Encontros da Diretoria Geral reúnem mais de 430 pessoas em Campo Grande e Cuiabá

Alexandre Moura*
Marcus Levy**

| 17 Outubro 2017

Em Campo Grande, Encontro reuniu 230 participantes no Núcleo Senhora Santana| Foto: Saulo Flores.

As cidades de Campo Grande (MS) e Cuiabá (MT), integrantes da 13ª Região do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal, sediaram dois Encontros da Diretoria Geral com o Corpo Instrutivo da UDV. Em Campo Grande, o Encontro aconteceu no dia 23 de setembro, no Núcleo Senhora Santana, e contou com mais de 230 participantes. Em Cuiabá, o evento foi realizado no dia 10 de junho, no Núcleo Breuzim, e reuniu cerca de 200 pessoas. Ao todo, participaram integrantes de 12 Núcleos e 4 Distribuições de Vegetal da 13ª Região que, além de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, abrange também uma parte do estado de Goiás.

Conforme explicou o Gerente Administrativo da Diretoria Geral, Iber Pancrácio, esse trabalho visa dar transparência às ações administrativas do Centro e também conscientizar a irmandade do Corpo Instrutivo para que possa cada vez mais apoiar e participar dos projetos. Presente aos dois Encontros, Iber fez a prestação de contas referente ao exercício do ano 2016 e explanou sobre a aplicação dos recursos advindos da mensalidade dos sócios por meio do Fundo de Participação, do Fundo de Saúde e do Fundo Ambiental. “Estamos realizando esse trabalho para mostrar a transparência das ações da Diretoria Geral. Ações que dão força e a estrutura necessária para que os objetivos traçados pela Representação Geral possam ser cumpridos,” afirmou.

Também presente aos dois eventos, o Vice-Presidente da Diretoria Geral, Tadeo Feijão, responsável pela área de Projetos Especiais, fez a prestação de contas dos recursos advindos da Faixa Adicional e do Mercado Inca. Ele explicou que as receitas da Faixa Adicional são investidas nos Departamentos de Beneficência, Plantio e Meio Ambiente, Memória e Comunicação, e também em Tecnologia da Informação, Reservas Estratégicas e na Defesa Institucional do Centro.

“Estamos buscando uma forma de viabilizar os projetos Mercado Inca e Faixa Adicional cada vez mais. O objetivo do nosso trabalho é trazer um esclarecimento e pedir às pessoas que se engajem nessas iniciativas. O mais importante é a conscientização e o despertar do compromisso, que pode ser em forma de apoio a esses projetos, em trabalho para auxiliar nas tarefas, em participação no Mercado Inca, ou em contribuição financeira através da Faixa Adicional”, esclareceu Tadeo Feijão.

Para os sócios do Corpo Instrutivo da 13ª Região, participar dos Encontros foi fundamental para ter uma ideia mais precisa do trabalho da Diretoria Geral. “Neste lugar de sócio da UDV, vejo que é importante a gente saber como os recursos são administrados. É a primeira vez que eu vi a estrutura organizacional da DG e hoje saio deste Encontro mais inteirado de como funciona a UDV como um todo”, afirma Saulo Flores, sócio do Núcelo São Joaquim (Campo Grande-MS),

Eduardo Luiz, sócio do núcleo Mestre Luziário (Chapadão do Céu-GO), demonstrou estar impressionado com a apresentação realizada pelos integrantes da Diretoria Geral. “A forma como os dirigentes trabalham é muito organizada. Demonstra a ordem que o Mestre Gabriel trouxe, e que continua até hoje. Eu peguei isso até como um exemplo de organização para minha vida”, revela.

Para o Mestre Central da 13ª Região, Mário Lúcio de Souza, um dos grandes ganhos desses Encontros é justamente essa aproximação das pessoas com a Diretoria Geral. “O Corpo Instrutivo representa um grande quantitativo de sócios dentro da União do Vegetal, e essa iniciativa de apresentar as ações e projetos da DG é uma experiência enriquecedora para a caminhada dessas pessoas no âmbito do Centro”, destaca.

Essa mesma visão é expressa pelo Mestre Adolfo Vitor Mura, integrante do Conselho de Administração Geral (Conage), que ressalta ainda o efeito motivador dos Encontros para os sócios: “Já tive a oportunidade de participar de algumas dessas apresentações da Diretoria Geral e o resultado que a gente percebe é o Corpo Instrutivo muito mais motivado e consciente da importância desse trabalho adminitrativo”, avalia.

Além do Vice-Presidente Tadeo Feijão e do Gerente Administrativo Iber Pancrácio, estiveram presentes também, representando a Diretoria Geral nestes dois Encontros, o Vice- Presidente Jorge Elage e o Coordenador Regional da DG na 13ª Região, Marcos Matos de Souza. Os eventos contaram ainda com a participação da maioria dos Mestres Representantes dos Núcleos e Distribuições de Vegetal da 13ª Região.

*Alexandre Moura é integrante do Quadro de Mestres do Núcleo Senhora Santana (Campo Grande-MS).
**Marcus Levy é membro do Corpo Instrutivo e monitor do DMC do Núcleo Breuzim (Cuiabá – MT).

2 respostas
  1. Adenir Luiz Bazzi
    Adenir Luiz Bazzi says:

    Esse é um trabalho de grande importância dentro do Centro. A transparência inspira confiança na irmandade e nos auxilia a receber apoio quando pedimos pros irmãos auxiliarem, principalmente nesses movimentos da Faixa Adicional e o Mercado Inca.

    Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *