e igarapés, cobrindo com um transparente lençol extensas áreas de floresta nativa. A natureza exuberante festeja com vida e cor.

Também temos o que festejar.

Há 28 anos, em 30 de janeiro de 1990, a união de um grupo de pessoas fez com que um sonho se tornasse realidade com a criação da Associação Novo Encanto de Desenvolvimento Ecológico.

Concebida no seio da União do Vegetal, essa entidade ambientalista foi fruto de uma iniciativa visionária liderada pelo seu Presidente de Honra, Raimundo Monteiro de Souza.

Quase 30 anos passados, Mestre Monteiro segue entusiasta dessa causa, reconhecendo a importância de uma compreensão espiritual da Natureza e de nosso lugar dentro dela, conforme tem sustentado:

“A ecologia não está dissociada da espiritualidade. Nós, como seres humanos, temos uma vida, e essa vida nos conduz à manutenção de tudo o que nos cerca neste planeta. Mas o homem, por achar que é superior a tudo, arrogou-se ser o dono da Natureza. Mas não é isso. O homem tem que conviver em harmonia com a ecologia, com a vida. Todos nós precisamos que os seres humanos tenham essa consciência de que a ecologia tem que partir do nosso interior. Por sermos espíritos, precisamos nos harmonizar com tudo o que a Natureza nos proporciona para viver. Temos que saber que a Natureza não é subalterna ao homem. Nós é que devemos nos harmonizar com Ela, por ser superior”.

São afirmações que se traduzem em ações: a riqueza dessa visão espiritualizada da natureza tem proporcionado a recuperação e a conservação de extensas áreas (estima-se mais de 3.500 hectares), distribuídas no meio urbano e rural, em todos os biomas do país, através de iniciativas de cooperação da Novo Encanto com a União do Vegetal.

Com sede em dez países e nas principais cidades do Brasil (em todos os Estados), a Associação Novo Encanto é hoje uma organização da sociedade civil de interesse público que tem prestado relevante contribuição, não apenas na conservação, como também na educação ambiental e na formulação de políticas públicas, entre outras áreas de atuação socioambiental.

Nesses 28 anos alguns avanços merecem ser festejados. Certamente o mais importante foi a criação de um Fundo Florestal pelo Centro Espírita Beneficente União do Vegetal, que está permitindo o aporte mensal de cerca de dezoito mil reais para apoiar o fortalecimento institucional da Novo Encanto.

Trata-se de uma iniciativa do Mestre Clovis Cavalieri Rodrigues de Carvalho, então Mestre Geral Representante da UDV no triênio de 6 de janeiro de 2015 a 6 de janeiro de 2018, que ponderou a relevância e a grande importância desse trabalho no âmbito do Centro, “com a clara percepção de que precisamos do braço ambiental para que possamos demonstrar ao mundo o quanto a União do Vegetal está em harmonia com a preservação da Natureza”, conforme afirmou.

Mestre Clovis também ressalta:

“Perante as autoridades constituídas, termos uma Associação de Desenvolvimento Ecológico nos coloca na vanguarda de uma instituição que está motivada a cuidar do nosso Planeta, para que tenhamos cada vez mais uma consciência ambiental exercida na prática. (…) Os olhos do mundo se voltam para instituições que trabalham na preservação do Meio Ambiente. Portanto, quanto mais estivermos com a Novo Encanto organizada e pró-ativa, novos horizontes virão com mais claridade e desenvolvimento”.

A profissionalização da Diretoria Executiva está realmente se traduzindo em novas oportunidades, como, por exemplo, no Seringal Novo Encanto, onde se fez possível o início de um projeto piloto de plantio de açaí irrigado, e a construção de uma nova moradia para seus zeladores (Mestre Sebastião e Conselheira Antonilda Guimarães, sócios no Núcleo João Lango Moura, Rio Branco – AC, 7a Região) que há tantos anos cuidam com carinho dessa porção de floresta que é um encanto.

Festejamos reconhecendo, com gratidão, o apoio e o idealismo de todos que deram sua parcela de contribuição a essa nobre causa, com amor e dedicação.

*Teodoro Irigaray é integrante do Quadro de Mestres da UDV e ocupa atualmente o cargo de Mestre Assistente Geral, integrando também o Conselho Diretor da Associação Novo Encanto de Desenvolvimento Ecológico.

19 respostas
  1. José Roberto Acre.
    José Roberto Acre. says:

    VIVA!!!!
    Bom dia amigos e amigas!!
    A Floresta é agora a nossa casa encantada, quem não mora na floresta vem conhecer a nossa casa encantada.
    Hoje é dia de festa no seio da Novo Encanto, estamos fazendo 28 anos de criação. Viva!!!
    Desejamos em nome da direção nacional Saúde, Prosperidade e Felicidades a todos!!
    Abraços fraternos,
    José Roberto
    Presidente.

    Responder
  2. Jean Bonazoni
    Jean Bonazoni says:

    Que esse Novo Encanto sempre se renove, renasça no coração de todos nós da UDV, permeando a vida de mais harmonia e nos conduzindo a uma consciência mais ampla do lugar do homem diante da Natureza, com a responsabilidade de zelar por ela e usufruir sustentavelmente de suas riquezas.

    VIVA A NOVO ENCANTO!

    Responder
  3. Valéria Mingordo
    Valéria Mingordo says:

    Fiquei encantada por tudo…
    Amo e admiro as perfeições de Deus…
    Maravilhoso estar e contemplar as suas maravilhas.
    Melhor ainda é saber que pessoas em harmonia assim o fazem com tanto amor, carinho e dedicação.
    Parabéns, UDV. Estou encantada com todos vocês.
    Fábio Agostinho, de Sobral, obrigada por me apresentar e me presentear com tudo isso. Tudo a ver comigo.

    Gratidão sempre.
    Valéria Mingordo

    Responder
  4. Fátima Barros
    Fátima Barros says:

    Nossos corações também estão em festa, por esta especial data. Falo em nome de todos os irmãos sócios do Núcleo João Lango Moura, nos anos 1988 a 1990,que juntamente com Mestre Maciel realizaram um movimento de comprar uma área de terra, objetivando o plantio das plantas sagradas da UDV. Daí surge a Associação Novo Encanto de Desenvolvimento Ecológico com toda sua bela história e sendo hoje o braço Ecológico da UDV Salve!!Salve!!!

    Responder
    • Augusto Silveira
      Augusto Silveira says:

      Lembrança fundamental na origem da ANEDE a recordação da aquisição do Serigal Novo Encanto que doa o nome a Associação e inclui uma iniciativa pioneira de irmãos da UDV no gerenciamento de um expressivo patrimônio natural que vem expandindo áreas de preservação, semeando práticas de preservação e conservação do tesouro do Salão do Vegetal

      Responder
  5. André Lima
    André Lima says:

    Parabéns a todos os que fazem a Novo Encanto acontecer. E muito grato aos Mestres Carcius e Teodoro pela confiança ao me convidar a fazer parte do Conselho da Novo Encanto.

    C. André Lima
    Brasília-DF
    Núcleo Rei Hoasqueiro

    Responder
  6. Vânia Maria Chaves de Castro
    Vânia Maria Chaves de Castro says:

    Me avisem quando a Samaúma estiver derramando suas flores como chuva no seringal! Encanto e generosidade da natureza em seus misteriosos ritos!
    Abraços a todos envolvidos nesse trabalho!

    Responder
  7. Victor Macedo de Souza
    Victor Macedo de Souza says:

    Que a Luz Divina ilumine a consciência dos dirigentes e que o progresso sempre se faça presente na Associação Novo Encanto de Desenvolvimento Ecológico… Grato por todo trabalho até aqui desenvolvido…

    Responder
  8. Carolina Mendes
    Carolina Mendes says:

    O mundo precisa dessa visão de cuidado e harmonia com a Natureza, para que possamos receber cada vez mais dessa natureza o que precisamos para viver bem. A Novo Encanto transmite esse cuidado e dedicação, somos seres em evolução onde a espiritualidade está ligada ao desenvolvimento ecológico interior de cada um de nós. Que a Novo Encanto prospere e cresça sempre.

    Responder
  9. Cristiane da Conceição
    Cristiane da Conceição says:

    Viva!!
    Que Viva sempre em nossos corações a alegria em comemorar a existência da Novo Encanto. Que continue nos encantando com seus belos propósitos!!

    Responder
  10. Lita Passos
    Lita Passos says:

    Vem chegando o dia em que nós seremos um só olhar encantado!
    Viva a Novo Encanto, e que possamos clarear a consciência cada vez mais nos reencantando.

    Responder
  11. Luiz Guilherme Nascimento
    Luiz Guilherme Nascimento says:

    Belas palavras do Mestre Monteiro e do Mestre Clovis. Parabéns pela dedicação ao Mestre Sebastião e a Conselheira Antonilda. Que Deus lhes conceda saúde e paz para continuar com este importante trabalho. A educação ambiental tem que começar dentro de nós mesmo, com simples atitudes, como não jogar lixo no chã, até grandes atitudes de preservação, como esta da Novo Encanto.

    Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *