Conselheiro Luiz Carlos, um irmão de coração fraterno

*Texto escrito pela irmandade do Núcleo Lumiar e do Núcleo Agulha de Marear.

| 27 Abril, 2020.

Foto: DMC/Núcleo Lumiar.

No dia 17 de abril, despediu-se de nós o Conselheiro Luiz Carlos de Moraes Rego Ramalho. Partiu por conta do COVID-19, deixando muita saudade entre seus familiares, amigos e toda a irmandade do Núcleo Lumiar (Nova Friburgo-RJ), onde foi sócio-fundador. Casado com Nilza Melgaço Ramalho, era pai de 5 filhas e avô de 5 netos (3 meninos e 2 meninas).

Nascido em 12 de agosto de 1947, no Rio de Janeiro, Luiz Carlos era médico psiquiatra e durante sua trajetória profissional trabalhou em diversos hospitais na área de saúde mental. Chegou à UDV em 1993, no Núcleo Pupuramanta (RJ). Foi sócio-fundador também do Núcleo Agulha de Marear (Maricá-RJ).

Desde que iniciou os trabalhos no Núcleo Lumiar, viajava mais de 220 km de carro, do Rio de Janeiro a Lumiar (Nova Friburgo), sempre na companhia de outros sócios, para participar das Sessões.

Era um irmão de coração fraterno e considerado pelos que o conheciam como um amigo de verdade, pois sentiam, no seu modo de tratar as pessoas, carinho, respeito e zelo.

Ele simplesmente atendia, sem distinção, aos que necessitavam e, sempre estendia a mão por amor. Seus gestos eram espontâneos, seu sorriso uma marca registrada e seu abraço um conforto.

Saudades, querido amigo, com a certeza de ter feito um bom plantio por onde passou.

Poesia para o amigo Luiz Carlos

De Agulha de Marear fez seu Lumiar
O que fazer, se não
Simplesmente amar
Tantos assuntos temos a estudar
Do mental ao espiritual
talvez a física quântica ajude a explicar
Uma mente tão brilhante
Difícil até de acompanhar
Filho, marido, pai, avô
Um irmão de bom coração
Que sabia o amor expressar
Simplesmente um amigo
Com alegria vamos recordar.

Autora da poesia: Ana Amaral, integrante do Corpo do Conselho do Núcleo Janaína (RJ). Amiga do Conselheiro Luiz Carlos e técnica de enfermagem, foi ela quem o levou ao hospital quando ele apresentou os sintomas do COVID-19. Foi graças a Luiz Carlos que a Conselheira Ana Amaral chegou à União do Vegetal.

Assista o depoimento do Conselheiro Luiz ao DMC do Núcleo Lumiar:

26 respostas
  1. Roberto Guimarães Mattar
    Roberto Guimarães Mattar says:

    Bonita homenagem ao nosso mano de fé C. Luiz Carlos.
    Irmão, amigo, esposo, pai, vovô, doutor… caianinho sangue bom!
    Sorriso suave e semblante sereno.
    Sempre dIsposto, linha de frente do time do “tô podendo”.
    Siga em Paz amigo, nos vemos no Tempo Certo

    Responder
  2. Lucas Ribeiro Monteiro
    Lucas Ribeiro Monteiro says:

    Fica a bonita caminhada que caminhou, um exemplo de homem de bem e dedicação ao próximo. Que o Mestre lhe guie e conforte sua família e amigos que o guardam com grande admiração.

    Responder
  3. Deusa de Sena Ribeiro
    Deusa de Sena Ribeiro says:

    É com setimento de tristeza e alegria que leio está notícia do desencarne do C. Luiz Carlos. Alegria em saber que ele foi um homem de bom coração e trabalhava por amor a causa e ao próximo, plantou o bem deixando o seu legado. Tristeza em saber que ele desencarnou por motivo do Covid-19, peço a Deus e ao Mestre Gabriel que conforte o coração dos familiares e amigos.

    Responder
  4. Évanilda Maria Eva Ferreira Jacinto e
    Évanilda Maria Eva Ferreira Jacinto e says:

    Deixo meu pesar. Que possamos nos conformar e agradecer a Deus por estarmos aqui hoje nesta batalha imensa contra esse invisível mortal.

    Responder
  5. Gabriela
    Gabriela says:

    Merecida e singela homenagem a essa pessoa querida que tive a satisfação de conhecer, sempre com uma expressão de alegria no rosto, passava esse sentimento para quem o via.

    Responder
  6. André pessanha
    André pessanha says:

    Bom amigo C. Luiz Carlos! Muitas conversas de médico ao final das sessões! Saudades, velho amigo, fique em paz. Ainda tenho na memória a sua voz fazendo a chamada do Dr Camalango, em uma das noites frias das sessões de Lumiar. Nunca o vi senão falando bem das pessoas, auxiliando os muitos irmãos que o procuravam, e sempre feliz com o lugar que ocupava, de conselheiro da União do Vegetal. Grato pela amizade e consideração, meu irmão!

    Responder
  7. Gabriel Bernardo
    Gabriel Bernardo says:

    Grande amigo, conheço desde criança e encontrava-o sempre pedalando na praia e conversávamos sobre física quântica, espiritualidade e saúde !

    Responder
  8. BRUNA SCAVUZZI
    BRUNA SCAVUZZI says:

    Palavras sinceras que expressam com verdade a alma de nosso amigo Luiz Carlos. Só posso dizer que me sinto grata pela experiência de compartilhar muitas viagens a Lumiar com ele, momentos sublimes de contemplação da natureza na “casinha” de Lumiar, junto aos amigos Margarete e Pinagé e por todas as vezes que seu jeito doce me cativou. Fica a saudade e o aprendizado de amar, amar, amar e expressar o amor e a gratidão pelos irmãos sempre que houve oportunidade. Um Conselheiro que é um espelho pra mim. Com votos de alegria e saúde a todos e todas,
    Bruna Scavuzzi, sócia do corpo instrutivo do N. Lumiar.

    Responder
  9. Renato Barbosa
    Renato Barbosa says:

    Ao querido amigo, Cons Luiz Carlos. O conheci no final de 1995 após uma Sessão Instrutiva no Núcleo Pupuramanta. Foi uma sessão inesquecível para a maioria de nós que estávamos presentes. Quando nos reencontrávamos, era uma boa oportunidade de relembrar alguns acontecimentos daquela sessão.

    Com o passar dos anos construímos e fortalecemos a nossa amizade. Sempre alegre, transmitindo palavras positivas, bons conselhos e procurando colocar em prática o que estava aprendendo na UDV. Auxiliou um tanto de pessoas através da medicina, e o fez com satisfação,e trouxe outras para a UDV dando a oportunidade de conhecer a luz da Hoasca.

    Que o Divino Mestre receba esse irmão de coração fraterno em uma de suas moradas com o manto sagrado da Virgem Mãe Santíssima com a luz do Grande Mestre Gabriel, dando aos seus familiares e amigos a conformação neste momento.

    Responder
  10. Karen Roizen
    Karen Roizen says:

    Meu querido amigo, Luiz Carlos, ainda não acredito que você foi embora. Sempre estará no meu coração, na lembrança dos momentos alegres, da sua bondade, seu sorriso e gentileza em qualquer situação. Que o Mestre o receba na sua Luz. Muita saudade.

    Responder
  11. Paul Serpa
    Paul Serpa says:

    Linda homenagem ao meu pai. Ele gostava muito da UDV e de Lumiar. Eu tb frequentei a UDV um bom tempo da minha vida. Agora ficam as boas lembranças. Valeu pela homenagem. Onde quer que ele esteja, tenho certeza que ele ficou bem feliz. Luz, paz e amor.

    Responder
  12. Wiviani Ribeiro da Silva
    Wiviani Ribeiro da Silva says:

    Uma pessoa do bem, alegre e de bom coração! Sempre pronto a auxiliar quem precisasse! Que a luz do Grande Mestre o guie na espiritualidade, ligado a esse Coração que Deus nos Deus, a sagrada União do Vegetal!

    Responder
  13. Ricardo Borges
    Ricardo Borges says:

    Sempre com um sorriso alegre no rosto e com um jeito amigo, essa é a maneira que vou recordar dele. Um bom exemplo de caianinho e conselheiro. Antes de tudo, um buscador das coisas da espiritualidade. Mais antenado na tecnologia do que muita gente jovem por ai, sempre com os modelos mais novos de celular, câmeras, gravadores e relógios, andava sempre a registrar com alegria o que via. Chegou a hora de sair da Matrix (analogia que ele gostava de fazer com o filme). Muito grato pelas caronas.

    Vá em paz, amigo!

    Responder
  14. Cláudia Monteiro
    Cláudia Monteiro says:

    Irmão, amigo, médico que me socorreu num período muito delicado de minha vida. Tenho uma gratidão enorme por você. Que o Mestre esteja contigo e Nossa Senhora lhe abençoe.

    Responder
  15. Chris
    Chris says:

    Que saudades, meu amigo… Luiz cuidou de mim com a atenção de um pai compreensivo e eu sou eternamente grata. Que o Mestre lhe receba com as honras que você merece.

    Responder
  16. Marcos Cardinot
    Marcos Cardinot says:

    Meu amigo Lulu, como sempre o chamava, sujeito alegre, simpático e enigmático,sempre soltava umas pérolas durante nossas conversas, algo sobre o universo,a física quântica ou tecnologias de última geração.
    Um homem de caráter e de grande coração. Vai deixar muitas saudades, mas que possamos guardar na memória todos os belos momentos que convivemos com ele.
    Nós vemos um dia fora da Matrix!

    Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *