Departamento de Plantio e Meio Ambiente promove capacitação em Minas Gerais

Felipe Jácome*

Participantes do 4º Encontro do Departamento de Plantio e Meio Ambiente (DPMA) da 12ª Região | Foto: Jussara Reis.

O 4º Encontro do Departamento de Plantio e Meio Ambiente (DPMA) da 12ª Região do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal (Minas Gerais), realizado no dia 29 de setembro no Núcleo Flor de Mariri, contou com 158 participantes. Ao longo do evento, três palestras foram ministradas por especialistas em meio ambiente e por sócios da UDV, “o que tornou a capacitação mais teórica e produtiva”, pontuou José Agostinho Amato Condé, coordenador regional do Departamento de Plantio e técnico em agropecuária. A mesma avaliação foi feita por Reinaldo Osmar Pereira, diretor do DPMA, que acompanhou todo o encontro.

Durante o dia, os plantadores participaram das palestras: “Sistemas Agroflorestais para o Plantio de Mariri e Chacrona”, ministrada pelo biólogo e mestrando em Agroecologia, Sérgio Bernardes Sá Teles; “Segurança do Trabalho/Equipamento de Proteção Individual e Ferramentas Manuais”, ministrada pelo profissional de segurança e membro do Corpo de Bombeiros, Jonas Braga Linke e “Técnicas de Marcação, Práticas e Manejo de Mariri e Chacrona”, apresentada por José Agostinho Condé.

“Foi um bom encontro, as pessoas saíram satisfeitas, fizemos um trabalho na parte de distribuição de mudas, sementes, material [farinha de batata] para a produção de adubo e 80 litros de um biofertilizante para os participantes. Eu quero continuar com essa propagação, com uma variedade de plantas companheiras [do Mariri e da Chacrona] que possam auxiliar os nossos plantios. Podemos sempre melhorar mais, claro, mas foi muito proveitoso e pelo retorno que as pessoas me deram, foi positivo, elas gostaram”, avaliou o coordenador regional.

Para o diretor do Departamento de Plantio e Meio Ambiente da Diretoria Geral,  Reinaldo Pereira (Quadro de Mestres, N. Lupunamanta – Campinas -SP), o encontro na 12ª Região transcorreu em um clima de alegria e harmonia e, principalmente, atendeu o pensamento e a prioridade da Representação Geral do Centro com a implantação de sistemas agroflorestais.

“É importante que os monitores estejam alinhados com o coordenador regional, com a agenda de trabalho e que possam conversar também com as equipes de plantio, procurando esclarecer as dúvidas com relação aos princípios estabelecidos pelo departamento e pela Diretoria Geral. Saber das técnicas que devem ser aplicadas de cultivo e manejo das plantas, da legislação ambiental e planejar as ações, para que possamos ter um resultado cada vez melhor, com aprimoramento, mantendo a saúde das plantas, fazendo a integração das atividades com os outros departamentos do Centro, integrando crianças, jovens e dando segmento neste trabalho de zelo e cultivo das plantas”, orientou o diretor do DPMA.

Registros atualizados

Durante a palestra “Técnicas de Marcação, Práticas e Manejo de Mariri e Chacrona”, método apresentado por José Agostinho Condé, coordenador do DPMA na 12ª Região, foi destacado como estão organizados os registros dos trabalhos da equipe de plantio de cada um dos Núcleos que compõem a 12a Região da UDV. A ideia é que os monitores dos Núcleos façam as marcações de cada uma das plantas e que a partir daí haja um controle mais criterioso do plantio, com informações detalhadas e atualizadas da condição das plantas; como por exemplo: quantos pés foram plantados, quantas mudas estão em desenvolvimento, quantos pés estão em ponto de colheita, se os monitores estão fazendo o plantio de mudas de procedência, dentre outras informações.

De acordo com o coordenador regional, o registro consiste em preencher um relatório manual durante as atividades do plantio e, na sequência, lançá-los em um relatório on-line, pelo programa Google Forms. Após o lançamento destas informações, o banco de dados do Núcleo e, automaticamente, o de toda a 12ª Região estará atualizado. Esta técnica, conforme defendeu o coordenador regional, “dá uma visão geral do que pode ser melhorado nos trabalhos com as plantas sagradas em todos os Núcleos”.

“Este levantamento de dados contribuirá para realizarmos um mapeamento do que nós precisamos fazer para ter Mariri e Chacrona de qualidade. Nos permite acompanhar todo o processo, inclusive a parte de peso de colheita, como está sendo o resultado na burracheira em nossos Preparos. Então, ele [relatório] vai dar todo o retorno com relação ao manejo, acompanhamento e resultados. Eu acredito que esta técnica facilitará o trabalho do coordenador, que acompanhará os Núcleos, sem necessariamente estar presente. Não só ele, mas os Mestres Representantes, o Mestre Central e o diretor do DPMA”, afirmou Agostinho.

Agrofloresta

Este sistema é o que está sendo adotado pelo DPMA em todo o país. De forma resumida, o método consiste em realizar plantios de espécies que auxiliam na recuperação de florestas e áreas degradadas, imitando os sistemas naturais que auxiliam o desenvolvimento do Mariri e da Chacrona. No encontro, a palestra a respeito deste tema foi ministrada pelo biólogo e mestrando em Agroecologia, Sérgio Bernardes Sá Teles, que esclareceu as principais dúvidas dos plantadores e destacou a importância dos plantios em oferecer condições adequadas para receber as plantas utilizadas no preparo do Chá Hoasca.

“É importante que se tenha próximo ao Mariri árvores resistentes (para que ele possa subir), com ciclos de vida mais longos, que possam suportar o peso dele, conforme ele se desenvolve. Enquanto que, para a Chacrona, ela encontre solos de maior fertilidade e cobertura florestal, já que é uma planta que cresce sob a sombra de outras árvores. Então, os sistemas agroflorestais, quando bem planejados, permitem que os seres humanos possam contribuir com os processos naturais de regeneração florestal e acelerar estes processos de recuperação das florestas”, destacou o especialista.

Segurança nos trabalhos

A forma de realizar os trabalhos do plantio também foi tema de destaque durante o encontro. Seguindo as orientações da Representação Geral, a segurança e a utilização correta de equipamentos devem ser sempre colocadas em prática. O profissional de segurança e membro do Corpo de Bombeiros, Jonas Braga Linke, chamou a atenção para a garantia da integridade de todos os membros da UDV, valorizando o comportamento preventivo e as boas práticas.

*Felipe Jácome é integrante do Quadro de Sócios do Núcleo Flor Encantadora, Sabará-MG (12ª Região da UDV). 

1 responder
  1. Rogério Nunes
    Rogério Nunes says:

    Muito importante o trabalho de divulgação das técnicas aplicadas ao plantio correto de chacrona e mariri. Mantendo nossas plantas saudáveis e garantindo a transferência do conhecimento.
    Muitas facilidades.
    Luz, paz e amor.

    Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *