10 de Fevereiro: Dia de Consagração na UDV
| 10 fevereiro, 2017
Nesta derradeira publicação em homenagem aos 95 anos de Mestre Gabriel, criador da União do Vegetal, compartilhamos um texto de autoria do seu compadre e amigo Mestre José Luiz de Oliveira*.
Na simplicidade do sertão, nasceu um menino e com este menino uma missão espiritual. Em 10 de fevereiro de 1922, em Coração de Maria (Feira de Santana-BA), filho de Prima Feliciana e Manoel Gabriel da Costa, José Gabriel da Costa nasceu ao pino do meio-dia acompanhado do badalar dos sinos de uma Igrejinha que havia nas imediações.
José Gabriel da Costa cresceu em meio a simplicidade do sertão baiano e aprendeu desde menino a conviver com a lida da vida auxiliando os pais e irmãos nas tarefas de casa. Mudou-se do interior para a capital em busca de dias melhores e de lá para a Amazônia, onde encontrou um tesouro (o Vegetal).
Do seu nascimento até o encontro com o Vegetal, em 1959, nos seringais da Amazônia, Mestre Gabriel venceu dificuldades – e vem ensinado à nós seus discípulos a também vencermos e sermos cada vez mais vitoriosos na vida.
Não era sempre que ele comemorava seu aniversário com almoço e sessão, mas ele, mesmo com poucos recursos, quando podia, oferecia um almoço pra irmandade com o auxílio de alguns irmãos. E no dia do seu aniversário, algumas vezes, ele chegou a fazer uma sessão e nesse dia ele chegou a dizer “eu não sou melhor que ninguém, e nem quero privilégios, então, assim como eu fiz essa sessão no dia do meu aniversário, todos os mestres que quiserem fazer uma sessão comemorando seu aniversário na União do Vegetal têm o direito de fazer, mas têm que contar a História da Hoasca para as pessoas terem mais oportunidade de ouvir a história”.
Hoje em dia isso já não está mais acontecendo porque tem muitos mestres na UDV e a Administração Geral, na época dentro do Conselho de Administração, deliberou que não é mais necessário isso – não está proibido, mas evitar porque tem muitos mestres na União. Naquele tempo, nós éramos só oito mestres (os primeiros que ele fez) e por isso que hoje já não é mais possível – mas o Mestre Gabriel nos presentou com essa oportunidade no dia do aniversário dele, demonstrando sua boa vontade de vê crescer essa Obra Divina que ele criou.
Quando ele, Mestre Gabriel, deixou esse plano – desencarnou, nós, seus discípulos, reconhecendo o valor do Mestre, nos reunimos e tomamos a iniciativa do dia 10 de fevereiro, aniversário natalício do Mestre Gabriel, ser uma data consagrada na União do Vegetal. Fomos nós, os discípulos dele, que deliberamos isso – não foi ele quem pediu. Por esta razão, hoje é um dia consagrado na União do Vegetal. E essa palavra consagrado é porque nós reconhecemos o valor do seu trabalho extraordinário, a sua maneira de preparar os seus discípulos para darem continuidade à sua Obra Sagrada e a sua convicção nas coisas de Deus. É uma data consagrada porque nós reconhecemos o trabalho do Mestre e é por esse motivo, com simplicidade, que nós consagramos essa data , 10 de fevereiro, por ser o aniversário do Mestre, o autor da União do Vegetal.
E é por ele que hoje estamos aqui vendo esta União do Vegetal crescer e transpor as fronteiras do país. É por ele que temos condições de fazer chegar em cada coração sua doutrina e seus ensinamentos – que são os mesmos ensinamos que Jesus deixou para a Humanidade. O Mestre Gabriel estava tão convicto do crescimento da União do Vegetal que ele disse que chegará o tempo em que vai se falar “antes da União do Vegetal era assim, depois da União do Vegetal é assim”. A União do Vegetal, como nos disse nosso saudoso Mestre Gabriel, “será um novo marco na história da humanidade” e, depende de cada um de nós, seus discípulos, darmos valor e sentido às suas palavras.
Que nesta data e em todos os outros dias, possamos ser gratos ao Divino Mestre Jesus por nos proporcionar encontrar, através da prática dos ensinos e da doutrina do Mestre Gabriel, a luz do caminho que nos aproxima de Deus. E que possamos fazer valer o lugar de sermos um discípulo do Mestre Gabriel e porta-vozes da Luz, da Paz e do Amor por onde passarmos.
Viva o Mestre Gabriel
Viva a União do Vegetal
Para sempre em nosso coração!
–
* José Luiz de Oliveira é membro do Conselho da Recordação dos Ensinos do Mestre Gabriel e Mestre Representante na Sede Geral.