EUA: Núcleo Santa Fé inicia construção de templo

Irmandade inicia construção de templo nos EUA | Foto: DMD/Núcleo Santa Fé

Após longa batalha jurídica, o Núcleo Santa Fé iniciou a construção, em 9 de junho passado, de seu templo próprio e definitivo, no Condado de Santa Fé, estado de Novo México, Estados Unidos. Depois de alguns anos de embate jurídico com o governo e comunidade local, a irmandade recebeu a autorização para iniciar a obra. A previsão é concluí-la ainda em 2015.

O Núcleo Santa Fé, primeiro da UDV fora do Brasil, foi criado em 1º de novembro de 1996, e hoje conta com 103 sócios. Foi dessa semente nos Estados Unidos que novos núcleos foram surgindo. Hoje, o Centro Espírita Beneficente União do Vegetal está presente, além do Novo México, em seis estados norte-americanos: Colorado, Califórnia, Flórida, Washington, Texas e Havaí. A UDV tem hoje mais de 400 sócios nos EUA.

Nessas quase duas décadas nos Estados Unidos, a União do Vegetal enfrentou diversas dificuldades e tem vencido todas elas sempre com o símbolo da Paz e da Fraternidade Humana direcionando suas ações. Clique aqui e saiba mais sobre a vitória da UDV na Suprema Corte dos EUA.

Entendo o caso

Em outubro de 2011, a comissão executiva do Condado de Santa Fé, onde o Núcleo Santa Fé começou suas atividades em 1996, negou o pedido de construção do Templo da UDV sob forte pressão de um grupo de pessoas contrárias à obra. Para chegar à proibição, a comissão do Condado tomou uma decisão sem fundamento na lei e negando as recomendações das agências do governo que definem os critérios para conceder as licenças e que já haviam aprovado os pedidos submetidos pelos representantes do Centro anteriormente.

Os representantes da União do Vegetal no Novo México entraram com uma ação cível contra o Condado na Corte Federal. O Condado reconheceu que negar a autorização anterior foi um erro e, através de um acordo, regovou a decisão anterior e liberou a construção do Templo em novembro de 2013.

Apesar do acordo, a comunidade local ainda apresentou outras duas ações com o objetivo de inviabilizar a construção do Templo, o que dificultou que a irmandade no Novo México pudesse iniciar as obras.

Em 24 de julho passado, foi realizada audiência de conciliação que contou com a presença de representantes da União do Vegetal, do Condado, de moradores locais e mediadores para discutirem essas duas ações. Naquele momento, não chegaram a nenhuma resolução e, mesmo com as ações pendentes, a construção continua.

Flores

E dessa forma, entre espinhos e flores, a União do Vegetal continua plantando sua semente de amor e luz e expandindo suas raízes, contanto com apoio de muitos irmãos comprometidos em zelar por essa instituição e promover a paz acima de qualquer dificuldade, como ensinou o Mestre Gabriel. Assim, os associados de livre e espontânea vontade e, conscientes da prática do bem, aprimoram em si os ensinos de Jesus e a doutrina do Mestre Gabriel que diz que devemos pagar o mal com Luz, Paz e Amor.

Irmandade inicia construção de templo nos EUA | Foto: DMD/Núcleo Santa Fé

Irmandade inicia construção de templo nos EUA | Foto: DMD/Núcleo Santa Fé