UDV tem hoje perto de 20 mil sócios

| 22 julho, 2018

Bandeira da União do Vegetal | Foto: Bento Viana.

O seringueiro José Gabriel da Costa criou a União do Vegetal em 22 de julho de 1961, na Floresta Amazônica, divisa do Brasil e Bolívia. Em janeiro de 1965, Mestre Gabriel mudou-se com sua família para Porto Velho (RO), dando continuidade a organização da religião, com o apoio de sua esposa, Raimunda Ferreira da Costa (Mestre Pequenina) e alguns poucos discípulos. Com a chegada de mais pessoas, criou o Quadro de Mestres, o Corpo do Conselho e o Corpo Instrutivo.

Em 1968, foi criada a Associação Beneficente União do Vegetal que, em 1971, passou a ter a denominação atual: Centro Espírita Beneficente União do Vegetal, com sua primeira Sede Geral em Porto Velho. Em setembro de 1971, ocorre o desencarnamento de Mestre Gabriel, mas o crescimento da UDV se mantém de maneira firme e segura, sob a condução dos primeiros mestres formados por ele. Em 1982, a Sede Geral foi transferida para Brasília (DF).

“De Manaus, a União do Vegetal vai circular o mundo”

Em 1967, Mestre Florêncio Siqueira de Carvalho (Mestre Florêncio), um dos primeiros mestres formados na UDV, foi autorizado a distribuir o Chá Hoasca em Manaus (AM). “De Manaus, a União do Vegetal vai circular o mundo”, disse Mestre Gabriel. Em 1º de novembro de 1996, foi inaugurado o Núcleo Santa Fé (na cidade de Santa Fé, estado norte-americano do Novo México), o primeiro da UDV no exterior.

Até 11 de julho de 2016, o total de sócios da União do Vegetal era de 18.940, distribuídos pela Sede Geral, 172 núcleos e 20 distribuições autorizadas de Vegetal em todos os 26 estados brasileiros e no Distrito Federal. Está presente também em sete países: Estados Unidos, Espanha, Suiça, Holanda, Austrália, Itália e Peru.