UDV e Novo Encanto participam de projeto de limpeza de praias

Equipe do Blog*

| 25 Outubro 2017

Ação de limpeza integra sócios da UDV e membros do grupo de Orientação Espiritual de Crianças e Jovens (OE) de quatro Núcleos da 3ª Região | Foto: Novo Encanto.

O Centro Espírita Beneficente União do Vegetal e a Associação Novo Encanto de Desenvolvimento Ecológico participaram juntos do Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias, uma iniciativa que todo ano é realizada no terceiro sábado de setembro. O trabalho de limpeza foi realizado, em 16 de setembro, na praia de Boracéia (divisa entre os municípios de São Sebastião e Bertioga – SP) por sócios da UDV e por integrantes do grupo de Orientação Espiritual de Crianças e Jovens (OE) de quatro Núcleos da 3ª Região: São João Batista, Rei Divino, Menino Galante (os três em Mairiporã-SP) e Estrela Bonita (Bertioga-SP). Ao todo, 58 pessoas – dentre as quais, 12 adultos e 46 crianças e jovens – participaram da ação, organizada pela Novo Encanto.

O Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias é promovido, há mais de 30 anos, pela ONG (Organização Não-Governamental) norte-americana The Ocean Conservancy. Nesse dia, voluntários em diversas partes do mundo vão às praias coletar o lixo depositado pelos usuários locais ou por descargas no mar, originadas de navios ou rios. Desde 2011, a Novo Encanto vem realizando essa atividade na praia de Boracéia, em parceria com o Instituto Terra & Mar, entidade ambientalista com atuação no litoral norte de São Paulo. Neste ano, o trabalho de limpeza conseguiu coletar 85 quilos de lixo em 600 metros de praia.

Há 16 anos participando como voluntária do Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias, Gabriela Nakamura Soares tornou-se coordenadora da ação na praia de Boracéia. Integrante da Novo Encanto e sócia do Núcleo Menino Galante, Gabriela comemorou a participação do grupo da OE. “Buscamos promover um momento de integração entre nossas crianças e os alunos da escola municipal local. Após a atividade, conversamos a respeito do lixo nos mares, oceanos e praias, suas consequências para os animais e para nós”, explica. As crianças participaram, ainda, de uma oficina de escultura com alguns materiais recolhidos durante a limpeza. “Juntas, elas criaram um boneco grande e, depois, fizeram bonequinhos menores”, contou Gabriela.

Para o monitor da Novo Encanto no Núcleo Estrela Bonita, o biólogo Eduardo Martins, mobilizações como essa são fundamentais para que as pessoas passem a ter mais consciência ambiental, inclusive sobre a destinação correta do lixo que nós mesmos produzimos. “Como eu cuido desse meio ambiente é que faz a diferença. Eu não posso me desconectar do meio ambiente porque eu sou o meio ambiente, ele está em mim, eu sou a vida na Terra, estou ligado a tudo que existe.”, reflete Eduardo. Segundo ele, esse trabalho de sensibilização ambiental é fundamental para que possamos criar uma Paz no mundo.

Como funciona

As equipes de voluntários limpam a praia, separando as diferentes categorias de lixo em fichas de coletas de dados, padronizadas internacionalmente.

Esses dados têm sido muito importantes na formulação de políticas públicas e legislação, em vários países que participam da campanha, com relação ao descarte e à destinação de resíduos sólidos.

Todos os resíduos possíveis de serem reciclados são separados, e as empresas de coleta de lixo dos municípios envolvidos coletam e encaminham os resíduos para a reciclagem. O lixo que não pode ser reciclado é coletado separadamente.

Além de ser um mutirão de limpeza, essa campanha é uma importante forma de conscientização e educação da população sobre as consequências do descarte inadequado de resíduos sólidos e do papel do cidadão na conservação do meio ambiente.

* Com informações da Associação Novo Encanto de Desenvolvimento Ecológico.

6 respostas
  1. Tatiana Moura
    Tatiana Moura says:

    Incentivar e vivenciar ações cidadãs com as crianças e jovens da UDV, nos traz a esperança de termos pessoas mais conscientes de seu lugar no mundo e como futuros dirigentes de nossa Instituição. Parabéns!!!

    Responder
  2. Érica Monteiro
    Érica Monteiro says:

    Muito legal esta vivência na construção de gente ecologicamente mais consciente!
    Uma alegria ver nossos jovens curtindo muito tudo isso!
    abraços fraternos,

    Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *