Curso de Agrofloresta reúne mais de 100 plantadores da 11ª Região

Roberta Moriconi Freire Schardong*

| 20 março 2018

Plantando a semente da agrofloresta no coração do Sertão | Foto: Neylon Silva.

Mais de 100 sócios de todos os Núcleos da 11ª Região (Ceará, Piauí e Maranhão) participaram do Curso de Agrofloresta – Plantio de Chacrona, realizado nos dias 10 e 11 de março, no município de Timon, no Maranhão. Organizado pelo Departamento de Plantio e Meio Ambiente do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal, o curso foi ministrado por Antônio Gomide (sócio do Núcleo Santa Fé do Cariri, Crato-CE), especialista em técnicas de plantio em sistemas de agrofloresta.

No curso foram repassadas noções básicas de agrofloresta e práticas com técnicas de preparo e de cobertura do solo, de semeadura, de plantio de mudas e de estacas numa área de 10x20m. Em sete canteiros de 1x20m, foram plantadas mudas de Chacrona e de árvores frutíferas, entre outras, além da semeadura de espécies pioneiras, nativas e companheiras.

A programação contemplou ainda uma vivência na área do terreno do plantio da 11ª Região, sendo feita uma trilha guiada na floresta pelo sócio José Uliano Camilo, pertencente ao Corpo Instrutivo do Núcleo Mestre Adamir (Teresina-PI).

Batizada de Plantio Novo Horizonte, a área de 9 hectares foi doada em 2013 pelo Núcleo Mestre Adamir para a 11ª Região, com o objetivo de disponibilizar Mariri e Chacrona para atender as necessidades dos Núcleos. Para tanto, o trabalho tem sido em prol da produção sustentável de Mariri e de Chacrona, dos Nove Vegetais e de outros recursos ambientais presentes no bioma. As atividades nessa área têm também o objetivo de propiciar aperfeiçoamento tecnológico aos plantadores, integrando o conhecimento obtido nos Núcleos.

Na Agrofloresta, alunos aprendem na prática como fazer brotar uma floresta | Foto: Genilson de Lima.

Central de Formação de Plantadores

O curso contou com a participação do Mestre Central da 11ª Região, Luiz Martins Bonfim Filho; do Diretor Adjunto do Departamento Nacional de Plantio e Meio Ambiente, Mestre Raimundo Mauro Carneiro Filho; e do Coordenador Regional do Plantio, Mestre André Luiz, que falaram na abertura dos trabalhos. De acordo com eles, esse curso representa um marco importante, no sentido de se iniciar no terreno do Plantio Novo Horizonte a criação de uma Central de Formação de Plantadores da 11ª Região.

A criação de Centrais de Formação de Plantadores nas regiões é uma das orientações do Departamento de Plantio e Meio Ambiente do Centro (desde que reúnam condições técnicas e naturais para isso), assim como o plantio em sistemas de agrofloresta, o qual já se comprovou ser a melhor técnica para o cultivo de Mariri e Chacrona.

Durante as atividades, buscou-se sobretudo cativar as pessoas, sensibilizando para a importância desse movimento, que visa ao fortalecimento das equipes dos plantios dos Núcleos, e à união de todos por um bem comum.

A preparação das acomodações do local e a alimentação para os participantes foram realizadas pela irmandade do Núcleo Mestre Adamir, refletindo o clima de dedicação e amor no qual os trabalhos foram conduzidos nos dois dias de curso.

Fazem parte da 11ª Região os Núcleos: Tucunacá, Fortaleza, Flor Divina, Estrela Brilhante, Cajueiro Pequenino, Santa Fé do Cariri, Linha de Tucunacá, Mestre Sidom (todos estes no Ceará), Sereno do Mar (Maranhão) e Mestre Adamir (Piauí).

* Roberta Moriconi Freire Schardong é integrante do Corpo do Conselho do Núcleo Flor Divina (Fortaleza – Ceará).

1 responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta