Mestre Florêncio, exemplo de superação e de responsabilidade

Floriano Moraes de Carvalho*

Mestre Florêncio, em 1993 – Campinas (SP) | Foto: Luiz Trazzi (DMC/DAV Formosa)

É com grande alegria que comemoramos hoje, 14 de Abril de 2017, o dia do nascimento do Mestre Florêncio (Florêncio Siqueira de Carvalho), pessoa de valor inestimável, a qual lembramos com muita saudade e carinho. Nesta data, em 1932, nascia um grande amigo que, com muito sacrifício, deu exemplos de superação e de responsabilidade, plantando de forma legítima o amor para com o próximo. Durante sua trajetória de sofrimento, da infância no estado do Ceará, até a fase adulta, no Norte do Brasil, teve que suportar muitas dificuldades; como a fome na infância e o regime de semiescravidão adotado em alguns seringais onde trabalhou, tendo por vezes que lutar pela própria vida e sobrevivência.

| Um Mestre na UDV, Formador De Muitos Mestres (leia mais).

Ao conhecer a União do Vegetal, com o Mestre Gabriel, soube fazer rapidamente a leitura da essência e dos objetivos desta sagrada religião, ainda em seu início; obtendo, posteriormente, grande êxito na consecução da edificação dessa nossa sociedade, ganhando papel considerável no trabalho de expansão da UDV. Tal como um filho, que recebe com alegria uma responsabilidade de seu admirável pai, instituiu dentro de si a força necessária para não decepcioná-lo no objetivo de trazer o vegetal para Manaus.

Assim, com a autorização do Mestre Gabriel, trouxe o vegetal para Manaus e experimentou a feliz e árdua missão de auxiliar, com significativa parcela, na consolidação dessa nossa instituição. Demonstrando, não somente força e competência, mas também, um nível raro de amor no coração; pois as características pessoais, as quais lhe foram dadas, serviram de sustentação para realizar a sua missão. Com o sentimento de apresentar o vegetal a sua família, Mestre Gabriel o utilizou como semente, para que a sua obra viesse a ser conhecida por nós e por diversas outras pessoas.

Em se tratando de um ser humano tal qual o Mestre Gabriel, é natural a existência de discípulos com qualidades suplementares na convergência de sua obra. Muitas histórias de alegria e bons exemplos estão perpetuadas no seio de nossa sociedade e registradas em nossos corações, em função da contribuição deste líder que deu a muitos, indistintamente, a oportunidade de conhecer esta sagrada fonte de nome União do Vegetal.

A alegria permeou sua vida, cativou e libertou muitos de nós. Os obstáculos foram vencidos, em uma composição de amor, inteligência e resistência. Sobretudo, o marcante sorriso de criança, que refletia a personalidade inocente na história de um grande Homem.

Saudamos este dia, em memória à quem legitimamente conseguiu gravar no coração a Estrela Divina Universal.

*Filho do Mestre Florêncio e integrante do Corpo do Conselho no Núcleo Caupuri (Manaus-AM).

Publicado em 14 de Abril de 2017. 

14 respostas
  1. Leonardo Bemergui
    Leonardo Bemergui says:

    Salve o nosso saudoso amigo Mestre Florêncio. Grato pelo seu grande trabalho de auxiliar no fortalecimento e expansão dessa Obra Santa. Parabéns pela homenagem, amigo Conselheiro Floriano.

    Responder
  2. Edson Sousa
    Edson Sousa says:

    Boa reflexão do Conselheiro Floriano…
    Eu que tive o privilégio, como tantos outros, de receber das mãos do Mestre Florêncio o 1°Copo de Vegetal, sou grato por isso e receber também os ensinos de muitas coisas boas na minha caminhada que guardarei com muito carinho por toda vida.
    Luz, Paz e Amor.

    Édson Sousa
    CRDG 2a.Região

    Responder
  3. Geylker Carvalho
    Geylker Carvalho says:

    Mestre Florêncio, um homem que, com muita dignidade, abraçou e cumpriu sua missão. A qual não resumiu-se apenas em trazer o Vegetal para Manaus. Mas sim, sendo um dos principais responsáveis, se não o maior, pela expansão da União do Vegetal. Sendo um incansável incentivador de Mestres e Discípulos, para que nós tivéssemos força e determinação para vencer em todos os momentos de nossas vidas…

    Saudade, Franco Amigo!

    Responder
  4. Maria Alice Corrêa
    Maria Alice Corrêa says:

    Bonita mensagem ! Mestre Florêncio, pessoa que me cativou quando o conheci ainda na minha juventude, diversos foram os ensinamentos preciosos que transmitiu, também os ensinamentos que adquiriu de sua vivência na floresta. Ele não media tempo pra ensinar a quem tivesse​ interesse de conhecer, inclusive o que ele viveu e conheceu de segredos da natureza e da floresta. Seriedade com os trabalhos do Vegetal, mas na convivência gostava de fazer a gente rir , alegrar e trazer leveza à alma, coração de menino. Saudades tem nome, hoje no meu coração Mestre Florêncio, a quem guardo reverencia e gratidão.

    Responder
  5. Sandro Vasconcelos
    Sandro Vasconcelos says:

    Palavras que realmente atestam a vida desse discípulo do Mestre.
    Mestre Florêncio tem participação importante neste processo de expansão e constitucionalização que estamos vivênciando do hoje na UDV.
    Como bem disse seu filho, o meu amigo de infância, Floriano, Mestre Florêncio era um mestre formador de muitos outros mestres na União, mais especificamente, aqui na segunda região onde residia.
    Dentre esses, meu saudoso pai, que pôde chegar ao lugar de dirigente na UDV, ainda na década de 80 no Núcleo Caupuri através do Mestre Florêncio.
    Lembro do meu pai dizendo que Mestre Florêncio era uma das três bases de ensinamentos dele na caminhada de aprendizado para a formação de dirigentes.
    E asim muitos outros também tiveram a oportunidade de aprender pra depois ensinar os ensinamentos do nosso Grande Mestre através da pessoa do Mestre Florêncio.

    Mestre formado pelos encantos.
    Salve dia 14 de abril.

    RESPOSTA: Caro Sandro, apenas um esclarecimento. Quem disse que o Mestre Florêncio é um formador de muitos mestres foi o Mestre Roberto Evangelista em texto publicado no blog da UDV em 14 de abril de 2016. O texto pode ser lido aqui: http://udv.org.br/blog/mestres-da-origem/um-mestre-na-udv-formador-de-muitos-mestres/

    Responder
  6. Elson Farias
    Elson Farias says:

    Mestre Florêncio,
    Um dos Pioneiros da UDV.
    Gratidão e reconhecimento por seu trabalho.
    Guardo na lembrança muitos momentos de alegria convividos com ele no Núcleo Caupuri.
    Felicidades à todos.

    Fraternalmente,
    Elson Farias.

    Responder
  7. Sérgio Campos
    Sérgio Campos says:

    Sábias palavras Floriano, conheci e convivi com esse homem que manteve o coração de menino, homem honesto, de caráter, do bem, sangue bom e acima de tudo Leal, justo e Amigo.
    Saudades eternas, mas na certeza que ele me ensinou a arte de Cativar e cultivar Amizades, aprendeu direitinho com Mestre Gabriel, com certeza.
    O Sabiá sabe…

    Respeitosamente e sinceramente, Sérgio Campos.

    Responder
  8. Dieimes
    Dieimes says:

    Muito bonita essa singela homenagem ao Mestre Florêncio. Me sinto feliz por ser um discípulo da União do Vegetal. Fazer parte do Núcleo Caupuri é uma experiência de grande valia para mim, e essa semente foi plantada e regada para que hoje pudéssemos colher os bons frutos que são os ensinamentos do Grande Mestre. Só tenho a dizer gratidão por tudo….

    Responder
  9. Itana Ferreira de Pinho Miguez
    Itana Ferreira de Pinho Miguez says:

    Mestre Florêncio é uma pessoa que tive a honra de conhecer e participar de algumas sessões. Com seu jeito simples trazia os ensinamentos e nos encantava com suas historias vividas na floresta, com as Chamadas. Sentíamos a força e luz. Pessoa que soube honrar este lugar de Mestre na União do Vegetal.

    Responder
  10. Alencar Nunes Rezende e
    Alencar Nunes Rezende e says:

    Tive a honra de conhecer esse homem chamado Mestre Florêncio , um mestre sinônimo de humildade, simplicidade, mestre do povo, carismático, tinha um dom de cativar pessoas por onde passava, onde tinha um roda de pessoas tava o Mestre Florêncio, com suas brincadeiras, ensinando com sua sabedoria, como ser um discípulo do grande Mestre Gabriel. Tive o merecimento de conhecer esse homem, com uma visão e prática de evolução espiritual gigantesca. Parabéns, Mestre Florêncio. Que o Mestre te guie sempre no caminho da luz.

    Alencar
    Núcleo Divinópolis – MG.

    Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *