Uma das pioneiras na UDV, Conselheira Dionéa inteira 70 anos

 Diana Braga*

| 22 Outubro 2017

Foto: Bento Viana.

Firmeza e Compreensão, nome da chamada de sua autoria. Palavras que trazem, em essência, virtudes fundamentais a todos que desejam trilhar o caminho do bem, o caminho que conduz à luz, a União do Vegetal. Ensinamentos que refletem sentimentos guardados em seu coração e que descrevem, com exatidão, a conduta exemplar desta jovem senhora, Conselheira Dionéa Gomes Braga que inteira hoje, 22 de outubro de 2017, 70 anos de idade.

Nascida em Rio Branco, no estado do Acre, filha única do casal, Francisco Nunes e Joana Barbosa, Dionéa logo cedo precisou assumir responsabilidades e pouco desfrutou da infância. Mudou-se com sua mãe para Manaus (AM) aos dois anos de idade e aos 11, chegou à Rondônia. Em sua nova morada, Porto Velho, conheceu Raimundo Carneiro Braga (Mestre Braga, in memoriam) e em questão de dias se casaram. Teve seu primogênito, Rossano, aos 15 anos de idade.

Ao longo dos 56 anos de convivência ao lado de seu eterno companheiro, sua serenidade e sabedoria por muitas vezes acalentaram seu coração, transmitindo-lhe palavras de luz, paz e amor.

Bebeu Vegetal na UDV antes do Mestre Braga

Neste período, sua mãe lhe contou histórias a respeito de um senhor de nome Gabriel, que distribuía um chá nas proximidades da casa onde moravam, o que lhe despertou curiosidade e a fez participar de uma sessão de Vegetal, antes mesmo do Mestre Braga, que até então havia frequentado apenas as sessões do Santo Daime. Iniciou ali, por volta de seus 18 anos, junto com Mestre Braga sua admirável caminhada na União do Vegetal. Tornou-se discípula fiel do Mestre Gabriel, dando sua parcela de contribuição para o engrandecimento da Sagrada Obra, recém iniciada.

Por muitas vezes, percebeu em Mestre Gabriel semelhanças com o modo que Jesus transmitia seus ensinamentos aos apóstolos, por meio de parábolas. Isso a cativou profundamente e a fez ter convicção de que a União do Vegetal é o caminho de Deus.

Foto: arquivo pessoal

Educou os filhos com amor e responsabilidade

Dando continuidade à sua vida espiritual e material, tempos depois, teve mais três filhos, Rossana, Diana e Raimundo, os quais criou e educou com responsabilidade e muito amor, os ensinando desde os primeiros passos, conceitos de união, respeito ao próximo, sempre os guiando sobre os trilhos para se tornarem verdadeiros cidadãos de bem.

Dona de casa dedicada e zelosa, Dionéa constitui uma bela família. Hoje, seus filhos estão quase todos casados, lhe presentearam com oito netos (Isabel, Pedro, Luana, Felipe, Marcel, Liriel, Helena e Davi) e sete bisnetos (Miguel, Ana Maria, Pedro Henrique, Maria Flor, João Gabriel e Julia). Sua maneira bondosa de educar e acolher são qualidades e exemplos na vida de seus filhos, netos e bisnetos.

Caminhada de 52 anos na UDV

Bebeu o vegetal pela primeira vez em 1965, em sessão dirigida por Mestre Gabriel, com quem conviveu durante seis anos. Portanto, tem 52 anos de caminhada na União do Vegetal. Em 1972, foi convocada para o corpo instrutivo por Raimundo Monteiro de Souza (Mestre Monteiro), então no lugar de Mestre Geral Representante da UDV. Em 1983, recebeu a camisa de Conselheira das mãos de João Ferreira de Souza (Mestre Janico).

É sócia fundadora do Núcleo Estrela do Norte (Porto Velho – RO), acompanhando o Mestre Braga desde o início dos trabalhos, tendo exercido o cargo de organ por três anos consecutivos nesse Núcleo.

Foi a primeira pessoa, junto com o Mestre Braga, a casar-se em cerimônia realizada na União do Vegetal, sendo também mãe da primeira criança batizada nessa religião, eu mesma, Diana Braga.

Em nome da nossa família, desejamos a Conselheira Dionéa um feliz aniversário e que esteja entre nós por longos anos com saúde!

*Diana Braga é filha da Conselheira Dionéa e do Mestre Braga.

Clique aqui e leia o texto “Dionéia, ligada ao Mestre Gabriel pelo coração“, de autoria da Conselheira Ivone Menão – uma homenagem à Conselheira Dionéia.