Carta do mestre Edison Saraiva à Mestre Pequenina

Brasília, 04 outubro de 2016

Mestre Pequenina, querida amiga.

Em formato de carta, pois bem viva estás, expresso nesta o sentimento que é de muitos e muitas, que chegaram nesta casa, que é tua por demais, vindos, assim como eu, de um destino incerto. Da pequena Meruoca no Ceará, cidadezinha da Serra, de clima ameno, até a legendária Amazônia, uma longa travessia de dor, superação, fé e esperança te aguardavam.

Enfrentastes, vencestes e chegastes ao destino final da tua honrosa missão, ensinando aos Caianinhos que por mais dura que seja uma provação, com Espiritualidade a tudo se supera.

Na tua música* de despedida deixastes a tua mensagem viva, reflexo do teu coração de menina, que nunca esquecestes. O batidão da estrada, a temperança dos quereres, o passo seguro com olhos abertos, buscando alegria de seguir aqui e lá cantando versos de liberdade e transformação. Te desejamos a mais alta condecoração de um Espírita. Que ao voltares venha com a lembrança plena desta encarnação. Que inicies da altitude que chegastes nesta História da Conselheira do Rei. Que venhas com a consciência clara em busca de descobrir inteiramente os Segredos e Mistérios de Hoasca. E que quando nos vermos, estes que aqui te reverenciam, reconheçam a Pequenina Grande Mulher que fostes e és.

Com Saudades e Gratidão.

Do discípulo e amigo de sempre Edison Saraiva**.

* A música citada é Reino das Flores (Sandra Brito) e pode ser ouvida clicando aqui.
** Integrante do Conselho da Administração Geral do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal.

43 respostas
  1. Leonardo Pauperio
    Leonardo Pauperio says:

    Belas palavras em homenagem a esta grande matriarca da União do Vegetal, lutadora de intensas batalhas, merecedora de tantas vitórias, que traz dentro de si e espraia pelo jardim da vida sementes de amor e paz.
    Deixa pra nós palavras de conforto e orientação, e um exemplo fino de amor ao próximo. Deus te guarde, Dona Pequenina!

    Leonardo Pauperio

    Responder
  2. Rodrigo Polignano
    Rodrigo Polignano says:

    Realmente fala por todos nós.
    Grato por compartilhar do teu coração, Mano.
    Hoje dia em que é comemorado o dia de São Francisco, a matéria dessa grande batalhadora está sendo sepultada e aqui nos encontramos unidos em sentimento, bendizendo e louvando a vida e a obra de uma pessoa que batalhou pela Paz e há de continuar sustentando essa Bandeira hoje e sempre.
    Senhor fazei de mim um instrumento de Tua Paz…
    Abraços fraternos.

    Rodrigo Polignano

    Responder
  3. João Divino
    João Divino says:

    Tive a oportunidade de conversar pessoalmente com esta Sra. Todas as vezes ela mostrando que devemos ter coragem para superar as dificuldades da vida.

    Saudades.

    João Divino
    MAC 13a Região.

    Responder
  4. Itana Ferreira de Pinho Miguez
    Itana Ferreira de Pinho Miguez says:

    Fica o legado da Mestre Pequenina. Mulher forte, conselheira, amiga e companheira do Mestre Gabriel, que com sua força e determinação,não mediu esforços para trabalhar pela grandiosa Obra da União do Vegetal – sendo ela uma peça importante na Recriação junto ao M Gabriel. O Mestre estará conduzindo-a dentro da luz,da paaz e do amor.

    Itana Ferreira de Pinho Miguez

    Responder
  5. Juliane Oliveira
    Juliane Oliveira says:

    Meus sinceros sentimentos à família da Mestre Pequenina, a matriarca da União do Vegetal. Pessoa nobre que cumpriu com maestria seu papel de companheira, mãe e mestre nesta Obra Sagrada e Consagrada.

    Juliane Oliveira

    Responder
  6. Janainna Souto Maior de Albuquerque
    Janainna Souto Maior de Albuquerque says:

    Saudades, mana querida, como ela costumava nos chamar. Até um dia, Luz, Paz e Amor.

    Janainna Souto Maior de Albuquerque

    Responder
  7. Francisco Pinto
    Francisco Pinto says:

    Viva Mestre Pequenina,

    Participante direta na recriação da União do Vegetal, matriarca maior desta Santa Obra e exemplo de fé, dedicação e zelo por esta causa.

    Pra sempre viva em nossos corações, Mestre Pequenina e “quem sabe um dia a gente volta a se encontrar”.

    Gratidão eterna!

    Francisco Pinto

    Responder
  8. Matheus Oliveira
    Matheus Oliveira says:

    Exemplo de força, perseverança, companheirismo e firmeza de propósito. Trabalhar pela obra do Mestre para fazer a paz no mundo. Sua vida muito nos ensina.

    Matheus Oliveira

    Responder
  9. Rejane Hoisel Arléo
    Rejane Hoisel Arléo says:

    Só temos a agradecer.
    Se hoje temos a possibilidade de fazer parte desta Sagrada União, devemos ao Mestre Gabriel e a Mestre Pequenina, que o auxiliou a criar a UDV.
    Continuou sua caminhada e cumpriu sua nobre missão com honradez, dignidade e amor .
    Um exemplo de dedicação.
    Gratidão!

    Rejane Hoisel Arléo
    Núcleo Serenita

    Responder
  10. Raquel m. da silva
    Raquel m. da silva says:

    Mesmo não tendo tido a sorte de conhece-la pessoalmente, sei de suas firmes qualidades pois quem a conheceu deixa isso bem claro. Ainda sei pouco o que dizer nesse momento, mas deixo aqui registrado meu sentimento de carinho pela nossa matriarca Mestre Pequenina.

    Raquel M. da silva

    Responder
  11. Cristina da Luz
    Cristina da Luz says:

    Sinceras, serenas e amorosas palavras para acompanharem o silêncio desse momento de transição entre vidas. Que sigamos nosso caminho com o melhor do que pudermos aprender com os exemplos de Luz que nos são permitidos ver e compreender. Que possamos dar o devido valor ao que recebemos e merecemos de bom.

    Responder
  12. Firmo Rodrigues
    Firmo Rodrigues says:

    Uma Luz pura e fina a nós guiar na espiritualidade em nossa União do Vegetal, recebe sua companheira, outra luz a nos guiar em nossa peleja em busca de ser um coração fiel. Que alegria eu sinto pela bondade de Deus! Viva nosso Jardim Florido!

    Firmo Rodrigues

    Responder
  13. Reni Arcanjo de Resende
    Reni Arcanjo de Resende says:

    Eu sinto a leveza no ar de alguem que fez a passagem com a tranquilidade de alguem que cumpriu sua missão mostrando pra nos como devemos fazer. Com tanta peleja, mas sempre firme pra fazer valer a missão que lhe foi confiada de auxiliar o Grande Mestre a deixar este tesouro pronto aqui na terra pra nós. Peço aos dois que continue sempre dando luz e força pra nós todos continuar zelando deste tesouro.

    Gratidão, ó Mestre Pequenina.

    Reni Arcanjo de Resende

    Responder
  14. Adriana Carla Mignot
    Adriana Carla Mignot says:

    Gratidão à Mestre Pequenina, nossa Matriarca, fiel e dedicada companheira do nosso Mestre Gabriel.
    – Gratidão, mestre Edson Saraiva, pelas palavras que nos envolvem em suavidade e confiança. Ao senhor e a todos os irmãos da Direção dessa nossa Sagrada Instituição, que vêm zelando e continuando sua firme administração… aos irmãos que desde a origem vêm acompanhando O Grande Mestre na Missão, a minha mais profunda e infinita gratidão!

    Adriana Carla Mignot

    Responder
  15. Manuela Bernis
    Manuela Bernis says:

    Sou tão pequena perante esta Sagrada Obra, da qual a amada Mestre Pequenina participou ativamente, que privilégio e merecimento! Exemplo de força, amor, fé e perseverança, viva Mestre Pequenina, pra sempre nos corações e mentes dos caianinhos! Gratidão.

    Manuela Bernis

    Responder
  16. Hilda Brandão
    Hilda Brandão says:

    Mestres e Conselheiros são espelhos para os discípulos…Para nós és um espelho cristalino … Gratidão por tudo, amada Mestre Pequenina!

    Ass. Hilda Brandão

    Responder
  17. Itana Ferreira de Pinho Miguez
    Itana Ferreira de Pinho Miguez says:

    Fica o legado da Mestre Pequenina que, com presteza soube honrar este lugar de companheira, conselheira e peça fundamental, junto ao Mestre Gabriel, na recriação da União do Vegetal. Nunca mediu esforços para trabalhar por esta sublime obra, passando muitas dificuldades e sempre com uma palavra de orientação. Que o Mestre a conduza na luz. Viva à Mestre Pequenina!

    Itana Ferreira de Pinho Miguez

    Responder
  18. Jorge Luiz NMMN
    Jorge Luiz NMMN says:

    Pequena, grande mulher !!!
    Missão honrosa, minha grande admiração. Penso que, no peneirar do viver e da caminhada, fica gravado os bons adjetivos que enobrecem os pequenos Caianinhos, nos quais espelham nessas pessoas que buscam constantemente o bem e nesse momento em especial a Conselheira do Mestre Gabriel.

    Grato de coração, grato !

    Jorge Luiz NMMN -Goiânia.

    Responder
  19. Renato Barbosa
    Renato Barbosa says:

    Guardarei em meu coração boas lembranças desta senhora , pequena em estatura , mas com grande conhecimento , sabedoria e um enorme coração . Dentro de sessão quando falava ou fazia chamada, se destacava. Vi tirar pessoas de alto tempo de burracheira pela palavra. Doutrinava e muito bem. Orientava. Era e é respeitada. Exemplo de companheira, mãe, avó, Mestre ( a única mulher a chegar neste lugar ), conselheira. Morou com o Mestre Gabriel e filhos nos seringais da Amazônia e Porto Velho. Viu nascer / recriar a UDV em sua casa e dentro da sua família. Foi a primeira pessoa a receber o copo de vegetal das mãos de Mestre Gabriel. Esteve em todos os momentos mais importantes da UDV. Já externei aos familiares/amigos meus sinceros sentimentos. A Mestre Pequenina já está com o Mestre Gabriel num bom lugar .
    Gratidão !

    Renato Barbosa

    Responder
  20. Jones Batista
    Jones Batista says:

    Mestre Pequenina é e continuará sendo o exemplo de firmeza e dedicação nesta obra do Mestre Gabriel. Tive a oportunidade de conhece-la um tanto mais quando hospedou-se em minha casa por uma semana. Na sua simplicidade, mostrou-nos uma grandeza que só na convivência pode ser percebida. Guardo e guardarei em minhas lembranças os conselhos e orientações que dela recebi. Que o Mestre a receba e seja mais uma estrela a nos nortear.

    Jones Batista

    Responder
  21. Amarildo Lima da Silva
    Amarildo Lima da Silva says:

    A nossa Matriarca nos deixou e foi morar com o Pai. Era e sempre sera uma grande mulher, pois junto com o Mestre Gabriel e com mais outros companheiros de caminhada criaram a UDV. Eu peço que o nosso Grande Mestre receba esta grande mulher Raimunda Ferreira da Gosta – embora pequenina, Mestre Pequenina.

    Até um dia companheiro de jornada
    Eu vou embora vou cumprir o meu destino
    Pois minha vida sempre foi um céu aberto
    Correndo o mundo desde o tempo de Menina
    Se alguém dia a flor do campo perguntar
    Pra onde fui, com quem moro ou onde estou
    Diga pra ela que procuro um novo mundo
    Que tenha paz, carinho e amor
    Eu digo pra senhora Mestre Pequenina
    Adeus flor do campo
    Minha açucena, minha bonita
    Orquídea branca que me fascina
    Dama da noite, M.Pequenina
    No reino das Flores a senhora foi morar.

    Meu Sentimentos a todos os Familiares.

    Amarildo Lima e Família

    Responder
  22. Clarice
    Clarice says:

    Meste Pequenina, uma mulher exemplar de fibra e firmeza, vencedora sempre de cabeça erguida, não mediu esforços pra auxiliar nosso Mestre Gabriel a recriar esta Sagrada Obra. Hoje, com sua missão cumprida, reencontra o Mestre Gabriel conduzindo-a ao Reino das Flores. Sinto em meu peito um silêncio profundo com saudade de sua presença, mas sempre será lembrada pelo seu bom exemplo. Sou eternamente grata

    Clarice Gomes

    Responder
  23. Maria de Lourdes Azevedo
    Maria de Lourdes Azevedo says:

    Texto lindo, feito da fina sensibilidade que merece esta senhora, tão significativa para nós! Traduz a nossa emoção e o nosso reconhecimento! Nao retira desta mulher a característica humana evolutiva , mas considera e sabe de seu valor junto ao Sagrado! Grata, mestre Edison, esse texto nos representa!

    Maria de Lourdes Azevedo

    Responder
  24. Henrique Boechat
    Henrique Boechat says:

    Traduziste bem, meu querido amigo e irmão Mestre Edison,
    Me reportei por um instante quando a conheci em Manaus em 1972. A simplicidade e a alegria me cativaram desde o primeiro instante.
    Uma energia, uma força nas suas palavras. Desde então, percebi Mestre Pequenina em muitos momentos desafiantes. Uma palavra, um gesto de orientação, uma luta sempre vitoriosa com sua família, seus irmãos de União. A sua luz permanecerá conosco como um exemplo de vida.

    Henrique Boechat

    Responder
  25. Flavia Martins Gonçalves
    Flavia Martins Gonçalves says:

    Gostei muito dessa carta, sobretudo da “mais alta condecoração de um espírita”, muito boas vibrações para alguém que desencarna! Viva a Mestre Pequenina!

    Flavia Martins Gonçalves

    Responder
  26. Reinofy Duarte
    Reinofy Duarte says:

    Enquanto estamos vivos não paramos de aprender e de nos surpreender com o infinito de possibilidades existente em nós. De repente, me encontro tomado por esse sentimento de gratidão, por essa pessoa, essa senhora a quem não tive a oportunidade de conhecer pessoalmente, gratidão a essa mulher, Mestre Pequenina que auxiliou ao Mestre Gabriel a plantar a UDV na Terra e chegar até a mim, a minha companheira, a minhas filhas e a todos os discípulos das União do Vegetal.

    Uma mulher – que se enfatize isso com a devida importância -, uma esposa, uma mãe, mas, no caso específico, e só dela, tão dela, a única Mestre da União do Vegetal.

    Reinofy Duarte

    Responder
  27. Naiara Bento
    Naiara Bento says:

    Quão linda reverência! Lindo legado de força, fé, coragem, amor e superação… És para nós, caianinhos, um exemplo de vida. Siga para o Reino das Flores […] e lembre-se quão importante a senhora é para nós!

    Naiara Bento

    Responder
  28. ERMINIO Gurkewicz
    ERMINIO Gurkewicz says:

    Uma grande mulher, fiel ao compromisso com seu esposo, fiel com o compromisso com sua Família , fiel com seu compromisso com o Mestre Gabriel e a sua Obra “UDV”, mãe amorosa com sua família e com a grande família da UDV.

    Nosso reconhecimento e gratidão,
    ERMINIO Gurkewicz e Família.

    Responder
  29. Alan Ribeiro
    Alan Ribeiro says:

    Nossa vovó, mamãe, nossa amiga.

    Agora essa estrela brilha no céu, de lá continua trazendo luz pra nosso caminho. Sempre, sempre presente entre nós.

    Alan Ribeiro

    Responder
  30. KLAUS M PARANAYBA
    KLAUS M PARANAYBA says:

    Uma Flor de Pequenina

    O contato de nossa Família, em Brasília, com a Mestre Pequenina, se deu na década de 80. Ela esteve na casa de meus Pais (Zadi e Aneide) algumas vezes, e, depois do desencarnamento do meu Pai, na casa de minha Mãe.
    Até então, minha ligação com Mestre Pequenina não era tão intensa. Estive na residência dela em Porto Velho, pela primeira vez, em dezembro de 1990. Nesse dia ela me disse: “O Mestre Gabriel dentro da humildade…”. Ela estava falando da forma em que ele conduzia e conduz a União do Vegetal.
    Todas as vezes que fui à Porto Velho, conforme me lembro, fui à residência dela. Mas, teve um acontecimento que marcou mais a nossa amizade.
    Após novembro de 2005, quando sofri um grave acidente automobilístico, ela estava em Brasília, hospedada na residência do mestre Luiz Trazzi e conselheira Paula Cabrera. Isso, já em 2006. Fui visitá-la. Estava eu andando com o suporte de muletas e uma órtese na perna esquerda.
    Fiquei sabendo, posteriormente, por outra pessoa, que ela se sensibilizou por eu ter ido vê-la apesar das minhas condições físicas naquele momento.
    Ocorreu que, lamentavelmente, no mês de novembro daquele 2006, eu caminhando na casa de preparo do Núcleo Estrela Matutina, a luz se apagou, e, por um descuido, eu caí dentro da fornalha (apagada), fraturando naquele momento, a tíbia (osso abaixo do joelho). O fêmur daquela mesma perna pela calcificação estava se consolidando.
    Mestre Pequenina ficou sabendo e me ligou: “Meu Filho, como você está? Você se queimou muito? “, então eu respondi, “Não, Mestre Pequenina, a fornalha estava apagada”, logo ela respondeu: “Ô povo mentiroso!!”.
    Naturalmente, senti-me muito honrado pela ligação dela.
    Um pequeno comentário: quando fui a Salvador, fiquei sabendo que disseram que a fornalha havia desabado comigo dentro. Tem gente que aumenta um pouquinho, né?
    Voltando ao assunto inicial. Em 23 de junho de 2008, fui beber o vegetal no Núcleo Iagora. Estavam presentes, além da Irmandade, o Mestre Jair e a Mestre Pequenina. Pediram para eu dirigir. Naquela sessão aconteceu uma coisa interessante. Um irmão perguntou a respeito de João Batista caminhar pelas florestas. Fiquei imaginando que floresta na região onde João Batista habitou, quando o Mestre Jair explicou: Mestre, esse Irmão vive dentro das florestas, ele pensa que o mundo é uma grande floresta.
    Depois dessa sessão, Mestre Pequenina me disse: “Eu quero que você venha aqui outra vez, vamos beber vegetal lá no sítio, mas dessa vez você não vai dirigir.” Entendi que ela queria que eu tivesse uma experiência diferente. Lamentavelmente, não pude voltar no mês em que ela tinha me convidado.
    Concluindo, por volta de 2014, voltei à Porto Velho. Como de costume, fui visitá-la. Era quarta ou quinta-feira. Ela me disse: “Quero que você venha na sexta-feira para almoçar comigo.” Fui. Prepararam um carinhoso almoço. Estavam a Conselheira Jandira, o Getúlio e Benvino entre outros. Nesse dia eu conheci Getúlio. A gentileza com a qual fui tratado por todos me fez muito bem.
    Hoje guardo comigo esses diversos gestos de carinho, como quando ela disse em Sessão no Núcleo Conselheiro Gabriel, em João Pessoa, que eu sou uma pessoa pacífica.
    Mestre Pequenina, leva consigo um dos maiores louros da vitória, o louro do cumprimento de sua árdua e longa missão. Zelou pelo Tesouro que lhe foi entregue pelo Mestre Gabriel por 45 longos anos, naturalmente com o apoio de toda a Direção e Irmandade da União.
    Deixa pra gente esse exemplo de responsabilidade e amor, de atenção e simplicidade, de desprendimento e, principalmente, de muita humildade.
    Pequenina é o humilde nome de uma grande Mãe, Conselheira e Amiga.
    Mestre Pequenina é o nome e a estrela da fiel zeladora da nossa Sagrada União.
    Como disse o Grande Mestre Gabriel: “O Mestre é sempre o Mestre”. Que Mestre Pequenina esteja sempre dentro dessa bendita luz e que todos seus familiares tenham o conforto da presença eterna em suas vidas do Símbolo da Nossa União, Luz, Paz e Amor.

    Klaus Marcus Paranayba

    Brasília, 05 de outubro de 2016.

    Responder
  31. Nercy Arcanjo
    Nercy Arcanjo says:

    À Mestre Pequenina, minha gratidão. Pela UDV, por sua palavra firme, de força e clareza, pelos ensinamentos, as chamadas que deixou e, principalmente, por seu exemplo de vida: de luta, de vitória e de amor. Esteja com o Mestre entre as flores, e pra sempre nos nossos corações. Seu carinho nos eleva. Agradeço a Deus por ter te conhecido. A ti, grande senhora, meu eterno reconhecimento.

    Nercy Arcanjo

    Responder
  32. Adriano Leal
    Adriano Leal says:

    Nos encontramos algumas vezes, geralmente alegres.
    A despedida, como numa tarde amarelada de outono, ganhou ares frios, sendo breve, no entanto, tocante.
    Finda-se, momentaneamente, uma história repleta de ensinamento e valor, que continuará resplandecendo aos corações e consciências daqueles que admiram coisas simples, porém, singelas. Coisas de alto valor e grau, que realmente valem uma vida de dedicação, que não nos deixam amargar – ao final da vida – arrependimento algum, somente alegria. Alegria vinda através do sentimento do dever cumprido, sobre a responsabilidade que lhe foi confiada.
    Voa passarinho, voa. Pra alcançar a imensidão, com toda a liberdade que pode experimentar.
    O bom filho a casa torna.

    AdrianoLeal

    Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *