Novo Encanto lança campanha em Cuiabá

Jovens participam de coleta de lixo no lançamento da campanha | Foto: Marcus Levy

A Associação Novo Encanto de Desenvolvimento Ecológico lançou a Campanha “Cuiabá + Verde + Encanto” em 5 de setembro passado, em Cuiabá (MT). A campanha tem por objetivo sensibilizar a população e o Poder Público para a necessidade de fomentar a criação de áreas protegidas na capital mato-grossense. Realizado às margens do córrego Ribeirão Lipa, o lançamento contou com a presença de mais de 100 pessoas ligadas a Novo Encanto, uma entidade parceira do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal.

Os participantes coletaram resíduos próximos do córrego e seguiram para o Parque Mãe Bonifácia, onde iniciaram um abaixo-assinado para incentivar as autoridades competentes a criarem o parque linear “Encantos do Ribeirão do Lipa”. Essa área deve integrar lazer e conservação. Por meio dela, será possível proteger os recursos hídricos e um espaço que também servirá para a educação ambiental.

Ação em outros estados

De acordo com o presidente da Associação Novo Encanto, Teodoro Irigaray, a campanha iniciada em Cuiabá pode ser desenvolvida em todo o país. “A situação não é diferente em outros estados. Nossas cidades estão de costas para os rios, que se tornaram depósito de esgoto e de lixo por responsabilidade da população e, principalmente, do Poder Público. Mas ainda é tempo de promover ações concretas, que possam restaurar esses cursos d’água e matas ciliares, essenciais para que tenhamos cidades mais sustentáveis”, afirmou o presidente.

A jovem Mariama Bispo, 21 anos, já teve a oportunidade de participar de várias ações promovidas pela Novo Encanto e fez questão de estar presente no lançamento da campanha. “Considero fundamental a participação dos jovens nesses movimentos, porque são uma oportunidade de trabalhar a conscientização ambiental. Dessa forma, teremos pessoas que valorizam mais o contato com a natureza e estão preocupadas em preservar os recursos naturais”, disse Mariama.

“Entre o mar e o sertão”

Marcos Lessa faz show em Cuiabá | Crédito: Sampaio Ricci Fotografia

Como parte das atividades da campanha, a Novo Encanto promoveu um show com o cantor Marcos Lessa, no último dia 6, no anfiteatro da Escola Liceu Cuiabano. Em sua terceira participação em uma ação promovida pela associação, o artista cearense divulgou o CD “Entre o mar e o sertão”.  “É uma honra participar desses eventos. Sinto que fui chamado pra perto, para auxiliar da maneira como posso e com o que mais gosto de fazer, que é cantar. Pretendo levar essa força que a Novo Encanto tem em Mato Grosso para outros lugares”, disse Lessa.