UDV e Novo Encanto participam de projeto de limpeza de praias

Equipe do Blog*

| 25 Outubro 2017

Ação de limpeza integra sócios da UDV e membros do grupo de Orientação Espiritual de Crianças e Jovens (OE) de quatro Núcleos da 3ª Região | Foto: Novo Encanto.

O Centro Espírita Beneficente União do Vegetal e a Associação Novo Encanto de Desenvolvimento Ecológico participaram juntos do Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias, uma iniciativa que todo ano é realizada no terceiro sábado de setembro. O trabalho de limpeza foi realizado, em 16 de setembro, na praia de Boracéia (divisa entre os municípios de São Sebastião e Bertioga – SP) por sócios da UDV e por integrantes do grupo de Orientação Espiritual de Crianças e Jovens (OE) de quatro Núcleos da 3ª Região: São João Batista, Rei Divino, Menino Galante (os três em Mairiporã-SP) e Estrela Bonita (Bertioga-SP). Ao todo, 58 pessoas – dentre as quais, 12 adultos e 46 crianças e jovens – participaram da ação, organizada pela Novo Encanto.

O Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias é promovido, há mais de 30 anos, pela ONG (Organização Não-Governamental) norte-americana The Ocean Conservancy. Nesse dia, voluntários em diversas partes do mundo vão às praias coletar o lixo depositado pelos usuários locais ou por descargas no mar, originadas de navios ou rios. Desde 2011, a Novo Encanto vem realizando essa atividade na praia de Boracéia, em parceria com o Instituto Terra & Mar, entidade ambientalista com atuação no litoral norte de São Paulo. Neste ano, o trabalho de limpeza conseguiu coletar 85 quilos de lixo em 600 metros de praia.

Há 16 anos participando como voluntária do Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias, Gabriela Nakamura Soares tornou-se coordenadora da ação na praia de Boracéia. Integrante da Novo Encanto e sócia do Núcleo Menino Galante, Gabriela comemorou a participação do grupo da OE. “Buscamos promover um momento de integração entre nossas crianças e os alunos da escola municipal local. Após a atividade, conversamos a respeito do lixo nos mares, oceanos e praias, suas consequências para os animais e para nós”, explica. As crianças participaram, ainda, de uma oficina de escultura com alguns materiais recolhidos durante a limpeza. “Juntas, elas criaram um boneco grande e, depois, fizeram bonequinhos menores”, contou Gabriela.

Para o monitor da Novo Encanto no Núcleo Estrela Bonita, o biólogo Eduardo Martins, mobilizações como essa são fundamentais para que as pessoas passem a ter mais consciência ambiental, inclusive sobre a destinação correta do lixo que nós mesmos produzimos. “Como eu cuido desse meio ambiente é que faz a diferença. Eu não posso me desconectar do meio ambiente porque eu sou o meio ambiente, ele está em mim, eu sou a vida na Terra, estou ligado a tudo que existe.”, reflete Eduardo. Segundo ele, esse trabalho de sensibilização ambiental é fundamental para que possamos criar uma Paz no mundo.

Como funciona

As equipes de voluntários limpam a praia, separando as diferentes categorias de lixo em fichas de coletas de dados, padronizadas internacionalmente.

Esses dados têm sido muito importantes na formulação de políticas públicas e legislação, em vários países que participam da campanha, com relação ao descarte e à destinação de resíduos sólidos.

Todos os resíduos possíveis de serem reciclados são separados, e as empresas de coleta de lixo dos municípios envolvidos coletam e encaminham os resíduos para a reciclagem. O lixo que não pode ser reciclado é coletado separadamente.

Além de ser um mutirão de limpeza, essa campanha é uma importante forma de conscientização e educação da população sobre as consequências do descarte inadequado de resíduos sólidos e do papel do cidadão na conservação do meio ambiente.

* Com informações da Associação Novo Encanto de Desenvolvimento Ecológico.

7 respostas
  1. Tatiana Moura
    Tatiana Moura says:

    Incentivar e vivenciar ações cidadãs com as crianças e jovens da UDV, nos traz a esperança de termos pessoas mais conscientes de seu lugar no mundo e como futuros dirigentes de nossa Instituição. Parabéns!!!

    Responder
  2. Érica Monteiro
    Érica Monteiro says:

    Muito legal esta vivência na construção de gente ecologicamente mais consciente!
    Uma alegria ver nossos jovens curtindo muito tudo isso!
    abraços fraternos,

    Responder
  3. Paulo
    Paulo says:

    A participação da UDV e Novo Encanto em projetos de limpeza de praias é uma iniciativa importante para conscientizar a sociedade sobre a importância da preservação do meio ambiente. É fundamental que cada um faça a sua parte para proteger nossos recursos naturais e garantir um futuro sustentável.

    Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *