22 de julho: Dia da Paz e da Conciliação

| 17 Agosto, 2023

Carlos Teodoro J. H. Irigaray*

Índios Guaranis participam de atividade do Dia da Paz e da Conciliação | Leo Russo.

A capital catarinense, Florianópolis, festejou, pela primeira vez, neste dia 22 de julho de 2023, o Dia da Paz e da Conciliação. O projeto de autoria do vereador Renato da Farmácia foi aprovado por unanimidade e convertido em Lei Municipal (Nº 10.908) no dia 1º de setembro de 2022. Atualmente, o Distrito Federal e mais 11 estados da federação já instituíram o Dia da Paz e da Conciliação em seus calendários oficiais, além de 36 municípios brasileiros.

A data foi comemorada no Largo da Alfandega (centro histórico de Florianópolis), num evento que contou com a presença do Governador do Estado, (Jorginho Mello), do Prefeito da cidade (Topázio Silveira Neto), e do vereador autor da proposição, além de representantes do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal e populares. No evento promovido pela UDV, a Casa da União prestou serviço de orientação nas áreas jurídica e da saúde, incluindo a distribuição de cestas básicas, além das atividades da Associação Novo Encanto que disponibilizou mudas de árvores aos participantes; também aconteceram atividades culturais durante o dia, incluindo uma apresentação musical dos índios Guaranis.

Como repercussão desse evento, no dia 2 de agosto, a União do Vegetal foi convidada a participar da Tribuna Livre da Câmara dos Vereadores, falando da paz e da conciliação, novamente por iniciativa do vereador Renato da Farmácia, que em suas palavras no dia 22 de julho, assim se expressou:

Nós temos que tirar do nosso interior o ódio, a amargura, tudo isso tem que ficar de fora. Nós temos que nos espelhar no Mestre Gabriel, que em 1961, lá no meio da floresta, praticamente com poucas pessoas, iniciou esse trabalho. Os senhores imaginam que, tantos anos atrás, um baiano iria reconhecer que no mundo um dia nós precisaríamos de paz. Realmente é uma coisa que floresce conosco e nós precisamos continuar esse tipo de trabalho e sobretudo começar em casa, pois a paz e a conciliação começam em casa.

Essas palavras foram reforçadas pelo Governador do Estado e também pelo Prefeito de Florianópolis, mostrando a força e sabedoria do Mestre Gabriel, unindo pessoas distintas num mesmo propósito: trabalhar pela paz no mundo.

“Como fazer uma paz no mundo”?

Outro acontecimento marcante no evento foi uma roda de conversa tendo como tema “Como fazer uma paz no mundo”, da qual participaram: Padre Celso Duarte (Pároco da Igreja Católica da Lagoa da Conceição), Pai de Santo José Ricardo Schnel (Centro de Umbanda Pai José, do bairro Capoeiras), Pastor  Carlos Fernando Gonçalves (líder do  Instituto Teológico Judáico Cristão Convívio do Reino) e o Mestre Assistente Central José Eduardo Trajano (UDV), com mediação do Mestre Flávio Mesquita (UDV). Momentos especiais com representantes de diferentes segmentos religiosos reconhecendo a grandeza do propósito do Mestre Gabriel, mostrando que a paz se constrói em União.

“Dia da Paz e da Conciliação”

O dia 22 de julho já é festejado em inúmeros Estados e Municípios como “Dia da Paz e da Conciliação”, assim definido em leis estaduais e municipais. Essa data foi escolhida em reverência ao dia em que Mestre Gabriel, vivendo em um seringal da floresta amazônica, criou a União do Vegetal com o propósito de fazer uma paz no mundo.

Sessenta e dois anos depois, essa instituição religiosa se faz presente nas principais cidades do Brasil e em outros países (América do Norte, Europa, Oceania e América Latina), com um mesmo objetivo de trabalhar pela evolução do ser humano no sentido de seu desenvolvimento espiritual, e com isso, contribuir para que haja paz e conciliação entre as pessoas.

O primeiro passo nessa construção coletiva começa no interior de cada um de nós. Só podemos ser pacificadores e assim, bem-aventurados, quando conseguimos nos pacificar interiormente, superando os conflitos internos, pois são eles a origem dos embates e divergências externas.

Outro passo importante é nos reconhecermos como irmãos, pois em que pese as diferenças, somos feitos à imagem e semelhança de Deus. Nossos desafios e carências são semelhantes e precisamos uns dos outros, por isso se caminhamos com humildade e virtudes, recebemos mais clareza em nossa consciência, e podemos ter paz interior e amor em nosso coração, para que a conciliação seja possível.

Veja também:

Nos links abaixo, um vídeo com a apresentação de cenas do Dia da Paz e da Conciliação em Florianópolis, juntamente com fotos, e também um vídeo com a “Percepção da Paz”, segundo irmãos da UDV em Mato Grosso.

>> Dia da Paz e da Conciliação (Florianópolis, SC) – clique aqui.
>> Dia da Paz e da Conciliação – 13ª Região – clique aqui.

Dia da Paz e da Conciliação no DF e nos estados brasileiros:

• Acre (Lei N 3.132/ 01.06.2016);
• Amazonas (Lei N 135/2020);
• Ceará (Lei N 16.596/ 05.07.2023);
• Distrito Federal (Lei N 5.509/ 22.07.2015);
• Goiás (Lei N 19.384/ 07.07.2016);
• Maranhão (Lei N 11.726/20.05.2022);
• Mato Grosso (Lei N 9.947/ 11.07.2013);
• Minas Gerais (Lei N 20.378/ 10.08.2012);
• Pará (Lei N 7.654/ 07.09.2012);
• Piauí (Lei N 7.651/ 09.12.2021);
• Rondônia (Lei N 4.067/ 22.05.2017);
• Roraima (Lei N 798/ 10.01.2011).

Teodoro

*Carlos Teodoro J. H. Irigaray é Mestre Assistente Geral do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *