Núcleo Cajueiro festeja seus 30 anos

João Paulo Nunes do Egito*

| 9 fevereiro 2018

Núcleo Cajueiro festeja 30 anos de fundação | DMC/Núcleo Cajueiro.

Neste sábado, dia 10 de fevereiro, o Núcleo Cajueiro (Recife-PE) comemora 30 anos. Nesta data, a irmandade celebra o aniversário da inauguração, em 1988, da Distribuição Autorizada de Vegetal.

A história da União do Vegetal no Recife começou, contudo, um pouco antes, em 1986, quando o médico José Laércio do Egito bebeu o Vegetal pela primeira vez no Núcleo Caupuri, em Manaus (AM), por indicação de Lúcia Pampolha, sua aluna de Homeopatia e que frequentava a UDV naquele estado. Ele foi apresentado ao Mestre Florêncio, à época Mestre Central da 2ª Região. Este o encaminhou ao então Mestre Representante do Núcleo Caupuri, José Carvalho. Assim, em 18 de outubro de 1986, José Laércio do Egito teve sua primeira experiência com o Vegetal.

                         Clique aqui e acesse a Galeria de Imagens do Núcleo Cajueiro 

Em seguida, ele escreveu a José de Anchieta Torreão de Sá, à época Mestre Representante do Núcleo Apuí, perguntando-lhe sobre a possibilidade de beber o Vegetal naquele Núcleo em Salvador (BA), onde ministrava aulas periódicas de Homeopatia. Mestre Anchieta prontamente o atendeu, e, no dia 14 de março de 1987, durante um Preparo, Laércio bebeu novamente o Vegetal, dessa vez com sua companheira Antônia. Ao fim da Sessão, ela disse ao marido: “Bem, agora temos de levar a União para o Recife”. Laércio então respondeu: “Você acha que eu tenho tempo para organizar um grupo? Você bem sabe que minha vida tem sido repleta de compromissos”.

Uma semana depois, Laércio viajou a Manaus para cumprir mais um período de aulas na Universidade do Amazonas, dessa vez acompanhado do colega médico Raimundo Neto, que bebeu o Vegetal pela primeira vez e participou das Sessões nos dias 21 e 22 de março de 1987.

De regresso ao Recife, Laércio e Raimundo trocaram ideias com suas respectivas companheiras a respeito de como continuariam a beber o Vegetal, ficando acertado que, pelo menos uma vez por mês, iriam a Salvador na Sessão de Escala no Núcleo Apuí. Então, surgiu a ideia de consultar a Direção desse Núcleo quanto à possibilidade de um dos Mestres ir periodicamente ao Recife, para atender um maior número de pessoas.

Dessa forma, os Mestres José de Anchieta e Raimundo Nonato Marques concordaram em ir mensalmente à capital pernambucana atender as pessoas interessadas, desde que estas se comprometessem a iniciar um trabalho sério para uma futura Distribuição de Vegetal.

As primeiras Sessões

Em julho de 1987, Raimundo Neto recebeu a visita do Mestre Roberto Souto, que se dispôs a dirigir uma Sessão para o grupo interessado na formação de um futuro Núcleo da União do Vegetal. Naquele dia, Roberto Souto anunciou que provavelmente iria residir em Recife a partir de dezembro. Para essa Sessão, foi escolhida a cidade de Gravatá, onde o irmão de Raimundo tinha uma casa. Assim, em 18 de julho de 1987, realizou-se a primeira Sessão em Pernambuco, com cerca de 16 pessoas.

As Sessões de Vegetal se sucederam em Recife, Olinda e Aldeia. Até que, em 21 de agosto de 1987, José Laércio do Egito foi indicado pela Direção Geral da UDV para organizar um grupo no Recife, até que houvesse ali um Mestre residindo.

Em 21 de outubro, estiveram no Recife os Mestres Roberto Souto, Raimundo Nonato Marques e Jorge Novais para uma Sessão na clínica do Doutor Laércio. Nessa ocasião, Roberto Souto comunicou que não seria mais possível sua ida para residir na capital pernambucana. Diante disso, Nonato Marques consultou Jorge Novais sobre a possibilidade de ele mudar-se de Salvador para ir morar no Recife. No dia seguinte, Roberto Souto dirigiu uma Sessão. E, nesse mesmo dia, Jorge Novais confirmou que estava praticamente certa sua ida para o Recife no início de 1988.

Nesse período, antes da criação do Núcleo Cajueiro, dirigiram Sessões os Mestres Roberto Souto, Nonato, Anchieta, Jorge Novais, Asplinger (que frequentava o Núcleo Princesa Sama, em Manaus-AM) e Teodorico (à época associado ao Núcleo Estrela do Norte, em Porto Velho-RO).

No fim de 1987, José Laércio do Egito, que já procurava um terreno para iniciar oficialmente a Distribuição de Vegetal, encontrou uma chácara em São Lourenço da Mata. Com recursos próprios, ele e a esposa Antônia adquiriram o terreno e investiram fortemente nas construções, sempre auxiliados pelos irmãos com quem iniciaram os trabalhos.

A inauguração

Em 10 de fevereiro de 1988, é oficializada e instalada a Distribuição de Vegetal do Recife, tendo sido designado responsável o Mestre Jorge Luiz Dantas Novais, com Sessão dirigida por Raimundo Monteiro de Souza, à época ocupando o lugar de Mestre Geral Representante. Estava presente também Raimundo Nonato Marques, à época no cargo de Mestre Central da 4ª Região. Na ocasião, foi inaugurada a Sede e houve um almoço festivo.

Em 22 de julho do mesmo ano, a Distribuição tornou-se o Pré-Núcleo Cajueiro, sendo designado para Mestre Representante Jorge Luiz Dantas Novais. Posteriormente, no dia 10 de fevereiro de 1991, é efetivada a transformação em Núcleo.

Segundo conta o Mestre Laércio, seu objetivo na criação do Núcleo Cajueiro foi o de ter um lugar sadio onde pudesse criar seu filho, e que as outras famílias pudessem também ter essa mesma oportunidade.

O Núcleo Cajueiro cresceu rápido e com um ano e dois meses da inauguração já teve seu primeiro desmembramento, dando origem ao Núcleo Pau D’Arco, em Caruaru. Com pouco tempo, o Núcleo já tinha Casa de Preparo, cozinha e redário.

E hoje estamos aqui continuando essa história, comemorando mais um ano de aniversário do nosso Núcleo Cajueiro!

*João Paulo Nunes do Egito é Mestre Representante do Núcleo Cajueiro.

13 respostas
  1. Luiz Guilherme Nascimento
    Luiz Guilherme Nascimento says:

    Parabéns ao Núcleo Cajueiro, aos primeiros irmãos deste Núcleo, aos Mestres que deram assistência, até a formação do Núcleo e também aos irmãos que chegaram na sequencia e vem dando continuidade a esta obra. Ainda não conheço este lugar, mas já tenho boas recordações daí. Bebi um vegetal preparado neste Núcleo em Campina Grande, e soube que a mensagem veio de Itinga. Foi simplesmente o vegetal mais maravilhoso que já bebi. Não tinha doce, azedo, amargo, nada, mas parecia uma bebida isotônica. E o melhor uma das maiores burracheiras que já tive em quase 25 anos de UDV. Felicidades pra todos.

    Responder
  2. Vera Oliveira
    Vera Oliveira says:

    O Núcleo Cajueiro, além da sua linda história, é muito bonito. Parece uma jóia preciosa. Parabéns a todos os que participaram da sua fundação, bem como a todos os que continuam à frente desse lindo lugar.

    Responder
  3. Vicenthe Marques
    Vicenthe Marques says:

    Um dia especial para a União no dia do nascimento do nosso Mestre e para nossa Região.
    Fruto do plantio de bons plantadores (M. Laércio e C. Antônia) que desta semente hoje temos tantas pessoas valorosas e tantas famílias que puderam encontrar um lugar de Paz, onde podemos aprender a ser uma pessoa melhor, dando continuidade a Obra no nosso Mestre.
    Sinto-me feliz e honrado em fazer parte deste lugar.

    Grande abraço, caros amigos e irmãos…

    ⭐☀

    Responder
  4. Renato Breuel
    Renato Breuel says:

    Gratidão aos primeiros irmãos que iniciaram a construção desse belo jardim e fico feliz por também fazer parte desta história e puder ver meus filhos crescendo nesse lugar maravilhoso.

    Conselheiro Renato
    Núcleo Cajueiro.

    Responder
  5. Augusto Chalegre
    Augusto Chalegre says:

    Núcleo Cajueiro, árvore frondosa de belos frutos…
    Há 30 anos que este ponto de luz brilha em nosso estado e em nosso país. Gratidão ao M. Laércio, à Cons. Antônia e a todos os primeiros irmãos que deram sua contribuição valorosa e ainda contribuem para que a União cresça e floresça em nossas vidas.
    Há 30 anos que nascia a 10ª região, que hoje já possui 10 núcleos e uma DAV, todos frutos dessa grande árvore…
    “Naquele pé de cajueiro
    Eu guardo muita saudade…”

    Responder
  6. Antonio Roazzi
    Antonio Roazzi says:

    Lindo relato e interessante ver como do aparentemente nada é por acaso (que nada tem de acaso), vem surgindo algo tão bom e pelos frutos devemos ser bem agradecidos às pessoas que com afinco possibilitaram que esta obra se tornasse uma realidade, sobretudo, M. Laércio e C. Antônia.
    Parabéns a todos que estiveram e continuam estando a frente deste lindo lugar e ao autor do texto que resgata detalhes significativos desta história para que sejam registrados em nossas memorias e nossos corações neste aniversário, tanto do nascimento do nosso Mestre, como do Núcleo, marcando três décadas repletas de inúmeros frutos e realizações.
    Desejos que o Cajueiro continue crescendo nas próximas décadas sendo uma pequena/grande luz capaz de transformar o nosso mundo em um lugar mais bonito de se viver.
    Enfim, parabéns pelos seus 10.950 dias tornando uma realidade os inúmeros Núcleos em nossa 10ª região.

    Responder
  7. João Bosco Moreira Cardoso
    João Bosco Moreira Cardoso says:

    Debaixo de cajueiros, em tempos de criança, meus olhos se abriram para belezas da natureza.
    Sob a Luz do Cajueiro, então adulto (em 23.04.1991), minha alma se encantou com os incantu da Natireza Divina e, numa longa e proveitosa caminhada com irmãos fraternos, minha alma pode vislumbrar belezas reveladas pelo Mestre, sob o manto da Luz, da Paz e do Amor.
    Neste aniversário de 30 anos, minha GRATIDÃO a todos que iniciaram, construímos e hoje zelam pela grandeza do Núcleo Cajueiro.
    João Bosco Moreira Cardoso

    Responder
  8. João Bosco Moreira Cardoso
    João Bosco Moreira Cardoso says:

    Debaixo de cajueiros, em tempos de criança, meus olhos se abriram para belezas da natureza.
    Sob a Luz do Cajueiro, então adulto (em 23.04.1991), minha alma se maravilhou com os incantu da Natureza Divina e, numa longa e proveitosa caminhada com irmãos fraternos, ela pode vislumbrar belezas e gravar ensinos revelados pelo Mestre, sob o manto da Luz, da Paz e do Amor.
    Neste aniversário de 30 anos, minha GRATIDÃO a todos que iniciaram, construímos e hoje zelam pela grandeza do Núcleo Cajueiro.
    João Bosco Moreira Cardoso

    Responder
  9. Inácia Romero Nascimento
    Inácia Romero Nascimento says:

    Parabéns pela grande data do Núcleo Cajueiro, salve 10 de fevereiro, felicidades a todos da irmandade desejo muito crescimento espiritual, sucesso, paz, luz, amor, compreensão.
    Grande abraço amigo.

    Responder
  10. Kaline núcleo Natal
    Kaline núcleo Natal says:

    Que legal. Imaginar que a partir desse núcleo muitos outros núcleos surgiram aqui no nordeste. Agradecida a todos os irmãos que plantaram essa sementinha e que vem dando frutos até hoje.

    Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *