Conselho Fiscal da DG realiza encontros nas Regiões da UDV

Salomão Taumaturgo Marques*

| 28 junho 2017

O 1º Encontro Regional do Conselho Fiscal aconteceu na 11ª Região da UDV, em Fortaleza-CE | DMC/Núcleo Fortaleza.

O Conselho Fiscal da Diretoria Geral do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal vem realizando encontros nas Regiões com o intuito de fortalecer os Conselhos Fiscais dos Núcleos da UDV. Até o momento, foram realizados encontros na 7ª Região (que abrange Núcleos das cidades de Rio Branco, Plácido de Castro e Epitaciolândia no Acre; Extrema, em Rondônia, e a Distribuição Autorizada de Cuzco, no Peru) e na 11ª Região (estados do Ceará, Piauí e Maranhão). Também ocorreram encontros locais para atender os Núcleos nos estados de Goiás e Tocantins, pertencentes à 8ª Região. Este trabalho atende pedido da Diretoria Geral (DG) com autorização da Representação Geral do Centro.

O Conselho Fiscal é um órgão eleito pelo Colégio Eleitoral da UDV e tem por objetivo examinar as documentações financeiras e contábeis da Diretoria Geral. Nos Núcleos da União do Vegetal os Conselhos Fiscais fiscalizam os atos das suas Diretorias. Desse modo, é um importante auxiliar da DG e das Presidências e Tesourarias dos Núcleos. Podemos afirmar ainda que o Conselho Fiscal desempenha o papel dos olhos dos sócios da União do Vegetal, estando vigilante quanto à regular utilização dos recursos financeiros que estão à disposição no Centro.

Encontros

O 1º Encontro Regional do Conselho Fiscal ocorreu no dia 17 de dezembro de 2016, no Núcleo Fortaleza (Fortaleza-CE), na 11ª Região. Estiveram presentes o Presidente do Conselho Fiscal da Diretoria Geral, Salomão Taumaturgo Marques (integrante do Corpo Instrutivo da Sede Geral, Brasília-DF), que vem coordenando os encontros, como também o Coordenador Regional da DG na 11ª Região, Mestre Célio Lessa (Núcleo Flor Divina, Fortaleza-CE) e o Tesoureiro Regional da 11ª Região, Mestre Eduardo Marques (Núcleo Cajueiro Pequenino, Cascavel-PE). Fizeram-se ainda presentes os Presidentes, Tesoureiros e membros dos Conselhos Fiscais dos Núcleos da Região.

O 2º Encontro Regional realizou-se no Núcleo Jardim Real (Rio Branco-AC), no dia 3 de junho de 2017, para atender as Diretorias de Núcleos da 7ª Região. Também estiveram presentes os Presidentes, Tesoureiros e membros dos Conselhos Fiscais dos Núcleos da Região. Na visão do Coordenador Regional da Diretoria Geral da 7ª Região, Mestre Mayko Aguiar (Núcleo João Lango Moura, Rio Branco-AC), foi um momento especial e de grande aprendizado para todos os presentes.

Equilíbrio e firmeza

A Representação Geral do Centro manifesta a importância desta ação do Conselho Fiscal nas palavras do Mestre Geral Representante, Clovis Cavalieri Rodrigues de Carvalho: “É a primeira vez que o Conselho Fiscal da Diretoria Geral está realizando este trabalho nas Regiões da UDV. Sabemos da grande responsabilidade que temos em manter os atos das Diretorias deste Centro, bem como as suas finanças, de acordo com as leis do país. Conforme previsto em nosso estatuto, o Conselho Fiscal tem a missão de zelar por essa regularidade para vermos cada vez mais o crescimento da União do Vegetal com equilíbrio e firmeza”.

Carinho e responsabilidade

O Presidente da Diretoria Geral, Mestre Wladimir Fogagnoli Ferraz, expõe o sentimento da Diretoria Geral com relação a este movimento positivo nas Regiões do Centro: “É uma honra para a Diretoria Geral poder contar com o apoio do Conselho Fiscal da DG neste trabalho de conscientização dos dirigentes do Centro e dos membros eleitos das Diretorias no tocante à importância desse órgão fiscalizador. A DG expressa a sua gratidão ao seu Conselho Fiscal e às Regiões que até o momento manifestaram o interesse de realizar esses encontros, onde vemos que estão sendo feitos com carinho e responsabilidade perante o Mestre Gabriel e a UDV”.

Respeito perante as autoridades

Como Presidente do Conselho Fiscal da Diretoria Geral, destaco que a presença deste órgão nas Regiões da UDV é de grande valia. Vivemos momentos especiais em que percebemos a presença do Mestre Gabriel norteando os seus dirigentes para que o Centro continue sendo fortalecido administrativamente e respeitado perante as autoridades constituídas no país. Somos gratos pela confiança da Representação Geral e da Diretoria Geral do Centro por permitir que isso seja possível.

*Presidente do Conselho Fiscal da Diretoria Geral do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal e integrante do Corpo Instrutivo da Sede Geral (DF).

1 responder
  1. Álvaro Gilberto Hennicka
    Álvaro Gilberto Hennicka says:

    Concordo com o valor e importância desta iniciativa. Penso ser de igual valia , oportunizar esclarecimentos sobre o funcionamento da tesouraria do núcleo. Grato.

    Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *