Bahia realiza encontro regional de plantio

Mestre Armínio Pontes fala aos participantes do Encontro | Foto João Franco

O Departamento de Plantio e Meio Ambiente (DPMA) do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal realizou no dia 9 de abril, no Núcleo Encanto das Águas, em Ilhéus (BA), um encontro dirigido aos monitores e equipes de plantio da 4ª Região (Bahia e Sergipe). A atividade contou com a presença do Diretor do Departamento, Mestre Armínio Pontes, que fez uma apresentação sobre o momento atual do trabalho do plantio no Centro e as novas diretrizes do departamento. Participaram cerca de 150 pessoas dos 13 núcleos da 4ª Região.

“Estamos realizando uma reestruturação do departamento para profissionalizar nossas ações, de forma a melhorar a capacitação e facilitar o acesso às técnicas e boas práticas no trabalho do plantio nos núcleos da UDV”, explicou Mestre Armínio. Segundo ele, encontros como esse são importantes porque permitem às pessoas terem uma visão mais ampla do que vem sendo feito a nível nacional pelo DPMA.

O Mestre Central da 4ª Região, Estácio Ferrer, que também participou do encontro, valorizou a iniciativa e destacou a função do DPMA na estrutura do Centro: “Todos os departamentos são importantes, mas o de Plantio e Meio Ambiente tem um destaque porque é o responsável por cuidar das nossas plantas sagradas”.

Na linha de frente da organização do evento, o Coordenador do Plantio na 4ª Região, Mestre Hércules Saar, considerou positivo o encontro, tanto pelos conteúdos apresentados quanto pelo número de participantes. “Muito bom ver tantas pessoas interessadas nas atividades do Plantio. Agora é colocarmos em prática o que aprendemos aqui. Esse encontro chegou trazendo a força da renovação, para realizarmos de forma cada vez melhor esse trabalho”, resumiu.

Saúde da Terra

No dia seguinte, a programação incluiu ainda uma visita do Mestre Armínio e do Mestre Hércules à Fazenda Saúde da Terra, um consórcio de 6 núcleos (de Salvador e Coração de Maria) destinado ao plantio de Mariri e Chacrona, que fica localizado no município de Itamarati, no sul da Bahia. Lá existe uma pequena plantação de cacau para auxiliar na obtenção de recursos que são investidos no próprio manejo do plantio e na melhoria da infraestrutura local.

“Iniciativas como a da Saúde da Terra é o que o DPMA tem buscado estimular”, afirmou Mestre Armínio. Segundo ele, é mais vantajoso fazer consórcios do que os núcleos individualmente investirem na aquisição de áreas para plantio. “Definindo-se bem as regras, os núcleos podem se unir e fazer uma gestão compartilhada. Dessa forma, é possível reduzir os custos, otimizar o trabalho e até investir em projetos que garantam a autossustentabilidade”, incentivou.

O encontro do DPMA em Ilhéus contou também com a presença dos Mestres Representantes dos Núcleos Encanto das Águas (Márcio Passos), Caminho Real (Antônio Rabello Neto), Estrela da Manhã (André Manta), Vento Divino (Samuel Junqueira) e Vitória (Robson Paiva Lins), e do Coordenador Regional da Diretoria Geral na 4ª Região (Joel Miguez).

6 respostas
  1. Jandecio Costa
    Jandecio Costa says:

    É de fundamental importância a conscientização dos discípulos no sentido de se fazer presente em encontros do plantio e meio ambiente; desta forma, estamos consolidando a nossa força em União e enriquecendo a forma de preservação do mariri e chacrona.

    Responder
  2. Leandro Iunes
    Leandro Iunes says:

    Bonito de ver esse nosso Diretor construindo e solidificando pontes entre Nós! Abraços à todos que trabalham em prol desse nosso Preparo e Meio Ambiente!

    Responder
  3. Fernando Simões
    Fernando Simões says:

    O encontro foi muito importante para nossa região, temos a mata atlântica que faz parte dessa grande Biodiversidade que Deus nos deu, o resto é só trabalho e colocar em prática o que nós aprendemos.

    Responder
  4. Carlos Meneguitte
    Carlos Meneguitte says:

    Participei deste encontro e o considero de grande importância para nosso crescimento enquanto Religião Hoasqueira e também no sentido de confraternizar e aproximar a Irmandade da 4ª Região

    Responder
  5. Raimunda Almeida
    Raimunda Almeida says:

    Importante Iniciativa desses Mestres do zelo que estão tendo com a terra. Proporcionando com isso, uma melhor qualidade ao plantio do mariri com a chacrona. Que todas as regiões venham também fazer esse trabalho, de grande importância para a União do Vegetal.

    Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *