22 de julho: mensagem do Mestre Geral Representante

| 22 de Julho de 2023

Mestre Gabriel e primeiros discípulos | Foto: Cícero Alexandre Lopes – Colorização: Marina Amaral e Tiago Hoisel.

Nesta data especial, o Blog da UDV disponibiliza uma mensagem do Mestre Geral Representante, Mestre José Carlos Garcia*, em celebração ao 62º aniversário da União do Vegetal. 

Meus prezados irmãos:

nesta data tão importante, 22 de julho de 2023, em que comemoramos 62 anos da União do Vegetal, expresso o meu sentimento de gratidão e reconhecimento ao Mestre Gabriel: um homem verdadeiro, justo, simples, cumpridor da sua palavra, amoroso, bondoso, entre tantas outras qualidades e virtudes morais e espirituais, que são demonstradas a nós pela sua prática e doutrinação reta.

Mestre Gabriel, um Homem Consciente de sua Missão, foi para a Amazônia, não apenas para trabalhar como “soldado da borracha”, mas também em busca de um Tesouro, com o qual se encontrou nos seringais, e no dia 22 de julho de 1961, em uma Sessão do Vegetal, anunciou a criação da União do Vegetal, na fronteira entre o Brasil e a Bolívia.

Pela firmeza de seus propósitos, entre eles a busca pela paz, Mestre Gabriel encontrou este Tesouro, que é a União do Vegetal, e, por sua bondade e amor, estamos a cada dia – ao nos tornarmos mais conscientes da nossa missão – recebendo este Tesouro em nossas vidas, podendo sentir a preciosidade e o valor dos seus ensinamentos, verdadeiras pérolas para um entendimento maior da espiritualidade.

Graças à bondade do Mestre conosco, temos a oportunidade de comungar o Vegetal em nossos rituais. Não temos dúvida alguma de que o seu efeito tem poder em nossas vidas, pois tem a capacidade de nortear os nossos passos, orientar nossos pensamentos e conduzir os nossos sentimentos na direção do bem.

Entre tantos ensinamentos, a União do Vegetal prega a prática do bem, fidedigna aos princípios originais de Mestre Gabriel, mostrando a importância de desenvolver em nós essa virtude que se reflete também no “servir”, independente do grau hierárquico na estrutura de nossa religião. Esta prática revela a realidade, a transparência, a clareza, a confiabilidade e a certeza do que é que tem no Caminho de Deus.

Assim, os ensinamentos de Mestre Gabriel foram e são no presente o esteio para a conduta do bem – esta força renovadora que tem a sua origem no Alto e que, pela infinita bondade do nosso Pai Superior, nos concede a oportunidade de estarmos aqui vivenciando transformações em busca de sermos melhores. Oremos e vigiemos, desejando sempre o bem a todos e sendo, cada um, responsável pela sua prática.

Neste momento, presto minha homenagem à família de Mestre Gabriel, pela sua importância desde a origem da União do Vegetal. Quero também prestar a minha homenagem a todos os discípulos de Mestre Gabriel que não se encontram mais entre nós neste plano. Pessoas importantes e que tiveram a sua participação para o engrandecimento desta Sagrada Obra.

Desejo felicidade a todos os sócios do Centro, por fazerem parte desta história. E espero que todos possamos renovar a esperança por dias melhores, lembrando sempre que o Mestre olha por todos nós.

Faço votos de que possamos firmar o nosso compromisso com o Mestre Gabriel, na continuidade do trabalho por sua obra, e que a União do Vegetal continue sendo esta Fortaleza do Mestre, onde podemos nos encontrar com tranquilidade, fieldade, transparência e bons valores espirituais.

Feliz 22 de julho!

José Carlos Garcia.

MGR (1)

*José Carlos Garcia é Mestre Geral Representante do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal.