Núcleo Estrela Guia, 42 anos de história em Ji-Paraná (RO)

Adriano Leal*

Fachada do antigo Templo do Núcleo Estrela Guia | DMC/Núcleo Estrela Guia.

Prólogo

A atual cidade de Ji-Paraná/RO, era denominada “Vila de Rondônia” no início destes acontecimentos – em 1971 – até o ano de 1977. Na época em questão – 1971 à 1974 – a 1ª Região da União do Vegetal abrangia as atuais 6ª Região (desmembrada da 1ª região em 1993) e 15ª Região (desmembrada da 6ª região em 1999), as quais foram criadas posteriormente com o crescimento da UDV, rumo ao Cone Sul de Rondônia. Atualmente o Núcleo Estrela Guia pertence à 15ª Região.

Clique aqui e acesse a Galeria de Imagens do Núcleo Estrela Guia.

Em 1974, ocupava o lugar de Mestre Geral Representante, o senhor João Ferreira de Souza, Mestre Janico. O senhor Raimundo Carneiro Braga, Mestre Braga, ocupava o lugar de Mestre Central da 1ª Região.

A busca pelo caminho

O início desta singela história se dá com a vinda de Manoel Bento, que comungava o Daime em Porto Velho, à Vila de Rondônia em 1971. Ele trouxe consigo uma quantidade de Daime, que ao findar, viu-se desamparado, não tendo quem lhe concedesse o sagrado chá.

Na busca incessante pelo Vegetal, se encontrou com o caminho através das mãos de Raimundo Ribeiro (Bacurau), em Jaru (RO), sendo este quem lhe deu o Vegetal pela primeira vez pela UDV, ainda em 1971. Manoel Bento retornou à Vila de Rondônia com Vegetal e foi autorizado a distribuí-lo pelo Mestre que respondia pela Representação Geral após o desencarnamento de Mestre Gabriel, em 24 de setembro de 1971 (Mestre Roberto Souto ou Mestre Janico. Os registros não são precisos). Na distribuição de Vegetal, contou com o auxílio de Bacurau, que vinha até Ji-Paraná.

Um brilho radiante: A Estrela Guia

No princípio, as sessões eram realizadas nas residências de Manoel Bento e Luiz Tobias, até a obtenção de um lugar próprio para realização dos rituais da União do Vegetal na Vila de Rondônia. Assim, num alegre 30 de novembro de 1974, já com a aprovação do nome “Estrela Guia”, procedeu-se então a fundação deste Núcleo, um ponto de luz e equilíbrio. Também é a data da inauguração oficial das novas instalações. Neste dia foram conduzidos para o Corpo do Conselho os discípulos Jaime Prestes Barreiros e Manoel Bento da Silva e ao Quadro de Mestre o irmão Raimundo Ribeiro (Bacurau).

Uma sublime composição

Unindo com a linha do Mestre, fizeram alguns pontinhos nesta colcha de retalhos, alguns Mestres da Origem desta nossa Sagrada Obra. Cicero Alexandre Lopes (Mestre Cícero), pioneiro na preservação da história de nosso Centro, por onde temos tão belas e vívidas memórias de nosso Centro. Mestre Sidon, um homem bondoso que possuía uma maneira singular de transmitir os ensinos do Mestre Gabriel.

Mestre Bacurau, como era tratado por Mestre Gabriel, é retrato da simplicidade cabocla. Sua caminhada tem início nos tempos de seringal. Possuía um dom único, pelo qual os passarinhos se apresentavam. Presente desde o princípio desta história, desenvolveu um importante trabalho. Atualmente é integrante do Corpo do Conselho do Núcleo Mestre Vicente Marques (Manaus-AM).

Mestre José Rodrigues Sobrinho viveu no Núcleo Estrela Guia um verdadeiro recanto. Sempre lembrado na Convicção do Mestre, era carinhosamente chamado de “Zezé” por alguns. Mestre Gabriel nutria grande apreço e respeito por ele.

Estrela que traz inspiração

Que diga o poeta José Luiz de Oliveira, Mestre “Zé Luiz”. Diante de sua dedicação, recebeu algumas chamadas em sessões no Núcleo Estrela Guia, inclusive uma que tem o nome do Núcleo. São acontecimentos intangíveis para se expressar, eternizados na memória. Mestre José Luiz é integrante do Conselho da Recordação dos Ensinos do Mestre Gabriel e Mestre Representante na Sede Geral (Brasília-DF) e respondeu pela Representação do Núcleo Estrela Guia no período entre 1987 e 1991.

Sementes que germinaram

Por este ponto de Luz, a terra de outros futuros jardins foi preparada. Nelas foram lançadas sementes – outrora aqui cultivadas – que germinaram, cresceram e afloraram, formando: o Núcleo Mestre Janico em Ouro Preto D’Oeste(RO); Núcleo Mestre Cícero em Presidente Médici (RO); Núcleo Alta Floresta em Alta Floresta D’Oeste (RO), e Núcleo Mestre José Rodrigues Sobrinho, situado em Seringueiras (RO).

Os condutores do rebanho

Valorosas pessoas estiveram (está) no cargo de Mestre Representante do Núcleo Estrela Guia. Dias de luta e dias de glórias. Histórias de prélio e perseverança, de vitórias, de preservação e manutenção da palavra e ensinos de Mestre Gabriel:

    • Raimundo Ribeiro (Bacurau)
    • Jaime Prestes
    • Raimundo Ribeiro (Bacurau)
    • Manoel Bento
    • Cícero Alexandre Lopes (1978)
    • Francisco dos Anjos Feitosa (Sidon)
    • Manoel Bento
    • Cícero Alexandre Lopes (1981- 1987)
    • José Luiz de Oliveira (1987- 1991)
    • Carlito da Silva (1991- 1995)
    • Vicente de Paula Teles de Lima (1995- 1997)
    • Ariveltom Cosme da Silva (1997- 2000)
    • Carlito da Silva (2000- 2006)
    • Vicente de Paula Teles de Lima (2006 – 2012)
    • Ariveltom Cosme da Silva (2012 – 2015)
    • Eldo Rodrigues de Oliveira (2015 até a presente data)

Gratidão e Reconhecimento

Um sagrado sentimento. Com carinho e profunda admiração, nosso reconhecimento e gratidão pela participação de todos que compõem esta bela história. Viva o Núcleo Estrela Guia, viva nossa União!


*Integrante do Corpo Instrutivo do Núcleo Núcleo Mestre Manoel Bento (Rolim de Moura-RO) e Coordenador Regional do Departamento de Memória e Comunicação (DMC) da 15ª Região.

10 respostas
  1. Estácio Ferrer
    Estácio Ferrer says:

    Desejo que o Núcleo Estrela Guia tenha prosperidade e continue sendo uma fonte de LPA.
    Núcleo que deu a oportunidade de ter meu primeiro contato com o Vegetal, onde cheguei na Instrutiva e no Corpo do Conselho, tenho um carinho e apreço a esse Núcleo.
    Felicidades a todos os irmãos e, principalmente, aos Dirigentes.

    Responder
  2. Ariana Luiza de Andrade Castellani
    Ariana Luiza de Andrade Castellani says:

    Fica aqui o meu sentimento de gratidão por todos os bons momentos que vivi neste lugar tão especial que é o Núcleo Estrela Guia. Lugar onde fui cativada desde criança, hoje tenho saudades das amizades, mãe, padrinhos, primos, tia e tio que frequentam este Núcleo… Desejo união a toda irmandade e que vocês possam viver lindos momentos neste ponto de Luz. Saudades de todos os amigos queridos! Um abraço para toda irmandade!

    Responder
  3. Samir Dias Santos
    Samir Dias Santos says:

    Parabéns à Todos os Mestres, Conselheiros, Sócios, Amigos!! Que contribuíram e contribuem a esta Vitória mantendo o Brilho desta Estrela Guia!! Felicidades!!!
    Samir Dias e Família.
    Núcleo Estrela do Norte.

    Responder
  4. Alencar Nunes Rezende
    Alencar Nunes Rezende says:

    Desejo ao Núcleo e aos sócios deste mesmo, Estrela Guia, Luz, Paz e Amor. Como nos ensina nosso grande Mestre Gabriel, desejo tudo de bom aos senhores. Conheço essa região, mas o Núcleo ainda não – espero conhecer um dia. Faço parte do Núcleo Divinópolis, em Divinópolis-MG. Longa vida pra vocês e que a UDV seja cada vez mais um ponto de luz pra todos nós porque quem faz parte de instituição nunca está sozinho. Um grande e forte abraço desse irmão de vocês.

    Responder
  5. Weliton
    Weliton says:

    Foi com grande satisfação que participei desta linda festa natalina dos 42 anos de existência do Núcleo Estrela Guia; O trabalho com a direção do Mestre José Luiz foi maravilhoso! Parabéns, Núcleo Estrela Guia, que essa Luz, Paz e Amor continue nos iluminando.

    Responder
  6. abigail
    abigail says:

    Esse Núcleo faz parte da história da minha vida, Núcleo Estrela Guia. Cresci bebendo Vegetal junto com a minha família. Meu pai uns dos primeiros que juntos com algumas pessoas que fazem parte da criaçao deste núcleo hoje com 42 anos. Uma histórias linda de crescimento e de boa lembranças vivida por algumas pessoas que por aí passaram. Desejo que a Luz, a Paz e o Amor esteja presente no coração de todos. Que Deus abençoe sempre.

    Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *