Coordenação apresenta primeiros resultados do Dia do Bem Verde

Sob a Coordenação do Departamento de Beneficência da Diretoria Geral e da Sede Geral, 146 núcleos e 22 Unidades Assistenciais, em parceria com a Associação Novo Encanto de Desenvolvimento Ecológico, realizaram no dia 24 de março do corrente ano o Dia do Bem Verde.

UDV e Novo Encanto promovem Dia do Bem Verde

Dia do Bem – Um marco de solidariedade e alegria

Dia do Bem [26 de março]

E já chegou o Dia do Bem…

Beneficencia da UDV promove o Dia do Bem

Trata-se de ação social, educacional, cultural, ecológica, sócio-ambiental, de adesão voluntária, iniciada em 2011, por ocasião da celebração do cinquentenário da União do Vegetal, e que hoje integra a agenda anual do Departamento de Beneficência, em decorrência das experiências exitosas nas suas primeira e segunda versões.

Foto: DMD/Núcleo Divino Manto

As atividades foram realizadas em todo o País e nas 19 Regiões do Centro, incluindo o exterior. Na Espanha, o Núcleo Inmaculada Concépcion, por razões específicas – a  necessidade de atender também a irmandade nessa ocasião – realizará o Dia do Bem Verde no próximo dia 5 de maio de 2012.

Consideramos significativa a parceria com a Novo Encanto e os avanços nessa segunda edição.  A título de exemplo, em 2011 obtivemos  3.119 voluntários no Brasil e 103 no exterior – EUA e Europa. Foram realizados 37.186 atendimentos em todo País, contabilizando 16.195 beneficiários, dentre famílias, crianças, adolescentes, comunidades, além de 80 atendimentos no exterior beneficiando 80 idosos.

Já em 2012 contabilizamos 6.392 voluntários; 33.108 beneficiários; 57.412 atendimentos. Além disso, solicitamos também aos Coordenadores Regionais que nos informassem o quantitativo de parcerias, contrapartidas e investimentos.

O quesito investimento diz respeito às doações em espécie e/ou em materiais, tais como remédios, alimentação, equipamentos etc. – tanto dos parceiros como da irmandade da UDV – para a realização dessa iniciativa. Contabilizamos, então, 211 parcerias, entre as governamentais e não-governamentais, e R$ 75.720 (setenta e cinco mil, setecentos e vinte reais) em investimentos/doações financeiras.

Os dados aqui registrados não são completos. Porém, expressam o potencial de trabalho voluntário e colaborativo da UDV. Realizamos essas ações no decorrer de todo o ano, em todas as regiões, aplicadas às comunidades locais. Mas esse dia em especial – Dia do Bem Verde –  é quando o Centro se mobiliza numa ação conjunta, simultânea, como reconhecimento à grande obra beneficente instituída por mosso Mestre Gabriel: a União do Vegetal.

Apresentações artísticas, oficinas, palestras, aconselhamentos em saúde, oportunidades de captação profissional, serviços sociais, ações sócio-ambientais, dentre outras, integraram a programação do Dia do Bem Verde-2012, em todo o País e no exterior.

Vale ressaltar que a prestação de serviço da Novo Encanto junto à sociedade civil, somada aos trabalhos em todos os Núcleos e Unidades  Assistenciais/Beneficentes da UDV, respalda e confirma o título de Utilidade Pública Federal do Centro. Da mesma forma, a condição de Organização de Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) da Novo Encanto. Ambas as instituições são efetivamente parceiras e complementares – uma como braço social e a outra como braço ambiental da UDV.

Por:  Angela Maria Martins  – Coord. Do Dia do Bem Verde/2012