Capacitação de plantadores reúne 180 jovens, crianças e adultos na Bahia

Saulo Miguez
João Franco*

| 18 março, 2019

Atividade reuniu também crianças e jovens que puderam aprender na prática como plantar e zelar pela floresta | Foto: Marcelo Gandra.

O Departamento de Plantio e Meio Ambiente (DPMA) do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal realizou, no Núcleo Vento Divino (Lauro de Freitas-BA), no dia 26 de janeiro, uma capacitação de plantadores com ênfase nas técnicas de agrofloresta. A atividade foi uma iniciativa da Coordenação do DPMA na 4ª Região (Bahia e Sergipe) e reuniu cerca de 180 pessoas entre jovens, crianças e adultos de diversos Núcleos.

A programação incluiu preparação de mudas de Mariri, Chacrona, plantas comestíveis e medicinais; prática de jardinagem; preparação dos fertilizantes naturais de Biocalda e Biopeixe, além de caminhadas em trilhas dentro do terreno do Núcleo. Ao longo do dia, foram produzidas mais de 2.200 mudas de diferentes espécies frutíferas, hortaliças, plantas medicinais, além de Mariri e Chacrona.

O evento contou com a participação do Mestre Central da 16ª Região (Roraima), Aloysio Menezes, que também é Diretor da Central de Formação de Plantadores da UDV, localizada em São João da Baliza (RR). Ele fez uma palestra sobre as propriedades curativas dos Nove Vegetais e de outras plantas medicinais, e também abordou as técnicas de agrofloresta que são utilizadas nos trabalhos de plantio nos Núcleos da UDV.

Diretriz

De acordo com o Mestre Central da 4ª Região, Augusto Boureau, essa é uma atividade de grande importância para capacitar as pessoas no plantio de Mariri e Chacrona inserido no sistema de agrofloresta. “É uma diretriz da Direção Geral da UDV: as regiões promoverem capacitações como essa, e terem um local de formação de plantadores, onde as pessoas possam trocar experiências e se desenvolverem no manejo de nossas Plantas Sagradas”, explicou.

O Coordenador Regional do Departamento de Plantio e Meio Ambiente na 4ª Região, Joel Miguez (membro do Quadro de Mestres do Núcleo Estrela da Manhã, Camaçari-BA), destacou que o sistema de agrofloresta tem mostrado como é possível cultivar o Mariri e a Chacrona de forma consorciada com pomares, hortas e árvores lenheiras, tudo isso de forma sustentável. “Estamos trabalhando para desenvolver cada vez mais nossas práticas de preservação da natureza, e isso traz também um desenvolvimento espiritual”, ressaltou.

Um dos pioneiros do trabalho de plantio na Região, Anito Sartori (membro do Quadro de Mestres do Núcleo Vento Divino), enfatizou a importância de se ampliar cada vez mais o aprendizado a respeito do plantio. “Hoje em dia, estamos voltados para a formação de plantadores não só de Mariri e Chacrona, mas também de hortaliças, frutíferas e plantas medicinais”, explicou.

Para o Mestre Central da 16ª Região, Aloysio Menezes, encontros como esse servem para fortalecer o trabalho que já vem sendo feito. “Aqui no Vento Divino, por exemplo, tem uma agrofloresta já pronta que vem sendo trabalhada há muito tempo. Graças a Deus, a 4ª Região está bem atendida nessa questão do plantio de Mariri e Chacrona”, afirmou.

Foto: Marcelo Gandra.

Integração

Além do Departamento de Plantio e Meio Ambiente, o encontro contou com a participação da Associação Novo Encanto de Desenvolvimento Ecológico, da Orientação Espiritual com Crianças e Jovens da UDV e do Departamento de Memória e Comunicação.

Segundo a Coordenadora da Novo Encanto na 4ª Região, Adriana Castro (membro do Corpo do Conselho do Núcleo Estrela da Manhã), essa integração entre os departamentos tem sido cada vez mais frequente. “É fundamental incentivar o desenvolvimento de atividades em conjunto, sobretudo em ações que gerem consciência ambiental, pois todos nós dependemos do meio ambiente”, resumiu.

Para o Coordenador da Orientação Espiritual com Crianças e Jovens na 4ª Região, Samuel Junqueira (membro do Quadro de Mestres do Núcleo Vento Divino), o trabalho foi uma oportunidade de colocá-los em contato com a natureza e ensiná-los a plantar. “Dentro dos objetivos da Orientação Espiritual está o trabalho conjunto com os outros departamentos, e essa capacitação é um bom modelo a ser seguido”, assegurou.

A próxima capacitação do Departamento de Plantio e Meio Ambiente na 4ª Região acontece esta semana nos dias 22, 23 e 24 de março, no Núcleo Encanto das Águas, em Ilhéus-BA. Será um curso de agrofloresta na área onde será implantada a Central de Plantadores da 4ª Região.

*Saulo Miguez e João Franco são integrantes do Corpo Instrutivo do Núcleo Estrela da Manhã (Camaçari-BA).

6 respostas
  1. Erika Madeliane
    Erika Madeliane says:

    Que maravilha presenciar a integração de tantas irmandades, regiões e departamentos. As engrenagens da nossa fábrica bem lubrificadas e funcionando. Que maravilha!

    Responder
  2. Rejane Hoisel Arléo
    Rejane Hoisel Arléo says:

    Foi um dia de integração com o envolvimento das crianças nesta atividade de plantio.
    A palestra do M. Aloysio também foi muito interessante.
    Uma bela iniciativa.

    Responder
  3. Adriana Carla Mignot - 10a Região.
    Adriana Carla Mignot - 10a Região. says:

    Graças a Deus!
    Ir ao curso na Central de Plantadores, em 2013, é uma das melhores coisas que já realizei em minha vida e quero vivenciar isso novamente!
    Vejo ser de primordial importância à evolução do ser humano, descobrir o valor, a Missão do Reino Vegetal e, aprender desde criança a respeitar, zelar por ele, principalmente nós caianinhos!
    Plantarmos e cuidarmos das nossas Plantas Sagradas é semearmos A Paz. Em nós e para todos!
    Viva O Reino Vegetal! Viva O Mestre Gabriel que nos trouxe A União do Vegetal!

    Responder
  4. Carlos Eduardo do P. Cavalcante - 4 regiao
    Carlos Eduardo do P. Cavalcante - 4 regiao says:

    Dia de alegria marcado em nossa memória, grato ao Mestre Gabriel e a toda irmandade de União do Vegetal

    Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *