UDV participa do Dia Mundial de Limpeza de Praias

| 16 outubro, 2018

Adolescentes e jovens estiveram presentes, trazendo uma energia de juventude e renovação ao evento | DMC/3ª Região.

A irmandade do Núcleo Estrela Bonita (Bertioga-SP) realizou, em 15 de setembro passado, em conjunto com a Associação Novo Encanto de Desenvolvimento Ecológico, a limpeza da praias de Boraceia e Bertioga, próximas ao Núcleo. A atividade marcou o Dia Mundial de Limpeza de Praias. Adolescentes e jovens de Núcleos da 3ª Região da União do Vegetal (Estado de São Paulo) estiveram presentes, trazendo uma energia de juventude e renovação ao evento. Publicamos abaixo o depoimento da jovem Eloísa da Rosa Ferro*, participante do evento:

Em momento algum sentimos cansaço por recolher aqueles resíduos, tamanha era a satisfação vinda da amizade, do mar e da maresia. Afinal, vamos obter o MEIO-ambiente por INTEIRO! Responder às dádivas da natureza com amor, sabendo que esse bem nos retornará. O trabalho fortaleceu, nas crianças e jovens que puderam estar presentes, a força da amizade, que é a base do trabalho da Orientação Espiritual com Crianças e Jovens.

Onde há mar, há vida e um singelo mistério. O céu, repleto de nuvens carregadas de chuva, se abriu luminoso enquanto trabalhávamos, nos mostrando o caminho para alcançá-lo. O sol se apresentou e coloriu o dia de amarelo, azul e branco, como aquarela. Gravamos na memória esse momento de união. A cada evento como esse, o futuro da União do Vegetal vem florando e florescendo, gerando sentimentos de gratidão pela oportunidade que nos é dada.

Triagem de resíduos

Após a limpeza, houve uma triagem que possibilitou com que o lixo fosse devidamente descartado. Além disso, foi feita uma palestra a respeito da Novo Encanto, despertando a consciência da importância de se visitar o Seringal Novo Encanto (Lábrea-AM).

A Novo Encanto é uma organização brasileira sem fins lucrativos e parceira da União do Vegetal, com raízes na Floresta Amazônica, que floresce e frutifica em todos os biomas brasileiros. Promove trabalhos de interesse público ligados às principais temáticas socioambientais.

Veja abaixo o vídeo:

*Eloísa da Rosa Ferro tem 15 anos e participa das atividades da Orientação Espiritual com Crianças e Jovens do Núcleo Divino Manto (Itapecerica da Serra – SP).

7 respostas
  1. EVANDRO JESUS DE SOUZA
    EVANDRO JESUS DE SOUZA says:

    Boas práticas. A semente do amanhã com início hoje respeito a natureza. Uma boa oportunidade de educar pra vida as criança jovens e adultos. Parabéns.

    Responder
  2. Jackson Alexandre
    Jackson Alexandre says:

    Bonito trabalho realizado.

    Que mais vezes e mais pessoas e núcleos aderindo, possa ser frequente nas regiões e locais onde necessário.

    Parabéns pela iniciativa.

    Responder
  3. Antônio Fábio Pereira Agostinho
    Antônio Fábio Pereira Agostinho says:

    Isso é que nos faz crer em dias melhores, com essa iniciativa de nossos jovens com pensamento de fazer o bem a todos da humanidade…

    Responder
  4. Manuela Bernis
    Manuela Bernis says:

    Que legal ver essa atividade crescendo em participação a cada ano! Com certeza gravando na memória das nossas crianças e jovens o respeito pela natureza e a necessidade de fazer a nossa parte para colocar esse valor em pratica. Parabens aos participantes e gratidão aos adultos que estão a frente deste trabalho, com perseverança e fé.

    Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *