Comitê Editorial da UDV lança selo Bom de Ler

Edson Lodi*

Primeiro livro a receber o selo “Bom de ler”é lançado em Minas Gerais | Foto: DMD/Sede Geral.

Há anos buscava-se uma forma de se viabilizar a criação da Editora Pedra Nova, nome já escolhido para a futura editora do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal. Nesse sentido, a formação de um Comitê Editorial — proposta pelo Comitê Gestor e aprovada em reunião do Conselho de Administração Geral da UDV, nos dias 13 e 14 de junho de 2015 — torna-se instrumento de grande importância para a sua concretização, em resposta à crescente busca de informações de qualidade por parte dos associados do Centro.

A principal missão desse Comitê é definir, incentivar e acompanhar temas para publicações que possam ser do interesse institucional do Centro, nas mais diversas áreas do conhecimento, relacionadas a Humanidades, Ciências Naturais, Exatas e Aplicadas, que preservem os ensinos, histórias, chamadas e a palavra do Mestre Gabriel.

Selo Bom de LerPortanto, o selo Bom de Ler (imagem ao lado), com arte gráfica concebida pelo Mestre Renato Palet (Núcleo Estrela Matutina – 8ª Região, Brasília-DF), irá atestar que a obra em que estiver estampado está de acordo com as normas e objetivos do Centro, sendo autorizada a obter ampla divulgação e ser posta à venda no âmbito da UDV, por meios digitais (site, blog, Mercado Inca) ou nos Núcleos e Distribuições Autorizadas. Um percentual dessa venda será destinado à Diretoria Geral.

A sistemática do trabalho de avaliação de uma obra pelo Comitê Editorial prevê que esta seja inicialmente submetida ao seu Coordenador, que fará uma primeira avaliação de conteúdo; caso esteja de acordo com os objetivos do selo Bom de Ler, será encaminhada a dois editores setoriais para avaliação específica por área de conhecimento. Após criterioso exame dos editores setoriais e suas respectivas considerações, o Coordenador do Comitê fará um parecer, recomendando ou não a outorga do selo Bom de Ler. Todos os procedimentos foram disponibilizados às Secretarias dos Núcleos e às Distribuições de Vegetal, e estão acessíveis a todos os sócios da UDV.

Minas e o Rei Salomão

O livro “Minas e o Rei Salomão”, de Laudimiro Almeida Filho, é a primeira publicação a vir à luz com o selo Bom de Ler. Lançado durante as comemorações do aniversario de 30 anos do Núcleo Rei Salomão (12ª Região, Belo Horizonte – MG) nesse livro, segundo parecer do escritor Carlos Ribeiro, “Encontram-se devidamente documentados os passos dados pelos ‘primeiros irmãos’ com o valioso auxílio dos mestres e conselheiros mais antigos (da primeira e segunda geração), as dificuldades enfrentadas e superadas até a sua efetiva implantação e a expansão da UDV em Minas Gerais através da criação de outros núcleos, frutos que o Rei Salomão gerou fazendo valer a palavra de Mestre Gabriel de que a União do Vegetal vai circular o mundo em sua sagrada missão de conquistar o mundo pela paz.”

O trabalho de registro das atividades do Núcleo Rei Salomão e sua vinculação à memória institucional da União do Vegetal mereceram destaque por parte de Ligia Guimarães Telles, Professora de Literatura da Universidade da Bahia: “O livro Minas e o Rei Salomão é resultado de um rico processo de registro e documentação da história desse Núcleo da União do Vegetal (Belo Horizonte-MG), realizado por alguns dos seus sócios ao longo dessa trajetória, em especial, Cecília Bernadete Vieira Magalhães (também sócia fundadora), conforme consta dos Agradecimentos, ‘pelo legado de um primoroso registro dos acontecimentos históricos do Núcleo Rei Salomão, muitos dos quais presenciou’. Trata-se de um trabalho vinculado ao Departamento de Memória e Documentação (DMD) da 12ª Região, e que celebra os trinta anos de fundação desse Núcleo da UDV, na data de 9 de março de 2016. ”

No momento, o Comitê Editorial está avaliando para a outorga do selo Bom de Ler as seguintes obras: Conversas1@pais-filhos.com, de autoria de Julia Mota; Madiha e a Lua, de Edson Lodi, e Ser Mãe, de Raimunda Ferreira da Costa, a Mestre Pequenina.

O Comitê está disponibilizando o endereço de email comite_editorial.dg@udv.org.br para maiores esclarecimentos.

*Mestre Assistente Geral do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal.

11 respostas
  1. Adilson Barbosa de Oliveira
    Adilson Barbosa de Oliveira says:

    Vejo como é gratificante ver o crescimento da UDV em vários aspectos perante a comunidade. Que este ícone “bom de ler” possa trazer mais conhecimentos à todos, e indiscutívelmente referência para uma ótima leitura.

    Responder
  2. Edson Romão Gomes
    Edson Romão Gomes says:

    Selo “Bom de Ler” e o Comitê Editorial são boas iniciativas em prol da qualidade na produção de conteúdo dentro do CEBUDV. Que esta iniciativa cresça e amplie sua atuação para que tenhamos um ganho estético e melhor forma de expressar a cultura “caianinha” e as vivências do Mestre e seus discípulos.

    Responder
  3. Eliane de Fátima A. Antunes
    Eliane de Fátima A. Antunes says:

    Que Legal!!!…Vejo bem importante esse selo, garante mais credibilidade e interesse a leitura da obra. Que esse tipo de iniciativa e outras iniciativas sejam presentes, bem como valorizadas dentro de nossa UDV.

    Eliane de Fátima A. Antunes

    Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *