Conselheira Ana Evangelista, 80 anos de vida com uma presença amorosa e respeitosa

| 10 Março, 2022

Danielle Hounsel Garcia*

Foto: Miguel Almeida.

Pela graça divina de pertencermos à União do Vegetal, temos a oportunidade de encontrar pessoas que marcam a nossa vida e, pelo destaque da amizade concebida, nos fazem compreender o caminho a ser seguido, com o sentimento integrado sob o símbolo sagrado da luz, da paz e do amor.

Cumpre a mim a honrosa missão de usar a palavra, trazida da mais fina lavra do meu coração, para escrever a respeito de uma jovem senhora que, a qualquer tempo e a qualquer hora, traz um sorriso sincero no rosto, uma expressão serena, calma e tranquila, própria de todos aqueles que sabem aproveitar cada momento da vida.

Ana Maria Bentes Farias nasceu no dia 10 de março de 1942, próximo ao Município de Itacoatiara, distante aproximadamente 270 Km da cidade de Manaus (AM). Ainda quando estudante universitária encontrou Roberto Evangelista, também estudante universitário, com quem casou e dessa união nasceram seus filhos: Marlo, Sâmara, Sarah, Luína e Luna.  Em novembro de 1970,  bebeu o Vegetal pela primeira vez em Manaus e teve a oportunidade de participar em algumas sessões com a presença de Mestre Gabriel, dentre elas a que foi trazido o “Rosário de Chamadas”.

Conheci a Conselheira Ana, minha querida amiga Ana, assim que iniciei a minha caminhada na União do Vegetal no Núcleo Caupuri, em Manaus, no ano de 1992, assim como o Mestre Roberto Evangelista,  um homem estudioso, com um talento expressivo em sua oratória, capaz de atender as mais diversas compreensões com simplicidade e humildade.

Logo percebi  a Conselheira Ana como uma pessoa que buscava aprofundar, em tudo que estava ao seu redor, o entendimento e, respeitando o meu grau de iniciante,  me fez perceber uma compreensão resultante desta  apuração do pensamento. Iniciou-se, assim, a minha crença de que a sua presença em minha vida me fortaleceria, por sua forma paciente de ser, de compreender a vida, seu modo respeitoso, amoroso, e, por seus conselhos e sabedoria, aprendi a tecer com clareza os pensamentos que se entrelaçavam e integravam a  certeza, confirmada hoje pela  minha convicção, de que este caminho que seguimos é a chave para o nosso encontro com a salvação.

Caminhamos juntas por algum tempo no mesmo Núcleo, com o mesmo grau hierárquico na estrutura da União do Vegetal, como Conselheiras, mas compreendo que, em muito, se distingue do meu o seu grau espiritual, por diversos motivos dos quais ressalto apenas um deles: o fato de haver conhecido Mestre Gabriel em matéria, o que lhe atribui um nobre merecimento que há de ter, de mim, o reconhecimento por tamanha grandeza.

Neste dia, em que comemoramos os seus 80 anos de idade, rendo a ela a minha homenagem, sentindo o real significado de nossa amizade, ao mesmo tempo em que peço ao Divino Mestre que a guarneça, em dias cada vez mais claros, regados pela fina textura do amor, e assim o faço como uma filha que reconhece em uma mãe o seu valor.

*Danielle Hounsel Garcia é integrante do Corpo do Conselho da Sede Geral (Brasília- DF).