Blog da UDV apresenta série com músicas do tempo do Mestre Gabriel
| 9 Junho, 2020
André Manta*
O Blog da UDV inicia hoje a exibição de uma série de vídeos que apresentam músicas tocadas nas origens da União do Vegetal, na década de 1960, em Porto Velho (RO). São músicas que o próprio Mestre José Gabriel da Costa colocou nas Sessões e que até hoje são ouvidas nos rituais da UDV.
A série, intitulada As Músicas do Mestre, foi inspirada no livro Cantiga de Viola, do Mestre Edson Lodi, que aborda a história musical da nossa religião. Cada vídeo da série destaca uma música, com depoimentos e relatos que trazem o contexto e o uso que o Mestre Gabriel fazia nas Sessões. Os vídeos abordam também a história de cada uma dessas músicas, os artistas que as gravaram e sua importância no cenário cultural do Brasil e do mundo.
Idealizada pelo Mestre Augusto Pessoa (Núcleo Conselheiro Salomão Gabriel, João Pessoa-PB) e produzida pelo Departamento de Memória e Comunicação da 10ª Região, a série inicia com “House of the Rising Sun” (“A Casa do Sol Nascente”). O vídeo convida o espectador a um mergulho nas referências históricas e culturais dessa música que se tornou um clássico, não só das Sessões da UDV mas principalmente do cancioneiro mundial.
Assista ao vídeo:
Gravada por nomes como Bob Dylan, Beatles e The Animals, “House of the Rising Sun” foi tocada em Sessão pelo Mestre Gabriel num LP de Alberto Mota e seu Conjunto, de 1966. Inspirados nessa versão, os músicos do Núcleo Conselheiro Salomão Gabriel gravaram um novo arranjo, especialmente para inaugurar a série.
A gravação foi realizada durante este período de quarentena, com cada um dos músicos em suas casas, e reuniu diversos instrumentos, trazendo uma nova sonoridade para essa que foi uma das primeiras músicas instrumentais tocadas em Sessão, em Manaus, na década de 1960.
O próximo vídeo da série vai abordar a canção “Arrastão”, também muito tocada nas Sessões desde a época do Mestre Gabriel. Acompanhe As Músicas do Mestre aqui no Blog da UDV e embarque conosco nesta viagem sonora.
*André Manta é Vice-Diretor de Comunicação Externa do Departamento de Memória e Comunicação da UDV e Mestre Representante do Núcleo Estrela da Manhã (Salvador-BA).