Reestruturação da Beneficência da União do Vegetal

Aprovação do novo estatuto da Associação Beneficente Casa da União, em 23 de janeiro de 2017 – Escritório da Diretoria Geral (Brasília-DF) | Foto: Bento Viana.

A Associação Beneficente Casa da União congregará as Unidades Beneficentes do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal.

Tomou posse no dia 10 de fevereiro de 2017, em Brasília-DF, a nova composição da Associação Beneficente Casa da União. Fruto de uma integração estrutural com o Departamento de Beneficência do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal, a Associação Beneficente Casa da União servirá como instituição-mãe para as 34 unidades beneficentes atuais do Centro, e outras que venham a ser criadas. O objetivo dessa reestruturação é fortalecer o trabalho e a gestão das atividades assistenciais, educacionais e culturais da beneficência da União do Vegetal junto à irmandade e às comunidades atendidas pelo Centro, dando continuidade a missão de fazer o bem – base do trabalho da União do Vegetal.

Desde sua criação, há 35 anos, a Casa da União tem o objetivo de ser uma entidade beneficente capaz de agregar as diferentes unidades e suas realidades. Com o tempo, cada unidade beneficente criada na UDV veio realizando o seu trabalho de auxílio ao próximo, e a medida que esse trabalho se consolidou, fortaleceu-se na Direção do Centro o ideal de uma estrutura capaz de captar recursos, organizar o trabalho e dinamizar as mais diversas soluções em beneficência .

No ano de 2016, essa reflexão amadureceu. Tendo a frente o mestre Adolfo Mura (Membro do Conselho da Administração Geral – Conage), diretor do Departamento de Beneficência do Centro e sua equipe, o departamento produziu uma proposta de reestruturação do departamento, caminhando para uma transição de suas ações juntamente com a Casa da União – primeira associação beneficente da União do Vegetal. A proposta foi estudada e aprovada pelo Conage nos dias 8 e 9 de outubro de 2016.

Novo Estatuto

Com a aprovação da nova estrutura do Departamento de Beneficência pelo Conselho de Administração Geral da UDV (Conage), um novo estatuto da Casa da União, integrando membros dos dois braços beneficentes do Centro – até então distintos em si, foi produzido com o apoio do Departamento Jurídico da Sede Geral.

Em 23 de janeiro de 2017, no escritório da Diretoria Geral, os associados da Casa da União do Distrito Federal se reuniram em Assembleia Geral e aprovaram o novo estatuto para as atividades beneficentes da Casa da União e do Centro. As modificações aprovadas pela Assembleia em janeiro de 2017, são o resultado das orientações e do trabalho conjunto com a presidência do Centro e a direção da Beneficência.

O novo estatuto foi unanimemente aprovado pelos 100 associados presentes na Diretoria Geral, entre eles autoridades do Centro, como o Mestre Geral Representante, Clovis Cavalieri; o Mestre Assistente Geral, Luis Felipe Belmonte dos Santos e o Presidente da Diretoria Geral, Wladimir Fogagnoli Ferraz. Esta Assembleia também contou com a participação on-line do Diretor do Departamento de Beneficência, Adolfo Mura; do Vice-Diretor, Carlos Vitório Gorreri (QM do Núcleo Lupunamanta, Campinas-SP, 3a Região; do Coordenador no Âmbito Internacional, David Bronfman (Corpo do Conselho do Núcleo Senhora Santana); e da 1ª Secretária, Glória Mura (Corpo do Conselho do Núcleo Senhora Santana).

Beneficência de Mestre Gabriel

Na Assembleia, o Mestre Geral Representante afirmou que “a beneficência, na realidade, é o amor ao próximo; é a prática efetiva do amor ao próximo”; e lembrou o trabalho beneficente de Mestre Gabriel antes mesmo de sua chegada à Porto Velho-Rondônia, quando ainda estava nos seringais da Amazônia e criou a União. Lembrou também que a ação beneficente da UDV vem crescendo e já se estende em âmbito internacional: “Por isso nós temos que nos organizar bem, como estamos fazendo”.

O novo estatuto contém 76 artigos, que regem a participação dos associados da Associação Beneficente Casa da União e organizam a sua estrutura e administração. A nova diretoria contará com a orientação de um Conselho Consultivo, e seus quatro Vice-Presidentes promoverão áreas de trabalho específicas, cuidando das atividades de comunicação, âmbito internacional, captação de recursos e projetos, e o trabalho local no Distrito Federal, respectivamente. A essa diretoria, vinculam-se as unidades beneficentes já existentes no ambito da UDV, incluindo as que tenham estatuto e CNPJ próprio. A nova estrutura se assemelha à forma atual como os Núcleos da UDV estão ligados à Sede Geral e à Diretoria Geral da UDV.

Encontro da Beneficência

Assim, dando continuidade ao trabalho e ao aprimoramento de décadas, o ano de 2017 está trazendo este novo passo na caminhada beneficente da UDV, em busca de aprimorar sempre mais o trabalho de auxílio ao próximo, que, em seu desenvolvimento contínuo, expressa o coração do Mestre. Neste sentido, será realizado na Sede Geral da União do Vegetal, nos dias 17 e 18 de fevereiro, um encontro que reunirá os responsáveis pelas unidades beneficentes de toda a UDV, para o alinhamento de ações e planos nesta nova fase de transição entre a Casa da União e o Departamento de Beneficência do Centro.


Equipe do Blog, com dados do Informativo Bem-te-vi (Associação Beneficente Casa da União). 

Publicado em 15 de fevereiro de 2017. 

7 respostas
  1. M.Rubens F. Siqueira
    M.Rubens F. Siqueira says:

    Boa tarde amigos e amigas responsáveis pelo trabalho de reestruturação da Casa da União. Estou contente com o trabalho dos senhores e espero que este trabalho continue prosperando bem mais. A UDV precisa demonstrar o seu trabalho importante à sociedade, onde ela (a sociedade) possa sentir confiança nesta obra. Então, eu também me sinto feliz porque sei que a obra do Mestre Gabriel está crescendo cada vez mais no coração de nossos irmãos. Grato à toda direção deste trabalho. Parabéns.

  2. Maria da Glória Ortiz do Nascimento
    Maria da Glória Ortiz do Nascimento says:

    Em si somente a sociedade já é beneficente, no entanto é necessário um olhar mais perceptivo e próximo do nosso próximo para enxergar que é em casa que o trabalho se inicia.
    Parabéns e grata as pessoas que trabalham promovendo a elevação da vida.

  3. Ascelino Teixeira Mendes Junior
    Ascelino Teixeira Mendes Junior says:

    Bom vê a Beneficência da UDV se reestruturando em um só formato – na Casa da União. Assim somamos esforços numa só direção e união na busca dos objetivos. Parabéns, pela conquista. Estaremos mais juntos na direção dos projetos e resultados.

  4. Robson José Côgo
    Robson José Côgo says:

    Notícia que alegra, já estive ativo na beneficência podendo auxiliar e também já fui auxiliado. Flores que plantei pude um dia colher, quando no passado fiz de coração sem pensar em retribuição e eis que um dia precisei e como foi bom. Peço a Deus que um dia possa novamente colaborar com essa obra infinitamente sagrada. Parabéns pra todos nós.

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta