Obras do Memorial seguem em frente

Rodrigo Bomfim*

Mestre Amancio de Lima, c. Jandira, mestre Alex e operários que estão trabalhando na obra | Foto: DMD/ 1ª Região

Dando continuidade à obra do Memorial José Gabriel da Costa, a associação que tem o nome daquele que recriou a União do Vegetal, através de sua atual diretoria, vem intensificando as atividades no terreno da rua Abunã, em Porto Velho-Rondônia, local de moradia do Mestre Gabriel com a família e onde, por alguns anos, funcionou a Sede da UDV.

Segundo o vice-presidente da Associação José Gabriel da Costa, Mestre Alex Viana, boa parte do novo muro que está sendo construído com tijolos aparente, modelo escolhido pela Mestre Pequenina, por ser semelhantes àqueles fabricados na olaria do Mestre Gabriel, ficou pronta, precisando agora colocar uma viga de sustentação. “Tivemos algumas dificuldades no início para encontrar um profissional habilitado a trabalhar com este tipo de material, mas agora tudo está fluindo com mais rapidez”, explicou.

A réplica da antiga Sede também teve alguns avanços. Todos os esteios foram fincados. A próxima fase é fazer as tesouras que servirão de base para o telhado, a ser coberto de palha, que já foram trançadas e guardadas em local ao abrigo da chuva. “Todo o material, seja tijolo, areia ou cimento, já foi comprado e está disponível para ser utilizado de acordo com o cronograma”, acrescentou o Mestre Alex.

As tábuas para a parede serão de angelim e o piso de cimento queimado. “Estamos trabalhando com os melhores produtos, cuidando para não haver infiltrações e escolhendo com cuidado todas as peças de madeira, para que a durabilidade seja a maior possível. Temos que caprichar”, ressaltou o dirigente da AJGC.

De acordo com a presidente da associação, Conselheira Jandira Gabriel, esta parte inicial estará pronta até o próximo dia 1º de abril, quando acontecerá uma Sessão do Vegetal no mesmo local onde aconteceram as primeiras sessões da União do Vegetal ainda na presença de Mestre Gabriel. Para tanto, uma nova mesa e um novo arco também estão sendo providenciados.

As pessoas interessadas em colaborar para com esta obra, podem se associar ou fazer doações pelo sítio eletrônico do Memorial José Gabriel da Costa.

*Integrante do Quadro de Mestre do Núcleo Templo de Salomão (Porto Velho – RO).