Unidade Beneficente Coração de Maria inteira 25 anos

Tânia Maria Batista de Lima (*)

Reinauguração da Casa da União| Foto: Kenedy Saldanha – DMD/Núcleo Tucunacá.

A Unidade Beneficente Coração de Maria (UBCM), entidade que coordena o trabalho beneficente na UDV nos Estados do Ceará, Piauí e Maranhão, inteirou 25 anos de existência no dia 17 de outubro deste ano. Fundada em 1991, a entidade tem acompanhado o crescimento da União do Vegetal, que hoje já conta, na 11ª. Região, com cerca de 1.500 sócios, distribuídos em nove Núcleos (Tucunacá, Fortaleza, Santa Fé do Cariri, Mestre Sidon, Flor Divina, Estrela Brilhante, Cajueiro Pequenino, Mestre Adamir e Sereno do Mar).

Conforme seu estatuto, a UBCM tem como objetivo prestar assistência social, educacional, cultural, profissionalização, geração de emprego e renda, saúde e meio ambiente, tendo como público-alvo as crianças, adolescentes, jovens e adultos, associados e pessoas da comunidade, visando à formação moral de seus associados, sem distinção ou discriminação de qualquer espécie.

Como parte das comemorações dos 25 anos da UBCM, foi realizado, nos dias 14 e 15 de outubro, em Fortaleza, o VII Encontro Regional da Beneficência, que contou com as presenças do mestre Adolfo Mura (Diretor Nacional do Departamento de Beneficência – DEBEN); Vicente Giffoni (Mestre Central da 11ª. Região), mestre Flávio Mesquita e Conselheira Marlúcia Mesquita (coordenadores de dinâmica e trabalho cooperativo a respeito da beneficência); Conselheira Nazildes Lôbo (Presidente da Associação Viva Bem); mestre Assis Vasconcelos (Presidente da UBCM); conselheiro Benjamin Ramos (Coordenador Regional da Beneficência da 11ª. Região); conselheira Márcia Campos (Secretária-Adjunta da Secretaria de Educação Básica do Estado do Ceará e Coordenadora do Grupo de Trabalho que elaborou o software Luz do Saber), dentre outras autoridades da UDV. Participaram do Encontro cerca de 80 sócios de todos os Núcleos da 11ª Região.

Palestra

No dia 14 de outubro, a abertura do encontro foi na Faculdade Unichristus, com a participação do médico Antônio de Barros Araújo Filho (Mestre Representante do Núcleo Mestre Adamir), que realizou uma palestra intitulada “Prevenção dos Problemas Relacionados ao Álcool e Outras Drogas e o Projeto Viva Bem”. A palestra sintetiza o trabalho que tem sido feito em Teresina pela Associação Beneficente Viva Bem. Na oportunidade, foi feita uma homenagem ao Mestre Milton Gomes (1º. Presidente da UBCM) e apresentados o vídeo e o Boletim Informativo alusivos aos 25 anos da Unidade Beneficente Coração de Maria, além do novo site da UBCM, que em breve estará no ar.

No sábado, dia 15, o mestre Adolfo Mura apresentou as principais diretrizes da Beneficência na UDV, bem como as recentes definições do Conselho da Administração Geral (Conage) em relação à estruturação do DEBEN e Unidades Beneficentes vinculadas ao Centro. Ainda pela manhã, foi realizado um trabalho de grupo a respeito da beneficência, sob a coordenação do mestre Flávio Mesquita e da Conselheira Marlúcia Mesquita (DAV de Imaruí-SC).

No período da tarde, foram apresentados alguns projetos da UBCM e realizada a reinauguração da Casa da União Coração de Maria, um espaço físico localizado na Comunidade Barra Nova (Caucaia-CE), no entorno do Núcleo Tucunacá, onde, desde 1991, são realizadas as atividades da entidade.

Dentre essas ações, vale ressaltar o Dia do Bem, hoje já integrado ao calendário nacional da União do Vegetal. Desde 2011, o Dia do Bem tem sido realizado na 11a. Região, com o engajamento de vários sócios da UDV. No Estado do Ceará, a UBCM foi reconhecida como instituição de Utilidade Pública Estadual por meio de publicação no Diário Oficial do Estado do Ceará de 25 de julho de 1995.

Projetos

Nesse momento de vitória e celebração do aniversário de 25 anos da UBCM, relembramos com alegria as atividades que, pelo trabalho de tantos voluntários, já fazem parte da nossa história. Dentre essas ações e projetos, destaca-se o Projeto Luz do Saber, que já alfabetizou, desde 2013, mais de 500 jovens e adultos nos municípios de Caucaia, Maranguape, Cascavel e Guaramiranga, localizados no Estado do Ceará.

Também merecem menção as ações junto às comunidades, tais como os Projetos “Eu, Você, a Escola e a Capoeira” e o “Música na Comunidade”. Além disso, a UBCM tem desenvolvido boas iniciativas relacionadas à beneficência interna, tais como o Projeto Mano Empreendedor, que objetiva estimular o protagonismo de pequenos empreendedores no âmbito dos Núcleos da Região.

A prática da beneficência reflete diretamente os graus de compreensão e de consciência espiritual das pessoas. Tal compreensão, por sua vez, nos impulsiona a trabalhar pela construção de uma existência humana plena de solidariedade, justiça e generosidade. O trabalho beneficente está na origem do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal, que tem como um dos seus princípios básicos o amor ao próximo, materializado no “fazer o bem sem olhar a quem”. Colocando em prática tais valores, acreditamos estar contribuindo para construir uma Paz no mundo, como nos ensina o Mestre Gabriel, guia espiritual da UDV.

(*) Integrante do Corpo do Conselho do Núcleo Tucunacá, ex-Diretora Nacional da Beneficência da UDV (2008-2012) e ex-Presidente da UBCM (2012-2015).

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *