Unidos pela prática do Bem
Encontro da Associação Beneficente Casa da União reafirma valores ensinados pelo Mestre Gabriel
| 9 maio, 2019
Júlia Morena Andrade*
Motivados pelo sentimento de ”fazer o bem sem olhar a quem”, Coordenadores Regionais e Monitores do Departamento de Beneficência do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal se reuniram no 2º Encontro da Associação Beneficente Casa da União. O evento aconteceu nos dias 19 e 20 de abril, no Núcleo Rei Hoasqueiro, em Brasília-DF. Além de promover a conscientização da importância da beneficência e sua relação com a espiritualidade, houve o alinhamento e o planejamento das atividades realizadas pela associação.
”A beneficência engrandece o Centro e nos engrandece também. Sempre que fazemos o bem, algo se ilumina em nós”. Essas palavras do Mestre Geral Representante, Paulo Afonso Amato Condé, deram início ao encontro, que teve por objetivo fortalecer o trabalho de beneficência iniciado pelo Mestre Gabriel, que vêm se expandindo pelo Brasil e pelo mundo. ”Quando o Mestre criou este Centro, o nome poderia ser apenas Centro Espírita e já seria uma grande causa. Mas ele teve a nobre decisão de colocar ‘Beneficente’ nesta obra”, afirmou o Mestre Geral Representante.
O presidente da Associação Beneficente Casa da União, Mário Lúcio de Souza, também destacou a importância da continuação deste trabalho. ”Nós estamos dignificando esta obra do Mestre, que ele fez e continua fazendo através de nós”, afirmou.
Do coração do menino ao mundo
Presente no evento, Mestre Edison Saraiva, integrante do Conselho de Administração Geral da UDV, falou, durante o encontro, que a linha do tempo da beneficência inicia-se no coração do menino José Gabriel da Costa. No sertão, ele alegrava as noites com cantorias e a espiritualidade se apresentava nele ainda pequeno. Desde então, examinando a vida do Mestre Gabriel, pode-se ver uma fiel dedicação à beneficência. Saraiva lembrou ainda que a Mestre Pequenina sempre tinha algo a repartir. “Era bonito porque era pouco, mas todos que chegavam, recebiam”.
Segundo o presidente da Diretoria Geral, Tadeo Feijão, a organização é o diferencial no progresso da Casa da União. Graças a essa qualidade, a Casa da União vem crescendo com consistência e eficiência. No momento atual, onze países integram a Associação, somando 227 monitorias e 7.085 sócios. O equivalente a 35% da irmandade da UDV.
O trabalho continua
Os participantes do encontro falaram das diretrizes do atual triênio, dentre as quais estão: as ações de beneficência na UDV; a continuidade de iniciativas sociais, como a campanha de doação de sangue; a estruturação da Rede Solidária e o projeto Luz do Saber, que terá um novo software em julho.
Uma nova diretriz, lançada durante o encontro, foi utilizar o Luz do Saber no âmbito da Orientação Espiritual com Crianças e Jovens. O objetivo é proporcionar o desenvolvimento das habilidades de escrita, leitura e interpretação, através de atividades lúdicas para os filhos dos sócios. As crianças terão acesso a essa ferramenta de ensino e serão acompanhadas por jovens do Centro, que passarão por um treinamento prévio.
No encontro, também foram compartilhados projetos e experiências exitosas entre os participantes. “Compartilhar iniciativas que vêm dando certo permite com que coordenadores e monitores do Departamento de Beneficência possam replicá-las em suas próprias regiões”, explicou o presidente da Associação, Mário Lúcio de Souza. Segundo ele, o encontro superou as expectativas. ‘’Conseguimos alinhar e direcionar os pontos, montar estratégias, e agora vamos fazer a parte principal, que é colocar em prática tudo isso’’, afirmou.
>> Acesse o site da Associação Beneficente Casa da União clicando aqui.
*Júlia Morena Andrade é integrante do Quadro de Sócios do Núcleo Rei Hoasqueiro (Brasília-DF).
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.
Parabéns, mais um momento especial de grande avanço nos trabalhos do nosso centro.
Abraços fraternos.
A todos os caianinhos que trabalham na beneficência da UDV meus sinceros agradecimentos e votos de crescimento em todos os projetos . Flores no canteiro da fraternidade.
Abraços,
Júlia Casulari Motta
Que felicidade ver que estamos caminhando em busca do bem maior.
Que o querer fazer o bem se plante em nossos corações e seja eternamente adubado.
Luz, paz e amor para todos nós.
Nazareth Roriz
Feliz em ver o empenho da UDV na prática da beneficência, dando continuidade à vontade do Mestre e inspirando esta vontade no coração dos irmãos, para o plantio do bem sem olhar a quem!