UDV desenvolve orientação espiritual de crianças e jovens

Desde que o trabalho de Orientação Espiritual com Crianças e Jovens do Centro Espírita União do Vegetal (OE) chegou a um novo patamar dentro da organização da nossa religião, em 2013, quando passou a integrar o Departamento de Instrução e Doutrinação Espiritual, muitas têm sido os movimentos e estudos acerca desta empreita. Visando uma oportunidade de esclarecer melhor esta nova diretriz e trocar experiências, foi realizado em novembro passado o 1º Encontro da OE, em Cuiabá (MT).

Realizado em Cuiabá, encontro abordou Orientação Espiritual de crianças e jovens na UDV

O Encontro contou com a presença de aproximadamente 300 pessoas diretamente envolvidas no trabalho voluntário da orientação espiritual nos núcleos da UDV no Brasil e do exterior. Destaque para a presença de alguns mestres representantes de núcleos e mestres centrais de região, além do Responsável Geral da OE, mestre Edison Saraiva Neves.

O grande destaque do encontro foram as vivências e dinâmicas de grupo realizadas com os presentes, no sentido de melhor visualizar onde estão as carências da orientação espiritual, com foco direcionado para o fortalecimento da famílias, sua comunicação interna e objetivos comuns.

Outro instrumento de relevante importância ainda dentro desta linha de um trabalho mais perceptivo e de identificação, foram as cartas individuais e cartas coletivas. Na primeira, as pessoas puderam relembrar sua chegada na UDV e seus objetivos na religião. Na segunda, puderam elencar, em grupo, os principais desafios para se estabelecer um trabalho da OE nos núcleos, pontuando ainda, os principais antídotos para cada um dos desafios apresentados.

Construção coletiva

Quanto à linha de trabalho a ser desenvolvida nas atividades, “a orientação é de que se registre e valorize as experiências de cada núcleo, dentro de suas possibilidades criativas e material humano comprometido”. Acredita-se que este resultado individual irá compor, aos poucos, um maior alicerce na construção coletiva de uma identidade, inclusive para as gerações futuras. Como resume Edison Saraiva Neves: “Sem cartilha!”.

Para ter acesso a cobertura completa do evento com artigos dos responsáveis e resumo do que foi tratado, clique no link abaixo. Vale a leitura!

>> Informativo_UDV desenvolve orientação espiritual de jovens e adolescentes